5 dicas fundamentais para melhorar o seu relacionamento com o cliente

Melhorar Relacionamento com cliente O relacionamento com o cliente é fator decisivo na decisão de compra.

 

Seja qual for o segmento, o porte da empresa ou o tempo de atuação no mercado, o relacionamento é fundamental para o sucesso de uma organização empresarial. Muitos especialistas até consideram o relacionamento com o cliente um fator bastante decisivo tanto para a construção da imagem da marca quanto para as tomadas de decisão de compra. Quer saber mais sobre o poder do relacionamento com o cliente e como torná-lo ainda melhor? Continue a leitura e saiba mais! 

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As vantagens de ter um bom relacionamento com os clientes

Para que qualquer relação seja saudável, existem fatores que são fundamentais. Dentre eles, estão: 

  • Confiança
  • Respeito
  • Saber ouvir
  • Cumplicidade

Assim como as relações humanas, os relacionamentos entre marcas e clientes precisam ter estes fatores. Graças a eles, clientes tomam decisões de compra e se tornam verdadeiros advogados da marca. 

Quando o relacionamento é positivo, os clientes ficam satisfeitos com a experiência que vivem durante o processo de compra e se mantêm fiéis à marca. Em contrapartida, quando o relacionamento é negativo os resultados são bastante nocivos e desastrosos. Queda nas vendas, baixa na lucratividade e até encerramento de atividade de filiais podem ser alguns dos resultados negativos vindos deste relacionamento ruim. 

Por isso é de extrema importância que as organizações empresariais tenham políticas de relacionamento com os clientes. Para que estes possam se manter fiéis à marca e garantam que novos clientes queiram fazer parte deste time de consumidores satisfeitos.  

5 dicas poderosas para ter um relacionamento melhor com o cliente

Se você acredita que necessita melhorar o relacionamento com os clientes da sua empresa, este artigo é pra você! Confira a seguir algumas dicas importantes para que relacionamento com o seu cliente seja cada vez melhor. 

1 – Tenha empatia

Se colocar no lugar do cliente é fundamental para que você avalie se o relacionamento entre a empresa e o cliente está satisfatório. Pergunte a si mesmo: A abordagem é muito agressiva? Estou pressionando este cliente? Eu ficaria confortável nesta situação? A empatia te ajudará a identificar qual será a melhor abordagem com o cliente. Empatia no relacionamento com o cliente é o primeiro passo para que ele sinta confiança ao longo da experiência de compra. 

2 – Analise o comportamento do cliente

Ter informações sobre o cliente é fundamental para definir as melhores estratégias de venda. Saber o que ele gosta e como se comporta são alguns dados essenciais para definir abordagens de venda e oferecer produtos e serviços com maior eficácia. Fique atento ao comportamento, escute e procure identificar as características de cada cliente. 

3 – Não faça falsas promessas

Em nenhuma situação, uma falsa promessa traz algo positivo para o relacionamento com clientes. Por isso, jamais dê descontos fora da realidade ou prometa realizar entregas em prazos impossíveis. Não prometa o que você não tem certeza que pode dar. Se é algo que você não pode garantir que acontecerá, não prometa. Promessas não cumpridas refletem na imagem e na credibilidade da equipe de vendas e, principalmente, da empresa. Em casos mais extremos podem gerar transtornos e processos judiciais. 

4 – Foque na gentileza e na proatividade

Se as falsas não são bem vindas, o mesmo não se pode dizer sobre a gentileza. Todas as pessoas gostam de receber gentilezas – sejam nas palavras ou nas atitudes. Palavras de gentileza são bem-vindas em qualquer situação. Ser gentil significa também ouvir o cliente e compreender os seus anseios. A vontade de ser gentil traz também um fator bastante importante para o relacionamento com o cliente: a proatividade. 

Ao ter atitudes gentis com os clientes, busque também formas para atender as expectativas deles. Seja proativo! Isso será um verdadeiro diferencial para que este relacionamento seja saudável e duradouro. 

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5 – Compartilhe conhecimento

Tem gente que acredita que guardar informações fará com o que o cliente volte. Ledo engano. Transmitir e compartilhar conhecimento aos clientes é uma boa forma de evitar transtornos futuros. Não tenha receio de ensinar o cliente como funcionam determinados produtos e qual o procedimento para contratar os serviços. Quanto maior o conhecimento do consumidor a respeito dos seus produtos e serviços, maiores serão as chances de criar um elo de confiança entre a empresa e o cliente. Outra dica importante: compartilhe a história da sua empresa. Isso também ajudará o cliente se sentir mais confiante na hora de tomar a decisão de compra. 

Tais atitudes tornam ainda maiores serão as chances das venda serem mais assertivas. Além disso, minimiza o risco de devolução do produto ou insatisfação pois o cliente tomou a decisão com mais informações. 

E você, tem um relacionamento satisfatório com os seus clientes? Tem alguma dica para compartilhar? Use o espaço abaixo para nos contar como a sua empresa se relaciona com os clientes. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe o artigo em suas redes sociais.

Copyright: Olga Danylenko / Shutterstock



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