Por que você pode não estar conseguindo cumprir suas metas?

flecha no alvo

Muitas pessoas têm algumas dificuldades na hora de realizar seus objetivos, seja em sua vida pessoal ou profissional.

É muito comum encontrarmos pessoas que têm alguma dificuldade em cumprir metas ou realizar objetivos em sua vida pessoal ou profissional. Quando isso acontece, é normal se sentir frustrado, desanimado e, até mesmo, ter dúvidas sobre a própria capacidade. Mas, você já se perguntou por que pode não estar conseguindo cumprir suas metas?

São muitos os motivos que podem estar levando uma pessoa a não alcançar os seus objetivos. Para encontrar as respostas é preciso parar de se culpar e começar a se observar. Continue a leitura para conferir informações que poderão te ajudar nessa descoberta.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Você não está conseguindo cumprir suas metas?

Antes de falarmos sobre os possíveis motivos pelos quais não está conseguindo cumprir suas metas, é preciso dizer que é algo comum. Cada indivíduo tem uma trajetória única e, por isso, cada um tem as razões pelas quais se sente inerte, sem conseguir sair do lugar.

Contudo, não é porque é comum que você deve ignorar esse fato. Reconhecer que outras pessoas passam por isso é válido apenas para evitar se sentir inferior e se julgar. É muito importante aceitar essa realidade porque é assim que irá se motivar para resolver a situação. É da aceitação do momento presente que vem a transformação.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

5 Possíveis motivos pelos quais não está conseguindo cumprir suas metas

Cada pessoa tem suas vivências e sua história, por isso, não existe uma resposta padrão sobre o motivo por trás de você não estar conseguindo cumprir suas metas. Contudo, existem algumas razões mais comuns e uma delas pode estar relacionada à sua situação atual, acompanhe.

1. Você está definindo metas muito difíceis

Um motivo bastante comum para uma pessoa não conseguir alcançar as suas metas é o excesso de exigência consigo mesmo. Se, por exemplo, você deseja ter uma vida mais ativa e começa desejando correr cinco quilômetros por dia, possivelmente não conseguirá cumprir.

É preciso começar pequeno, considerando as condições que tem no momento. Então, gradativamente, poderá começar a se desafiar um pouco mais. Assim, além de respeitar os seus limites, fortalecerá a sua motivação de modo sustentável.

O mesmo vale para metas grandiosas, que levam tempo para serem alcançadas. É necessário dividi-las em etapas, para cumprir uma por vez até chegar ao final. Ter objetivos audaciosos é ótimo, mas é necessário saber se planejar para conseguir chegar lá.

2. Passa muito tempo reclamando em vez de agir

Uma atitude bastante prejudicial e que costuma impedir uma pessoa de cumprir as suas metas é a reclamação. Embora pareça inofensivo, o ato de reclamar faz com que o indivíduo ignore o seu poder de ação e se coloque em uma posição de vítima.

Por mais que circunstâncias externas possam realmente atrapalhar nossos planos, a decisão final de continuar ou desistir é sempre nossa. Permanecer no mesmo lugar apenas reclamando do que aconteceu não fará com que problemas se resolvam.

Se você se identifica com esse motivo, saiba que sempre é tempo de mudar a sua postura e substituir o ato de reclamar pela ação. Sempre que algo te incomodar e atrapalhar o que havia planejado, pense no que pode fazer para mudar a situação, é isso o que irá fazer a diferença.

3. Não está conseguindo gerenciar seu tempo

Existem pessoas que não conseguem alcançar as suas metas porque não sabem como gerenciar o seu tempo. Às vezes, elas se deixam levar pelas distrações ou mesmo não sabem dizer “não” para pedidos de terceiros.

Para vencer esse obstáculo é preciso reconhecer o valor desse recurso chamado tempo. Afinal, diferentemente de bens e dinheiro, uma vez perdido ele não pode ser recuperado. Portanto, valorize o seu tempo e use-o com sabedoria.

Saiba quais são as suas prioridades e utilize uma agenda ou aplicativo para organizar seus compromissos. Assim, saberá exatamente o que precisa realizar a cada dia e, em caso de imprevistos, conseguirá se adaptar com mais facilidade.

4. Deixa o medo do fracasso te impedir de agir

Um grande obstáculo que costuma atrapalhar as pessoas no alcance de suas metas é o medo do fracasso. Isso é bastante comum entre perfeccionistas, que deixam de fazer algo quando sentem que não conseguirão alcançar um resultado perfeito.

Você se identifica com esse perfil? Se sim, saiba que está perdendo grandes chances de agir e se desenvolver. Existe uma frase que diz que feito é melhor do que perfeito, absorva essa ideia e se permita tentar. Se acertar, ótimo, se falhar terá aprendido uma valiosa lição que te deixará mais forte.

5. Sente-se desanimado e não consegue realizar as tarefas necessárias

Por fim, existe a situação em que o indivíduo se sente desanimado e não consegue realizar as tarefas necessárias para alcançar as suas metas. Nesses casos, é preciso investigar os motivos desse desânimo, que podem tanto ter raízes emocionais quanto fisiológicas.

Uma pessoa que está em um quadro de depressão ou com hormônios desregulados pode apresentar desânimo e não conseguir realizar suas atividades do dia a dia. Por isso, se você se identificar com essa situação, procure ajuda médica para investigar as causas e iniciar o tratamento adequado.

A importância de definir metas

Quando você define uma meta, você estabelece onde quer chegar e isso é um fator determinante para o seu sucesso. Depois, precisa validá-las, analisar se são realmente importantes para você, pois, para se chegar a um objetivo, é preciso ter certeza de que realmente vale a pena.

Estabeleça um plano de ação para saber exatamente o que precisará fazer para conquistar cada uma de suas metas. Se você não estabelece esse plano, em pouco tempo poderá se desviar do caminho. Então, crie uma lista de tarefas com os passos que deverá seguir.

Lembre-se sempre de acompanhar esse planejamento para se manter no caminho que definiu, pois é muito comum sair do rumo sem perceber. Tenha em mente todos os dias quais são as suas metas e o que precisa ser feito para alcançá-las.

Gostou do artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais para levar as informações e a reflexão adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds