3 dicas de como se preparar para realizar uma entrevista de emprego na sua empresa

Entrevista de Emprego A entrevista de emprego é uma ferramenta muito eficiente para identificar o candidato mais adequado para uma vaga, mas é preciso que ela seja preparada antecipadamente.

 

Eis que um dia surge a necessidade de aumentar sua equipe. Com base nas demandas e necessidades da empresa,  o perfil do novo colaborador é traçado. A partir disso, a vaga é divulgada e os currículos começam a ser enviados para os recrutadores da empresa – e você pode ser um destes recrutadores.

Se você faz parte do time de recrutamento e seleção, fica a pergunta: como escolher a melhor opção entre tantos candidatos? Este processo de seleção geralmente é feito por meio da entrevista de emprego, uma ferramenta que precisa ser bem elaborada e aplicada para trazer os resultados desejados. A entrevista de emprego é uma etapa importante para o processo de seleção. É através dela que candidato e empresa se conhecem e é ali que é possível identificar se o candidato se encaixa no perfil procurado.

Mas, como conduzir a entrevista de emprego de maneira eficaz? Como identificar o candidato ideal para a vaga em questão? Para ajudar você nos processos de seleção em sua empresa, segue 3 dicas poderosas. Confira!

A metodologia aplicada no Coaching permite ao gestor estimular e extrair o máximo desempenho de sua equipe. Conheça as melhores “Ferramentas para Gestão.

3 dicas para preparar uma entrevista de emprego

Aqui estão dicas que vão tornar as entrevistas de emprego mais objetivas e eficazes. Não pense que são dicas complicadas, pelo contrário. A proposta aqui é deixar o processo mais simples tanto para você quanto para os candidatos. São 3 dicas simples e bastante poderosas, acredite. Preparado para saber quais são estas dicas? Então, continue a leitura!

1 – Estude o perfil do candidato

Pode parecer algo bastante óbvio sugerir isso, mas existem entrevistadores que leem o currículo do candidato apenas alguns minutos antes da entrevista. Encare esta etapa como uma etapa de estudo. Estudos exigem dedicação, exigem análises, certo? Portanto, analise os candidatos com antecedência. Veja as experiências profissionais do candidato e, se for importante, analise os gostos pessoais dele por meio das redes sociais. Muitas empresas adotam esta medida para saber como o candidato se relaciona e também quais são as suas causas, crenças e como as manifesta. Tais informações te ajudarão a entender melhor quem é o candidato que está ali e podem fazer da entrevista um momento de maior leveza para ambas as partes.

2 – Escute o candidato e demonstre interesse pelo que ele diz

É comum que os candidatos cheguem para as entrevistas de emprego apreensivos, e isso pode causar certa timidez. O candidato tem as suas expectativas, anseios e inseguranças e isso pode causar uma certa apreensão notória durante a entrevista. Cabe ao recrutador tornar este momento mais leve. E como o recrutador pode fazer isso? Mostre ao candidato que você tem interesse em saber mais sobre o candidato e escute o que ele tem a dizer. Isso o deixará mais confortável para falar sobre suas experiências profissionais e até mesmo sobre sua experiência de vida. Na hora de fazer perguntas, use termos mais coloquiais. Quebre o gelo. Isso fará com que o candidato tenha mais segurança para falar sobre si pois verá que está em uma entrevista e não em um interrogatório. Perceba que são gestos simples que fazem muita diferença.

3 – Deixe os julgamentos em casa

Muitas vezes, os candidatos aptos para o cargo não são os candidatos que nos despertam simpatia. É importante deixar todo julgamento para trás, deixar suas preferências pessoais de lado e manter o foco em encontrar o candidato ideal para preencher a vaga. Quando você coloca suas preferências pessoais à frente das necessidades da organização, tem grandes chances de não escolher o candidato mais adequado, e isso pode gerar vários transtornos para a empresa.

Além disso, é importante dizer que o julgamento não respeita a história de cada um. As experiências e vivências são únicas. Não nos cabe dizer ou pensar o que foi certo ou errado. Portanto, suspenda todo e qualquer julgamento antes de fazer a entrevista de emprego.

O Coaching para recrutadores

Se você acredita que necessita desenvolver novas habilidades para fazer entrevistas de emprego melhores, saiba que o Coaching é um grande aliado neste processo. Através das ferramentas e técnicas de Coaching, você desenvolverá habilidades importantes e que farão a diferença em suas entrevistas de emprego, tais como:

  • Comunicação eficaz
  • Ouvir na essência
  • Inteligência Emociona
  • Empatia
  • Disciplina
  • Gestão de tempo
  • Rapport

Para saber mais sobre as formações em Coaching e como elas podem contribuir com os processos de recrutamento em sua empresa O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino.

A metodologia aplicada no Coaching permite ao gestor estimular e extrair o máximo desempenho de sua equipe. Conheça as melhores “Ferramentas para Gestão.

E para você, o que é importante na hora de fazer uma entrevista de emprego? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: holbox / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010