8 dicas para melhorar o seu marketing pessoal

Marketing Pessoal

O marketing pessoal consiste em trabalhar a imagem pessoal, profissional e de suas habilidades.

Todos os anos o mercado de trabalho é bombardeado com centenas de pessoas recém-formadas em diferentes cursos e áreas. Para conquistar uma vaga em uma boa empresa, é fundamental que esses novos profissionais invistam em marketing pessoal, que consiste em fazer-se notado por suas habilidades e qualidades. Nesse artigo você irá conferir 8 recomendações de sucesso para aperfeiçoar seu patrocínio próprio. Acompanhe!

O que é Marketing Pessoal e qual a sua importância

O conceito de Marketing é algo que, nos dias de hoje, já diz respeito a uma prática bastante difundida e muito explorada pelas empresas, sendo adotado não apenas para um determinado produto a ser comercializado, passando pelos mais diversos segmentos de uma empresa.

Tendo em mente que, Marketing nada nada mais é do que a arte de criar estratégias capazes de agregar valor, a um produto, pessoa, empresa. Isso é feito por intermédio de estudos acerca dos comportamentos e expectativas do público que o seu “produto ou serviço” deseja atingir.

Isso é comumente notado quando ligamos os nossos dispositivos eletrônicos, por exemplo, e somos completamente cercados por propagandas chamativas, moldadas e baseadas no nosso perfil de navegação na internet, por exemplo, e com o intuito de servirem como ponte entre nós, na figura de consumidores, e a empresa que deseja vender o seu produto ou serviço.

Mas, quando falamos de Marketing pessoal, o foco é outro. Nesse caso, a ideia não é promover um produto ou serviço e sim promover a si mesmo. A autopromoção tem diversas finalidades, mas, sobretudo, tem o objetivo de fortalecer a imagem de um profissional perante o mercado profissional.

Como eu disse, as razões para essa medida são muitas mas, em suma, podemos citar algumas vantagens que o marketing pessoal pode gerar na vida de um profissional. Sendo elas:

  • Autoridade para oferecer produtos e serviços;
  • Valorização de sua imagem, capaz de gerar aumentos, promoções e outros benefícios;
  • Demonstrar as suas habilidades e capacidades e competências.

Construir uma boa imagem profissional é uma estratégia de grande valia, portanto, para te ajudar nesse processo eu separei uma lista com algumas dicas, recomendações, de como você pode melhorar o seu marketing pessoal. Confira!

[php_everywhere instance=”2″]

Recomendações de como melhorar o marketing pessoal

Existem algumas formas de aprimorar seu marketing pessoal e conquistar uma nova colocação no mercado de trabalho. Veja algumas dessas formas que são verdadeiramente importantes e que com certeza irão oferecer um grande benefício a sua vida profissional e também pessoal:

Honre seus compromissos e seja pontual

Se você tem um combinado, faça o possível para chegar 10 ou 15 minutos antes. Isso mostra que você é uma pessoa dedicada, além de ser um diferencial competitivo. Agindo assim, as pessoas e empresas sentirão confiança em você e terão a certeza de que você é uma pessoa responsável com seus compromissos. Isso é essencial para a vida pessoal também, hein!

Conheça a si mesmo

É extremamente importante conhecer seus limites, seu potencial, suas falhas e seus pontos fortes. Dessa forma, você mesmo e os seus gestores conseguem administrar melhor suas falhas e seus limites, explorando mais seu potencial e seus pontos fortes. O exercício do autoconhecimento é essencial. Você irá saber mais disso quando falarmos de coaching daqui a pouco.

Supere expectativas

As pessoas adoram ser surpreendidas. Por isso, superar as expectativas é sempre uma excelente forma de melhorar seu marketing pessoal. Tenha em mente que é muito mais importante realizar as tarefas com uma qualidade ampla, sempre entregando além do que a solicitação pede. Mas só faça isso nas atividades que você sentir segurança para tal.

Construa uma rede de relacionamentos

Para elaborar um marketing pessoal eficaz, é fundamental ter uma network, rede de contatos, válida. Por isso, se dedique a criar formas diferentes de relacionamento interpessoal dentro da empresa e fora dela. É justamente por meio dessas relações que você cria vínculos, conhece pessoas, compartilha interesses comuns, é notado e é lembrado.

