5 Dicas de como enviar um currículo por e-mail

E-mail da caixa de entrada.

Veja como enviar um currículo por e-mail da forma certa para causar uma boa impressão aos recrutadores.

No passado, era necessário imprimir os currículos, colocá-los em envelopes e entregar pessoalmente nas empresas. Hoje, embora existam ainda algumas organizações que os recebam dessa forma, a maioria solicita que o envio seja digital. Se você quer saber como enviar um currículo por e-mail, vai gostar das dicas que iremos compartilhar.

É sempre importante se atentar a todos os detalhes para fazer o envio corretamente, afinal, tudo conta quando se está sendo avaliado. Seguir as dicas certas poderá fazer com que o seu currículo seja melhor avaliado pelos recrutadores.

[php_everywhere instance=”2″]

Dúvidas comuns sobre como enviar um currículo por e-mail

As principais dúvidas que as pessoas costumam ter quando precisam enviar um currículo por e-mail é:

  • O que devo escrever no título e no corpo da mensagem?
  • Devo anexar o currículo ou incluí-lo no corpo do e-mail?
  • É preciso escrever uma mensagem?
  • A escrita precisa ser formal?

Por se tratar do início de um processo seletivo, é natural ter essas e outras dúvidas, porque a intenção é causar uma boa impressão. E realmente, as empresas costumam analisar tudo para chegarem aos selecionados para suas vagas.

Mesmo que seja apenas uma mensagem curta, é possível identificar algumas características do candidato através do e-mail, como organização, escrita e até comunicação. Por isso, dedique-se para realizar o envio corretamente e aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista.

Como enviar um currículo por e-mail? Confira 5 dicas!

Confira 5 dicas de como enviar um currículo por e-mail e causar uma boa impressão já neste primeiro contato.

1. Escreva um título objetivo

A escrita de um e-mail começa na escolha do título, que deve ser colocado no campo “assunto”. No caso do envio de um currículo, escreva: “Currículo para a vaga de xxx”. Isso irá facilitar a vida da pessoa que irá receber as mensagens e evitar que a sua fique perdida no meio a tantas outras.

Vale lembrar que algumas empresas pedem que os candidatos utilizem títulos específicos no e-mail para facilitar essa organização. Então, fique de olho para verificar se esse é o caso da organização para a qual está enviando seu currículo. Se não houver nenhuma especificação, siga o modelo que indicamos.

2. Envie o currículo como arquivo

Uma das dúvidas que citamos que as pessoas costumam ter é sobre enviar o currículo como arquivo em anexo ou diretamente no corpo do e-mail. A menos que a empresa solicite que o envio seja feito diretamente na mensagem, prefira sempre enviar o arquivo em anexo ou um link redirecionando a ele.

Essa é a forma padrão de envio de currículos, então, siga-a se não houver nenhuma orientação de como fazer. Atente-se ao formato do arquivo, se for anexar, salve em PDF. Atualmente, muitos profissionais têm enviado currículos através do Google Docs, nesse caso, basta inserir o link na mensagem.

3. Escreva uma mensagem curta de apresentação

Jamais envie apenas o arquivo ou link do currículo, além de poder parecer grosseiro perderá uma oportunidade de atrair atenção dos recrutadores. Veja alguns pontos a considerar ao escrever a mensagem.

Saudação inicial – Comece com uma saudação, como: bom dia, boa tarde, prezado ou o que achar mais adequado. Se souber o nome da pessoa que irá ler, inclua-o, do contrário, escreva de forma geral.

Breve resumo sobre você – Prossiga fazendo um breve resumo sobre o motivo do seu e-mail, que no caso é a vaga, e porque acredita que é um bom candidato a ocupá-la. Tome cuidado para não se exceder, lembre-se que recrutadores recebem dezenas de e-mails e precisam ser rápidos. Portanto, seja sucinto e escreva apenas as informações mais importantes sobre sua formação e experiência.

Grau de formalidade – O melhor caminho é sempre o do equilíbrio, por isso, evite ser excessivamente formal ou informal. Escreva de forma respeitosa, mas sem usar um vocabulário rebuscado ou relaxado demais. Utilize palavras que falaria pessoalmente a um recrutador.

4. Inclua formas de contato

Ao encerrar o e-mail, informe que o currículo está como anexo ou no link e conclua com opções de contato. Por mais que possam responder diretamente aquela mensagem, algumas empresas preferem fazer a convocação para entrevistas de outras maneiras, como por telefone ou até via WhatsApp.

Nos contatos, é válido incluir um link para o seu perfil no LinkedIn. Como sabemos, currículos não devem ser muito extensos e, nesse caso, a rede social profissional funciona como um aprofundamento da sua trajetória. Assim, se a empresa se interessar pelo currículo, poderá acessar o perfil para conhecê-lo melhor.

Importante: se for incluir seu perfil no LinkedIn, lembre-se de atualizá-lo antes. Coloque uma foto adequada, verifique os dados inseridos e acrescente novos se houver. Peça para antigos empregadores e colegas de trabalho para fazerem recomendações de suas habilidades, mas, claro, sempre de forma sincera.

5. Atente-se aos detalhes da sua conta de e-mail

Por fim, é preciso se atentar também a detalhes da sua conta de e-mail, começando pelo seu nome de usuário. É importante que seu endereço passe seriedade e seja formado pelo seu nome e sobrenome. Portanto, evite totalmente e-mails com apelidos e excessos de caracteres.

Se não houver disponibilidade na plataforma de e-mails de um endereço com seu nome e sobrenome, tente variações, confira alguns exemplos:

Nome: Mariana Aguiar Gonçalves

Possíveis endereços de e-mails:

Por mais que seja complicado criar um endereço de e-mail inédito com alguns nomes mais comuns, com algumas modificações é possível conseguir um bom resultado.

Outro detalhe da conta de e-mail que precisa ser observado é a foto. Plataformas como o Gmail exibem fotos do contato, como uma imagem de perfil de rede social. Verifique se o seu tem essa imagem e se está adequada, se não tiver, inclua uma. Não é necessário que seja uma foto formal, como para um documento, mas se deve evitar imagens muito informais, como em trajes de banho ou com bebidas.

Com essas dicas você está preparado para enviar um currículo por e-mail da forma certa para causar uma boa impressão aos recrutadores e aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista.

Tem alguma sugestão ou comentário a fazer? Compartilhe abaixo e envie este conteúdo para amigos que também estejam em busca de oportunidades no mercado de trabalho!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010