Características de um CEO de sucesso

Profissional CEO com braços cruzados

Conheça as principais características de um CEO de sucesso.

Você sabe quais são as principais características de um CEO de sucesso? Essa é a sigla para Chief Executive Officer, que é o principal executivo da empresa. Aqueles que ocupam esse cargo precisam reunir um conjunto de habilidades para direcionarem o empreendimento por um caminho positivo e de desenvolvimento.

Ao longo do artigo falaremos sobre essas características e daremos dicas de como desenvolvê-las. Vamos lá?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que faz um CEO?

O nome CEO surgiu em grandes corporações multinacionais e, com o passar do tempo, começou a ser usado em companhias de menor porte, incluindo startups. O profissional que ocupa esse cargo é o responsável por todo o planejamento do negócio.

Em uma multinacional, o CEO responde ao chamado chairman, que é o representante do conselho de acionistas. Assim, o CEO trabalha com foco nos interesses da companhia, enquanto o chairman direciona seus esforços para defender os direitos dos proprietários das ações do empreendimento.

Atualmente, todo indivíduo que está à frente de uma empresa, independentemente do porte, é chamado de CEO. Inclusive, quando se trata da mesma pessoa que fundou o negócio, o título utilizado é CEO & Founder.

10 Características de um CEO de sucesso

Depois de conhecer melhor a função do CEO, confira as principais características que um profissional precisa ter para ocupar esse cargo.

1. Amplo conhecimento sobre o negócio

Em primeiro lugar, um CEO de sucesso deve ter amplo conhecimento sobre o negócio. Afinal, para tomar boas decisões sobre a empresa, ele precisa conhecer sua trajetória e objetivos futuros. Por essa razão, é comum que fundadores de companhias assumam o posto.

2. Capacidade de aprender com as experiências

Para gerir uma empresa é importante ter ampla capacidade de aprender com as experiências. Afinal, é navegando que se aprende a navegar. Por mais que ter conhecimento teórico de gestão de negócios seja fundamental, é no dia a dia que o CEO irá sentir quais os caminhos que deve seguir ou evitar.

3. Boa capacidade de comunicação e escuta

O CEO toma decisões e comunica os sócios e gerentes. Além disso, deve ouvir os outros membros da empresa para ampliar seu conhecimento sobre a organização. Para isso, precisa ter boa capacidade de comunicação e também saber ouvir. A troca e a conexão com os demais é crucial para uma gestão eficaz.

4. Otimismo realista

Para estar à frente de uma empresa, é necessário ser otimista sem perder de vista a realidade. Assim, ele terá uma postura confiante, mas sem se deixar levar pela arrogância. Afinal de contas, o excesso de confiança pode ser altamente danoso a um negócio. 

Esse viés positivo para enxergar as coisas permite ao CEO pensar de forma criativa, motivar a equipe e manter o foco nas soluções em vez de se deixar paralisar pelos problemas.

5. Confiança para assumir riscos calculados

Grandes oportunidades podem surgir quando corremos riscos e isso faz parte da rotina de um CEO de sucesso. O profissional que ocupa esse cargo deve se sentir confiante o suficiente para arriscar, claro, sempre de forma calculada.

Em muitos casos, são as decisões arriscadas que podem levar uma empresa a um patamar mais alto. Por isso, é importante que o responsável máximo pela gestão do negócio tenha visão e se sinta confiante para dar esses passos.

6. Valorizar uma cultura positiva

A cultura de uma empresa possui um grande peso sobre seu sucesso ou fracasso. Afinal, é na filosofia seguida pela companhia que seus colaboradores irão basear o seu comportamento.

Considerando tudo isso, é importante que o CEO, juntamente com os gerentes, desenvolvam a cultura do empreendimento e valorizem isso. Eles devem ser os primeiros a aplicar os valores do negócio, para assim servirem de exemplo aos demais.

7. Transparência

A transparência é crucial para se criar relações baseadas pela confiança. Por isso, um CEO deve ser sempre transparente com seus subordinados. Mesmo que certas informações relacionadas ao negócio possam ter caráter confidencial, existem diversos outros pontos sobre os quais é importante falar.

Através dessa postura clara e honesta, os funcionários irão confiar nas decisões do CEO. Como consequência, trabalharão com afinco para seguir as determinações dele, aumentando as chances de se obter excelentes resultados.

8. Paixão

Quando falamos em CEO, é comum imaginarmos uma pessoa centrada, que reflete antes de tomar decisões e o faz sem se deixar levar por aspectos emocionais. Realmente, tudo isso é muito importante para se estar à frente de uma companhia.

Porém, é preciso lembrar que ser centrado não precisa ser sinônimo de frieza. Um bom CEO é aquele que tem verdadeira paixão pelo negócio, que acredita em seu potencial e não mede esforços para ver os objetivos do empreendimento sendo alcançados.

9. Abertura ao aprendizado

Um CEO de sucesso não é aquele que chega pronto para assumir o posto e sim o que se mostra aberto a aprender com todos. Não importa o quanto um profissional seja capacitado, os cursos que tenha feito, as experiências vividas em outras empresas, sempre há algo novo a ser aprendido.

Um indivíduo que, por estar à frente de uma companhia, acha que não tem mais nada a aprender está perdendo grandes oportunidades. Portanto, mantenha-se aberto ao conhecimento sempre, especialmente em relação aos colaboradores, afinal, eles conhecem a rotina do negócio profundamente.

10. Ser uma inspiração aos demais

Todas as características citadas até aqui são importantes por muitos motivos, como: tomar boas decisões, assumir riscos controlados, ter visão, paixão pelo negócio etc. Entretanto, existe mais um ponto que precisa ser citado, a postura de um CEO deve servir como uma inspiração aos demais.

Se você está à frente de uma empresa, aja de modo a se tornar exemplo para todo o time. Assim, em vez de agir de uma forma e ordenar que a equipe aja de outra, terá coerência entre suas palavras e seu comportamento. Como resultado, terá uma equipe engajada e motivada para trabalhar para crescer junto com a companhia.

Gostou de conhecer as principais características de um CEO de sucesso? Quais delas você já tem? Em vez de lamentar pelas que não possui, concentre-se em desenvolvê-las!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63