“Vista-se para ser visto”

Por mais que soe como preconceito, o mercado de trabalho e a sociedade ainda acreditam que a pessoa que está bem vestida é mais competente. Para ser notado, porém, não é necessário ser extravagante ou exagerar nas cores: estilo é o principal. A adequação também é essencial. Se a sua empresa pede um dress code mais elegante, siga-o. Porém, se a organização pede alguma mais despojado, vista-se como quiser dentro dos limites do código de ética e moral do local. Independentemente do tipo de organização, é essencial que a sua composição de roupas seja confortável, pois você irá passar várias horas com ela.

Seja forte e resistente

A competitividade assombra muita gente, e isso pode ser a porta para o desequilíbrio emocional. Pensando em marketing pessoal, é interessante e ideal que as pessoas saibam lidar com as emoções e que elas saibam cuidar do corpo e da mente. Assim, em momentos de desafio, elas saibam lidar com cada adversidade de maneira ágil e sem muitos transtornos. A inteligência emocional é ideal para essas situações. Também falaremos mais sobre ela daqui a pouco.

Atenção para as redes sociais

Tenha muita atenção e cuidado com as redes sociais. Sempre mantenha a coerência entre o que é dito e o que se faz no trabalho e fora dele. Tenha em mente que os gestores e líderes olham suas redes sociais para descobrir mais sobre você, seus comportamentos e suas ideias.

Tenha um objetivo

Mantenha o foco, determine um objetivo e use todas as ferramentas possíveis para alcançá-lo, lembrando-se sempre de não passar por cima de ninguém. Conquiste tudo com esforço e dedicação!

[php_everywhere instance=”2″]

Dica extra: invista em coaching

O coaching é uma excelente forma de exercer seu autoconhecimento, a inteligência emocional e muitas das características que quem busca por um bom marketing pessoal deve investor. A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais completa e moderna do Brasil nesse sentido. Em 180 horas de aulas teóricas e práticas, o coachee (aprendiz) irá obter conhecimentos profundos a respeito de diversos pontos que contribuem para que ele seja um profissional de alto desempenho e uma pessoa melhor fora dele. Basicamente, alguém que preza pelo próprio bem-estar e o equilíbrio entre todos os setores da vida.

Depois completar o curso, você terá 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Sendo que esse último item é uma metodologia desenvolvida por José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC. Você irá aprender sobre a importância de aprender novos conceitos para que você descubra novidades; sobre a essencialidade de adquirir novas habilidades para que você possa sentir-se empoderado; sobre a necessidade de ter novas capacidades para você praticá-las constantemente.

O conteúdo da formação ensina sobre como exercitar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional; a história, evolução, bases, conceitos, fundamentos e código de ética do coaching; código de ética e moral dos coaching; o que são roteiros estruturados; o que são processos de identidade; quais são as principais técnicas de coaching; como desenvolver sua s próprias técnicas de coaching; o que é o processo evolutivo; o que é aprendizagem acelerativa; quais são as crenças limitadoras e as eliminar; quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; quais as melhores práticas relacionadas à liderança e como as aplicar; entre muitos outros temas.

As atividades do curso usam ferramentas e técnicas específicas de coaching, tais como o Coaching Assessment, que tem a chancela da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem objetivo de mapear as tendências comportamentais. Mais do que isso: você irá participar de métodos como a Roda das Competências, Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda da Inteligência Emocional e muitos outros. Tudo para complementar e aumentar o seu conhecimento!

E não acabou! O PSC tem certificação e reconhecimento de 5 renomados institutos de coaching internacionais. Saiba quais são: International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Depois de tudo isso, você pode seguir a carreira de coach, se desejar. Já imaginou ensinar tanto para outras pessoas que estas irão melhorar em diversos setores da vida por sua causa? Assim como irá acontecer com você após realizar o PSC. Aprender todos os dias e usar esse novo conhecimento faz parte da aprendizagem coaching. Por isso, mantenha sua cabeça aberta para novidades.

E aí, o que você vai fazer agora com todas essas informações que leu nesse artigo? Não fique estagnado e comece a investir no seu futuro pessoal e profissional com o coaching. Os resultados serão incríveis e poderão ser sentidos em curto, médio e longo prazo.

Viu só como é possível criar um marketing pessoal trabalhando com dedicação e sem exagerar no excesso de autoestima? Use o espaço abaixo para deixar suas ideias e opiniões. Sinta a vontade para curtir e compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Copyright: 725710786 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chaiyawat%20sripimonwan

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010