CMO – Chief Marketing Officer – Quem é e quais são as suas atribuições?

Chief Marketing Officer

Você sabe quem é e o que faz um Chief Marketing Officer?

A figura do Chief Marketing Officer (CMO) vem ganhando cada vez mais importância dentro das empresas. Contudo, embora essa função esteja mais difundida, ainda não é totalmente conhecida no tocante às suas atribuições.

Neste artigo iremos explicar com mais detalhes quem é o CMO dentro de uma companhia e quais são as suas principais funções. Boa leitura!

As transformações do departamento de marketing 

Para entender quem é o CMO dentro de uma companhia, é fundamental conhecer o conceito atual de marketing. Por um longo período, o departamento de marketing das organizações foi visto como o setor de propaganda. Nesse contexto, o papel do CMO era ser um executor ou um supervisor dessa atividade. 

Em uma sociedade que não havia passado pelas grandes transformações da era digital, fazia sentido usar a palavra publicidade em sua essência. Logo, o papel do departamento de marketing era trabalhar com eficiência para gerar um volume constante de vendas. Tudo isso mudou quando novas tecnologias chegaram no mercado, permitindo que os indivíduos buscassem mais informações sobre produtos e serviços.

Isso fez com que as pessoas se tornassem mais seletivas e exigentes em relação ao que compram. As estratégias de venda precisaram ser totalmente reformuladas para que mantivessem sua efetividade. Atualmente, os consumidores estão inseridos nas redes sociais, podendo compartilhar opiniões e experiências vividas com as marcas.

Para as empresas, essa nova realidade passou a exigir jogo de cintura e presença virtual para mediar a imagem gerada diante de seu público de interesse. A ratificação dessa lógica se dá no fato de que, atualmente, são poucas as empresas que não estão presentes online. 

As transformações mencionadas acima fizeram com que o departamento de marketing deixasse de estar ligado somente à ideia de propaganda. Hoje em dia, esse setor trabalha com a comunicação como um todo. A partir dessa compreensão, podemos partir para a explicação a respeito do CMO. 

O que faz o Chief Marketing Officer (CMO)?

O papel do Chief Marketing Officer (CMO) se tornou muito mais próximo dos CEOs nessa nova realidade mercadológica. Esse profissional se ocupa do desenvolvimento de planos de marketing, estabelece metas, constrói a imagem da companhia e ainda desenvolve campanhas. 

Isso nos faz compreender que o CMO assume o papel de “diretor de marketing” no sentido mais amplo dessa denominação. Trata-se de um diretor que atua no viés comercial e institucional, focado nos bons resultados de venda, aumento da credibilidade e imagem sólida. 

Faz parte do escopo de atividades desse diretor atender às demandas do público interno da companhia. Algo impensável há algumas décadas, contudo, hoje se compreende o poder desse público enquanto propagador da marca. 

Atribuições do Chief Marketing Officer (CMO)

Confira a seguir mais detalhes sobre as principais atribuições do cargo de Chief Marketing Officer (CMO). 

1. Desenvolvimento do plano de marketing da empresa

O planejamento de marketing nunca foi tão relevante como no contexto atual. Os consumidores têm um papel fundamental na construção da imagem das marcas no mercado. 

O CMO deve desenhar estratégias que considerem o impacto das redes sociais no sucesso da empresa. Esse planejamento deve abordar desde o conhecimento do público-alvo até a mensuração dos resultados, passando pelas campanhas a serem desenvolvidas.

2. Gerenciamento de verbas para campanhas

Boas ideias só são excelentes ideias se estiverem alinhadas com o orçamento disponível. Sendo assim, uma das funções fundamentais do CMO é gerenciar as verbas do setor de marketing. Dificilmente ele participa diretamente da definição do orçamento do setor de marketing. Porém, deve estar preparado para analisar o que é viável ou não com o teto que possui.

Também é necessário que o CMO esteja pronto para enfrentar situações adversas com flexibilidade e criatividade. Em muitos casos, ser criativo é que ajuda a encaixar as ideias de marketing no orçamento disponível. Inclusive, essa é uma expectativa que muitos CEOs têm em relação aos CMOs. 

3. Recrutamento e gerenciamento da equipe de marketing

Uma das atribuições mais importantes de um CMO é a de recrutar e gerenciar a equipe. O bom trabalho do setor de marketing depende de uma equipe versátil e com talentos complementares. Esse gestor precisa identificar os profissionais que realmente irão agregar ao departamento.

Na busca por essa equipe, é crucial encontrar indivíduos qualificados e alinhados com a proposta da companhia. Em empresas de maior porte, pode fazer parte das atribuições do CMO a contratação de sub-responsáveis pelo setor, profissionais que irão gerenciar tarefas específicas. 

4. Mensuração de resultados

Independentemente do porte, todas as empresas desejam obter retorno com as suas ações. O departamento de marketing recebe uma cobrança especial nesse sentido. O investimento em comunicação precisa, comprovadamente, trazer retorno financeiro. O CMO precisa empregar ferramentas eficientes para a mensuração das ações de marketing.

Há casos em que o planejamento de marketing prevê o retorno em longo prazo e o CMO precisa demonstrar o sucesso da jornada para o CEO. Nem sempre os resultados do setor de marketing são tangíveis, haja vista que muitos se relacionam com tópicos subjetivos, como percepção da marca pelo público. O CMO precisa encontrar as ferramentas certas para demonstrar a efetividade do que está fazendo. 

5. Gerenciamento de estratégias de marketing

Gerenciar as estratégias de marketing é uma função cada vez mais relevante dentro do escopo de atividades dos CMOs. Um dos principais focos deve ser a educação do público-alvo em relação à marca e seus produtos/serviços. Esse trabalho essencial pode ser realizado pelo próprio departamento de marketing ou então por uma agência de publicidade. 

Estruturar cada estratégia observando os recursos que possui, o retorno esperado e a mensuração do mesmo faz parte do trabalho desse profissional. O CMO assume uma postura muito mais gerencial à frente do departamento de marketing do que os antigos diretores.

Os tempos mudaram e a função desse profissional também mudou. Hoje em dia, ele tem grande relevância para a empresa como um todo e precisa ter excelente qualificação. 

Agora você já sabe quem é e o que faz o CMO! Tem algum comentário a fazer? Utilize o espaço abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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