Como conseguir a vaga de estágio/trainee dos seus sonhos?

Entrevista de emprego

Confira dicas essenciais para você conseguir a vaga de estágio ou trainee dos seus sonhos!

“Vou me formar! Deixo de ser um universitário para me tornar um desempregado”. Essa é uma piada comumente dita por estudantes que estão prestes a concluir a graduação e ainda não ingressaram em uma organização.

Por ainda não terem encontrado oportunidades condizentes com as suas vocações ou por não terem obtido êxito em processos seletivos, muitos jovens seguem perseguindo o sonho de fazer parte de uma empresa antes de se formarem, seja para alcançar um alto nível de formação profissional, seja para construir carreira em uma empresa que admirem.

Para essa finalidade, os programas de estágio/trainee são uma excelente porta de entrada, permitindo que o jovem profissional aplique na prática as teorias que aprende na escola/faculdade. Mas como conseguir a vaga de estágio/trainee dos sonhos? Confira as dicas que separamos no artigo a seguir!

Aprendizado na prática: programas de estágio e trainee

Atualmente, empresas de diversos segmentos investem na captação de colaboradores mais jovens, ainda universitários, com o propósito de melhor prepará-los. A importância do estágio na formação profissional é um consenso entre academia e mercado de trabalho. O jovem que desempenha funções ligadas à sua formação universitária em uma empresa consegue desenvolver melhor as suas competências, vivenciar o conteúdo na prática e aprender a se adequar ao ambiente de trabalho.

Os programas de trainee, por sua vez, costumam exigir mais qualificações do que um programa de estágio, por se tratar de um processo que seleciona jovens que serão preparados para assumir cargos importantes na empresa, normalmente ligados à gestão e às funções de liderança. Como a recompensa é maior, a competição também é mais acirrada. Em geral, essas vagas são destinadas a quem está no último ano do curso de graduação ou aos recém-formados.

 

Quer saber como está a sua felicidade nas áreas: profissional, pessoal, qualidade de vida e relacionamento? Clique aqui e faça nosso teste.

 

Perseguindo o sonho: algumas dicas

A oportunidade perfeita pode surgir a qualquer momento e, por isso, é muito importante estar sempre ligado nos canais de divulgação de vagas. Existem diversos sites na internet que listam os principais processos seletivos do país e, ainda, o site das próprias empresas, caso exista interesse em uma ou outra especificamente.

Os processos seletivos das vagas mais desejadas envolvem centenas de candidatos, o que torna a trajetória ainda mais árdua. Por isso, prepare-se bem para se destacar. Confira as dicas!

1. Pesquise boas empresas

Procure empresas que apresentem valores parecidos com os seus e decida qual tipo é o melhor para você. Ao relacionar os seus ideais aos da empresa, ficam mais evidentes os pontos em que você poderá agregar valor se for contratado. Assim, você terá mais confiança ao se expressar nas dinâmicas. Manter o foco no tipo de empresa em que pretende ingressar também evita perder tempo com processos exaustivos e que não propiciarão a devida satisfação. Atente-se aos seus objetivos.

2. Conheça a cultura das organizações

Estude a cultura da empresa, como são executadas as suas atividades, quais são os seus principais concorrentes e tudo o que encontrar. Quanto mais conhecimento, melhor. Assim, ao longo do processo seletivo, você demonstrará que fez a lição de casa ao pesquisar sobre a empresa, o que revela não apenas conhecimento, como também motivação em fazer parte daquele time. Por isso, pesquise, estude e se esforce para chegar adequadamente preparado às etapas da seleção.

3. Desenvolva um comportamento proativo

As dinâmicas seletivas podem ser muito cansativas, mas é importante concentrar-se no comportamento que pretende transmitir aos gestores responsáveis pela seleção. Então, não mostre “corpo mole” de jeito nenhum. Apresente-se disposto, demonstre interesse pelos desafios propostos e arremate com sugestões e ideias que você acredita que possam agregar valor aos processos. Lembre-se de que as empresas buscam pessoas que tragam novas ideias, e não apenas que cumpram ordens.

4. Prepare-se para o processo de seleção, sobretudo para as entrevistas

Conheça o processo seletivo e tenha em mente algumas respostas que estão na maioria das entrevistas, como:

  • Uma situação adversa que você resolveu com êxito;
  • As suas forças e fraquezas na vida profissional;
  • Os seus interesses na vida pessoal;
  • As suas metas e objetivos no mercado de trabalho;
  • Os traços dominantes da sua personalidade;
  • A sua trajetória acadêmica (e profissional, se já houver experiências prévias).

5. Faça simulados

Realize testes simulados de disciplinas que possam estar presentes no processo seletivo, como português, inglês, lógica etc. Alguns websites também oferecem testes vocacionais e de perfil psicográfico, que podem ser um bom ponto de partida para que você conheça melhor a si mesmo, tanto na vida pessoal como na vida profissional. Os testes não são definitivos na análise de competências, mas, como citamos, podem ser pontos de partida para que você se conheça e descubra onde pode melhorar.

6. Administre as suas emoções

Busque administrar o nervosismo e a ansiedade, pois, agindo com naturalidade, você transmitirá mais confiança. A prática regular de atividade física, o sono adequado, a alimentação saudável e as práticas de relaxamento (como ioga e meditação) são grandes aliados para que você administre a saúde física e mental. Se estiver muito ansioso ou inseguro, uma conversa com um coach e sessões de psicoterapia podem ser úteis nesse momento tão importante da vida profissional.

7. Se possível, converse com quem tem mais experiência no assunto

Coaches, consultores de carreira, psicólogos e analistas de recursos humanos são profissionais que podem auxiliá-lo na preparação técnica e psicológica para os processos seletivos. Além disso, você também pode conversar com familiares, amigos e conhecidos que já tenham obtido sucesso na área ou na empresa em que você pretende ingressar. Adquira conhecimentos com essas pessoas, pois, certamente, elas terão boas recomendações.

Para conseguir a vaga de estágio/trainee dos sonhos, o mais difícil é, sem dúvidas, destacar-se em meio a centenas de candidatos com perfis similares. Em processos longos e intensos, manter-se calmo, concentrado e com energia para desenvolver bem as atividades pode garantir que você exponha todas as suas qualidades e, consequentemente, se sobressaia na multidão de interessados.

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com programas de estágio ou de trainee? Gostaria de acrescentar mais alguma dica à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds