7 dicas de como manter um relacionamento saudável com o chefe

Relacionamento com o chefe

A relação entre gestor e colaborador influencia diretamente no ambiente de trabalho e na entrega de resultados da empresa.

Qual é a empresa que não deseja e não precisa conquistar bons resultados? E para conquistar esses resultados é necessário um conjunto de variáveis que vão desde questões técnicas, referentes ao produto, à questões comportamentais, como o clima organizacional, por exemplo.

E quando falamos de clima organizacional estamos nos referindo ao relacionamento interpessoal que ocorre, dentro do ambiente de trabalho. Relacionamento com clientes, funcionários e também o relacionamento com chefes, líderes e gestores. 

A relação entre gestor e colaborador deve ser embasada em comunicação mútua, respeito e motivação. Desse modo, é possível evitar que o ambiente de trabalho não se torne um fardo e termine em demissões e desavenças. Ajustar esses pontos nem sempre é uma tarefa fácil, mas com algumas atitudes isso pode ser facilmente alcançado.

E lembre-se que não se trata apenas de um comodismo para a empresa, uma relação saudável entre as partes pode gerar ganhos para os dois lados. 

No decorrer deste artigo vou falar um pouco mais sobre a importância que existe em uma boa relação entre as partes e também algumas dicas que vão te ajudar a promover isso também. Acompanhe-me nesta leitura.

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Importância de um bom relacionamento com o chefe

Muito falamos sobre a importância de um bom relacionamento organizacional e, especificamente, da boa relação entre líderes e liderados. Entretanto, o que mais nos é evidenciado são as vantagens do ponto de vista organizacional.

A ideia é mostrar que, para o colaborador, também é importante investir no bom relacionamento com os seus líderes e gestores. Pois essa ação será capaz de trazer grandes vantagens para o seu desenvolvimento profissional.

Não se trata de um preferencialismo gerado por intermédio de bajulação, muito pelo contrário. Agir prezando pelo profissionalismo, assertividade e empenho são ações que podem render bons frutos, afinal de contas, esse tipo de atitude é muito bem vista por líderes e gestores.

Além disso, agir desse modo contribui para:

  • Desenvolver um bom clima organizacional;
  • Construir bons networks;
  • Torna as negociações, com os chefes, mais fáceis;
  • Amplia sua possibilidades de conquistar benefícios e promoções;
  • Garante mais destaque para com os demais membros da equipe.

Ficou evidente que é uma excelente ideia manter um bom relacionamento com seus gestores, não é mesmo? Mas lembre-se, um líder, no ambiente de trabalho, não é seu amigo.

Lembre-se de não bajular, e agir com seriedade e profissionalismo. Essa postura contribuirá e muito para que você seja capaz de criar uma relação bastante produtiva. Quer saber que atitudes mais você pode efetuar? Confira 7 dicas que desenvolvi especialmente para você.  

Dicas para manter um relacionamento saudável com o chefe

1. Mantenha o bom humor

Embora se trate de um ambiente profissional, a relação entre gestor e colaborador não precisa ser fria e superficial: uma dose de bom humor e educação faz bem a qualquer relacionamento, inclusive nos profissionais.

2. Converse abertamente

Caso o profissional tome uma decisão ou realize algo que possa afetar seu rendimento e rotina de trabalho, é essencial que ele avise o seu gestor para que ele possa se antecipar e tomar as devidas medidas. Além de evitar eventuais problemas, o colaborador demonstra respeito com o seu trabalho.

3. Mostre pontualidade e assiduidade

Um profissional pontual e assíduo mostra que valoriza seu trabalho e é responsável com suas demandas. Quem possui essas características garante um bom índice de produtividade, além de melhorar sua imagem e credibilidade.

Essas características contribuem para que o seu gestor te enxergue com muito mais confiança. E a confiança é fundamental para construir uma boa relação, próspera e saudável. 

4. Esteja aberto ao diálogo

A boa comunicação com o gestor é uma ótima maneira de o colaborador garantir um bom relacionamento dentro da empresa. É fundamental que o profissional tenha um diálogo com o seu líder, de modo a se manter informado sobre o andamento das atividades, das funções, eventuais problemas e mantenha a cordialidade e o respeito.

5. Seja comprometido 

Caso o colaborador se comprometa com a realização de determinada atividade, ele deve trabalhar de forma que a mesma seja entregue no prazo estipulado e garanta bons resultados para a empresa.

6. Saiba receber feedbacks

O profissional deve receber as críticas, feedbacks, do gestor de forma construtiva, de modo a ser capaz de identificar suas falhas em determinado processo e, assim, trabalhar para que as devidas correções sejam implementadas.

7. Tenha discrição

Nenhum gestor valoriza fofocas e conversas paralelas. Portanto, o profissional que deseja ter uma boa relação com seu líder deve evitar se envolver nesse tipo de situação.

A grande questão, é que ambas as partes devem estar dispostas a mudar certos comportamentos, implementar atitudes e construir um relacionamento que resulte em comunicação mútua, motivação, alcance resultados de qualidade e traga sucesso para o gestor, para o colaborador e para a empresa.

Você acredita ter um relacionamento saudável com o seu gestor? Possui outras dicas para manter tal relação? Comente e compartilhe o artigo nas redes sociais.

Dica extra

Lembre-se que, dentro do ambiente de trabalho, o seu chefe não é seu amigo, o mesmo vale para o contrário. É importante frisar essa questão pois, muitas vezes no decorrer do relacionamento das duas partes, ocorre que uma das partes, ou até mesmo as duas, enxerga essa relação com outros olhos.

Despertando sentimentos ligados à amizade. Não estou lhe dizendo que você não pode ser amigo do seu chefe, muito pelo contrário, se o sentimento for mútuo ele pode sim ser celebrado.

Mas dentro do ambiente de trabalho o que deve imperar é o profissionalismo. As atitudes tomadas dentro desse ambiente devem ser embasadas em prol dos objetivos organizacionais e, também, pelo desempenho profissional.

Portanto, não confunda as coisas. E você, tem um bom relacionamento com o seu chefe? Gostou das dicas? Caso tenha mais alguma em mente, pode deixar nos comentários e se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais.

Imagem: GaudiLab / Shutterstock

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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