11 dicas de como evitar a inadimplência dos clientes

Inadimplência dos Clientes A inadimplência dos clientes pode ser prejudicial para o funcionamento de uma empresa, e é preciso adotar algumas atitudes para que sua empresa não se complique.

 

Uma das situações que preocupa qualquer empresa e seus gestores é o fato dos clientes ficarem em débito. A chamada inadimplência é um problema que, se não for bem contornado, pode gerar uma bola de neve que acaba afetando as economias do próprio negócio. Com a crise econômica atual e o alto índice de desemprego no país, a inadimplência é um fator que atinge tanto pessoas jurídicas, quanto os consumidores.

A inadimplência de um grupo elevado de clientes pode reduzir os lucros da empresa e causar o aumento nas despesas, assim como dificuldade quanto ao pagamento de fornecedores, colaboradores e custos operacionais e estoque. Consequentemente, a empresa também pode se tornar inadimplente. Com o aumento do desemprego batendo à porta fica difícil resistir ao momento, já que, por conta da queda da receita da organização, a mesma é obrigada a despedir alguns profissionais.

Uma das dicas mais valiosas para quem lida ou ainda não enfrentou a inadimplência dos clientes é ter calma. De nada adianta agir com inimizade. Alguns dos seus consumidores com certeza teve problemas graves, como uma doença na família, um gasto emergencial, uma perda de emprego e outros, que impediram honrar certos compromissos. Nesse sentido, até mesmo para conseguir a atenção e cooperação do cliente inadimplente, o melhor a se fazer é agir com tranquilidade, sem se alterar e sempre procurar o entendimento para que ninguém saia perdendo. Quando uma empresa manifesta sua insatisfação com o cliente, dificilmente conseguirá que ele honre a dívida rapidamente.

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Dicas para a empresas evitar a inadimplência dos clientes

Como mencionamos, cada caso é um caso e os inadimplentes precisam ser abordados de maneira customizada. Mas para você ter um guia básico para tentar evitar a inadimplência, montamos uma lista de dicas comuns que podem ser bastante úteis. Observe abaixo maneiras simples e eficiente de abordar a inadimplência e busque aplicá-las em seu negócio:

1 – O primeiro passo é fazer com que a sua organização conheça, de fato, o seu cliente. Quando sabemos para qual público estamos oferecendo produtos ou serviços, temos uma noção de como é o seu perfil como consumidor. 

2 – Faça uma pesquisa para saber mais sobre o histórico de compra desses clientes. Essa base de dados dará uma previsão sobre quem pode, futuramente, gerar incômodos com a inadimplência. Essa tarefa é essencial para que prejuízos financeiros sejam evitados;

3 – Mantenha por perto aqueles clientes que estão sempre em dia com sua empresa, honrando todos os compromissos. Para premiá-los e até estimular que não venham a ser inadimplentes, conceda descontos e promoções exclusivas, assim eles se sentirão mais valorizados;

4 – Incentive o pagamento à vista ou via cartão de crédito. Essas formas são maneiras seguras para evitar que o cliente faça dívidas na empresa, uma vez que não ficarão dependentes de enviar dinheiro para seu negócio;

5 – Através do SPC, Serasa e outras associações, a sua empresa é capaz de verificar se o cliente possui pendências financeiras em outras instituições ou se está com o “nome sujo”. Não deixe de consultar esses importantes órgãos;

6 – A equipe de vendas da empresa deve trabalhar de forma conjunta com o setor financeiro, pois é ela quem conhece de fato o cliente da marca e poderá fornecer diretrizes assertivas para o setor lidar com a inadimplência de determinada pessoa;

7 – Se o cliente é novo na organização, o correto é que sua linha de crédito seja limitada. Com o passar do tempo e através de um histórico de compra, a empresa pode ou não dar mais liberdade quanto ao pagamento realizado pelo cliente. Eduque-o conforme sua segurança;

8 – Procure elaborar ou contratar um sistema que notifique as pessoas sobre determinado pagamento. Automatizar essa solução é uma boa saída para diminuir a inadimplência, visto que em determinadas situações, o cliente apenas não se lembrou de realizar o pagamento na data prevista;

9 – Nas vendas a prazo ou via cheque, peça a documentação da pessoa. Esse tipo de informação pode ajudar a reduzir as taxas de inadimplência, pois os clientes estarão expostos;

10 – Para a venda de determinados produtos ou serviços, é viável que um contrato seja redigido, com especificações referentes ao pagamento da compra. Resguardar-se com documentos ajuda caso a situação chegue a um nível extremo que demande outra forma de cobrança;

11 – Seja maleável e procure entender o motivo do não pagamento de determinado produto ou serviço. Lembre-se sempre de oferecer soluções para que a dívida seja quitada e demonstrar que a empresa é parceira do cliente. Essa atitude amistosa pode aumentar as chances de pagamento da dívida.

 

E aí? A sua empresa já se deparou com a inadimplência dos clientes? Como você reverteu tal situação? Deixe o seu depoimento nos comentários abaixo ou compartilhe a sua dica para lidar com o caso para inspirar outros empreendedores ou gestores. Não se esqueça também de compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais para espalhar o conhecimento!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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