11 dicas de como atrair novos clientes para sua empresa

Atrair e fidelizar clientes é fundamental para manter as empresas ativas no mercado.

Atrair e manter clientes é uma tarefa fundamental para garantir que uma organização continue funcionando e lucrando. Este trabalho, porém, não é tão simples quanto pode parecer. Por conta da crise econômica vivida pelo País, os consumidores não estão mais propensos a comprar o primeiro produto que encontram, especialmente se isso significa gastar valores elevados.

Nesse contexto, é papel da empresa transformar a venda em uma experiência de compra e cuidar para que suas estratégias e seu atendimento sejam capazes de atrair e fidelizar os clientes.

Dicas de como atrair novos clientes para a empresa

Conheça a empresa

Entenda o perfil do seu negócio, saiba o que a sua organização possui de diferente das demais empresas do segmento e identifique os motivos pelos quais seu público-alvo escolheria comprar seu produto/serviço.

Saiba quem é o seu cliente

Entenda quem é seu consumidor, o que ele deseja, quais são suas necessidades e quais são seus anseios. Para isso, monte um banco de dados com informações como sexo, idade, estado civil, renda r localização geográfica. A partir das respostas coletadas, você terá o perfil do seu cliente, tornando-se capaz de traçar a estratégia mais adequada para abordar seu público-alvo.

Cuide da sua marca

Para chamar a atenção do cliente, é essencial que sua marca consiga transmitir os valores da empresa aos consumidores. A comunicação visual é fundamental para estabelecer o primeiro contato com o cliente.

Entregue a mensagem certa para as pessoas certas

A mensagem da empresa deve refletir os pontos positivos do negócio, fazendo o cliente entender que ela é a melhor opção para suas necessidades.

Produza conteúdo de qualidade

O consumidor nem sempre efetua a compra no primeiro contato. Por isso, a empresa deve desenvolver conteúdo de valor a seus potenciais clientes, de modo a atraí-los e construir uma relação embasada em autoridade de mercado.

Mídias sociais

Utilize as mídias sociais para marcar presença no meio online, estabelecendo uma comunicação eficaz com o cliente. Produza conteúdos interessantes, construa a reputação do seu negócio e seja referência no seu segmento.

Recrutamento e capacitação

Tenha uma equipe de colaboradores preparada para atender seu público-alvo e identificar o que ele necessita. Para isso, a equipe deve sempre passar por treinamentos de capacitação e oferecer incentivos aos vendedores de modo a mantê-los sempre motivados.

Construa um relacionamento com o seu cliente

Ter um bom relacionamento com o seu público-alvo é uma ótima forma de garantir que eles divulguem sua empresa a outras pessoas, garantindo que a organização atraia novos clientes.

Gere satisfação

O produto/serviço oferecido pela sua organização deve corresponder às expectativas do seu cliente, construindo uma imagem positiva do seu negócio.

Pós-venda

Nesta fase, a equipe de vendedores garantirá a fidelização do novo cliente. Por meio do contato pós-venda, a empresa saberá o nível de satisfação dos stakeholders e tentará achar soluções para eventuais problemas e reclamações, entre outras ações.  

Informe-se sobre a concorrência

Estudar e avaliar as outras empresas do seu nicho de mercado é uma tarefa permite a identificação das estratégias que estão dando certo e as ações que a sua organização deve rever.

Todas essas sugestões não podem ser implementadas da noite para o dia, e é preciso muito planejamento para que a empresa adapte a estrutura do seu negócio. O Coaching é uma metodologia capaz de ajudar a colocar essas dicas em prática, pois fornece consultoria empresarial para que o gestor entenda seu negócio, defina seu público-alvo, obtenha informações sobre o mercado ao qual a empresa está inserida, trace estratégias assertivas e atraia mais clientes fiéis.

E você, conhece alguma outra dica para atrair novos clientes? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

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Imagem: ByEmo / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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