Carreira em Y – Como funciona e como aplicar?

Homem em frente duas setas com direções opostas

O modelo de carreira em Y é benéfico tanto para os profissionais quanto para as empresas.

A carreira em Y é um modelo de plano de carreira que vem crescendo no mercado devido a sua versatilidade. Dentro dele, os profissionais podem ser promovidos tanto para cargos de especialista como de gerente. Dessa forma, esse modelo possibilita que os colaboradores ascendam nas empresas tanto em colocações técnicas quanto nas de gestão.

Os planos de carreira tradicionais indicavam como os passos naturais da evolução os cargos de gerência. Aqueles que almejavam uma promoção e melhoria de salário eram obrigados a assumir a liderança das equipes independentemente de ser esse o seu desejo ou não. Observando as lacunas deixadas pelos modelos de planos de carreira tradicionais, foi delineado o modelo de crescimento profissional em Y

Com isso, os especialistas técnicos passaram a ser mais valorizados e aqueles que não desejam se tornar gerentes puderam ansiar por mais. Esses especialistas são profissionais que se aprofundam em conhecimentos específicos.

Continue lendo para saber como funciona e como aplicar a carreira em Y. 

[php_everywhere instance=”2″]

O que é a carreira em Y?

As promoções sempre foram vistas como a recompensa pelo esforço e boa performance dos colaboradores. Logo, os profissionais que desejam crescer na carreira deviam estar preparados para assumir uma função de liderança. Contudo, nem sempre um colaborador esforçado e com experiência tem aptidão para fazer a gestão de pessoas.

Nesse modelo convencional, é recorrente que bons profissionais se sintam frustrados com resultados negativos em cargos de liderança. Ao perceber que não conseguem alcançar bons resultados, eles acabam deixando seus empregos, partindo em busca de oportunidades mais interessantes. 

Há um número considerável de profissionais que preferem se dedicar a solucionar questões técnicas, fazer pesquisas e melhorar processos. A carreira em Y surgiu exatamente como uma forma de valorizar esse colaborador que prefere se aprofundar em sua área de conhecimento. 

Na carreira em Y, quando atinge um nível de desenvolvimento necessário para evoluir, o profissional pode optar por dois caminhos. O primeiro é desenvolver habilidades de liderança. O segundo é se aprofundar em tecnologias e ferramentas específicas. Os colaboradores que seguem pelo caminho técnico têm grande relevância para a organização. 

A letra “Y” representa a bifurcação da trajetória do colaborador, abrindo mais opções. Ocorre a equiparação dos cargos técnicos e de gestão, em especial no âmbito salarial. Os profissionais não precisam mais assumir cargos de liderança para ascender. 

Carreira em Y: como funciona?

Com o advento do modelo de plano de carreira em Y, não é mais necessário assumir a responsabilidade de gerenciar pessoas. As companhias alinhadas com o mercado já contam com programas de aconselhamento de carreira.

A função desses programas é ajudar a orientar os profissionais sobre o passo seguinte. Esse é o momento em que os profissionais optam por desenvolver habilidades de liderança ou se especializar em competências técnicas. 

Esse modelo em Y surge como uma forma de incentivar os profissionais que desejam desenvolver suas capacidades técnicas. Ter a possibilidade de crescer e ter uma remuneração melhor, mesmo sem assumir a liderança de uma equipe, é fundamental para seguir pelo caminho técnico. 

Os profissionais que optam pela especialização se dedicam a trabalhar com pesquisas, tendo como foco seus resultados e a busca por novas oportunidades. Contar com colaboradores especializados em conhecimentos técnicos contribui para desenvolver soluções melhores para a organização. 

Embora os profissionais que optam por uma carreira técnica tenham grande talento para gerenciar processos de alta complexidade, nem sempre têm a mesma habilidade com gestão de equipes. Da mesma forma que um líder de talento pode não ser tão focado quanto deveria para desenvolver pesquisas. Contudo, ambos os perfis merecem e anseiam pelo reconhecimento de suas qualidades.

Carreira em Y: como aplicar?

Os gestores alinhados com o mercado atual já apostam no modelo de plano de carreira em Y em suas empresas. A compreensão de que líderes e especialistas técnicos são parte do sucesso corporativo impulsiona a adoção de medidas nesse sentido. Trabalhar com esse modelo permite alcançar o equilíbrio.

Para aplicar esse modelo de carreira na empresa é essencial desenvolver programas de aconselhamento. Os profissionais nem sempre conseguem identificar os seus potenciais sem uma orientação. Quanto antes um colaborador compreende se deseja seguir pelo caminho de gerenciamento ou de aprofundamento técnico, mais cedo pode iniciar sua preparação.

Ambos os caminhos demandam grande dedicação e empenho para se preparar. O departamento de recursos humanos tem um papel preponderante para a aplicação desse modelo. Além de orientar os profissionais para que possam encontrar seu caminho, o RH também contribui no sentido de indicar os passos seguintes.

Para assumir uma posição de liderança ou de pesquisa técnica, é necessário adquirir novos conhecimentos. Os profissionais podem e devem se qualificar através de cursos e participação em eventos, por exemplo. Programas de incentivo para que os colaboradores continuem estudando fazem a diferença para que esse preparo aconteça. 

As empresas que conseguem alocar os seus talentos nas posições certas dentro das empresas alcançam um nível elevado de excelência. Tanto líderes quanto profissionais técnicos têm um papel essencial dentro das companhias.

Carreira em Y: bom para os profissionais e para as empresas

O modelo de carreira em Y é positivo tanto para os profissionais quanto para as empresas. Os colaboradores que recebem orientação e que podem se dedicar aos talentos naturais tendem a se sentir mais satisfeitos. Além disso, quem tem habilidade para a área técnica segue nesse caminho porque percebe que não perderá a possibilidade de ter um salário mais alto.

As possibilidades para profissionais que trabalham em empresas com o modelo em Y são bem mais amplas. Cria-se a oportunidade de que os interessados se aprofundem em conhecimentos técnicos, oferecendo, assim, o seu melhor. Para as empresas certamente os ganhos são altos, pois os colaboradores passam a ser alocados onde oferecerão melhores resultados.

Ao longo do tempo, a companhia se torna mais produtiva e alinhada com o que o mercado deseja dela. Não há nada mais poderoso do que profissionais nas posições certas e fazendo o que sabem de melhor.

O modelo de carreira em Y é extremamente benéfico para as empresas e para os profissionais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010