As empresas e o olhar sustentável

O olhar sustentável das empresas atuais. / Copyright: Rawpixel.com

As ações humanas visando o desenvolvimento financeiro, social e tecnológico, resultaram no descarte indevido de resíduos na natureza, poluição do ar, consumo desenfreado dos recursos e o excesso de consumo. Consequentemente vieram os desastres naturais, efeitos prejudiciais a camada de ozônio, desmatamento, aquecimento global, entre outros problemas.

Tais ações fizeram com que o consumidor entendesse que os recursos naturais não são infinitos e assim buscasse novos hábitos, maneiras de consumo sustentáveis e consequentemente, organizações com a mesma visão e postura.

O consumidor consciente

Entende-se por sustentabilidade, a prática de conservação dos recursos da natureza pelo ser humano, para que assim, gerações futuras não sejam prejudicadas. Nesse contexto, nasce um consumidor responsável no que se diz respeito a escolha de seus produtos no momento da compra, bem como seu impacto no meio ambiente, na saúde e na preservação animal. Aqui, o consumidor deixa de pensar apenas na sua satisfação e passa a buscar uma proporção entre prazer pessoal e responsabilidade ambiental, minimizando as consequências do mal uso dos recursos naturais.

Sendo assim, o consumidor consciente vem influenciando o setor empresarial. A tendência é que as atividades, projetos e metas de uma empresa, tenham uma gestão embasada na preocupação com o impacto que suas ações podem causar no meio ambiente e na comunidade a qual estão inseridas.

Como ser uma empresa sustentável

Apenas dizer que sua empresa é sustentável não é o bastante. O consumidor tem, atualmente, fácil acesso sobre as informações de uma organização e se o seu discurso não condizer a realidade da empresa, ele pode ver sua atitude apenas como uma jogada de marketing e isso pode ser negativo para o seu negócio.

Tornar uma empresa sustentável é um processo de várias etapas que vão além de apenas entregar um produto/serviço alinhado à responsabilidade socioambiental. A organização deve mudar toda a sua maneira de trabalhar, seu plano de negócio, gestão de imagem, campanhas de comunicação e seus processos e estratégias devem estar alinhados a atitudes capazes de minimizar o impacto da empresa na natureza. Os colaboradores e os fornecedores devem ter a mesma visão e atitudes sustentáveis da organização.

As vantagens de ser uma empresa sustentável

Alinhadas todas essas questões, uma empresa com responsabilidade socioambiental é capaz de oferecer um produto/serviço de melhor qualidade a seus consumidores, bem como construir uma imagem positiva no mercado em que atua.

Para tanto, a organização deve ser totalmente transparente em sua fala e ação, isso agrega valor à marca, gera mídia espontânea, torna o seu negócio distinto da concorrência, atrai investidores, constrói uma relação de lealdade com o seu cliente e gera lucros. Outra vantagem é a possibilidade de investimento de empresas fora do país que também possuem olhar sustentável.

E a sua empresa? É sustentável? Você já pensou sobre essa questão? Comente abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais. 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010