Como incentivar a leitura entre os colaboradores de uma empresa

Leitura para os colaboradores da empresa Incentive a leitura entre os colaboradores da sua empresa

 

Enquanto empresários, empreendedores, gestores, líderes, profissionais da área de Recursos Humanos – RH, entre outros, temos como uma de nossas principais funções, atividades e até mesmo missões o desenvolvimento pleno das pessoas e dos indivíduos com os quais mantemos contato profissionalmente.

Engana-se aquele que ocupa uma destas posições e acredita que não tem este papel de fundamental importância para todo e qualquer tipo de empresa. Que acredita que o dever de se desenvolver é apenas do profissional e colaborador, tendo este que dar o melhor de si diariamente, em função dos resultados e objetivos que a organização deseja alcançar com seus negócios.

É fato que o profissional deve sim buscar constantemente o seu autodesenvolvimento. Entretanto, as empresas também podem contribuir com este processo, em parceria com seus colaboradores, incentivando-os cada vez mais a crescerem e, com isso, a realizarem um trabalho de excelência, seja dentro ou fora da organização. Uma das formas de fazer isso é incentivando-os a criar o hábito de ler.

Convido você a me acompanhar neste artigo e conferir as dicas extraordinárias que vou compartilhar com você, para que você saiba como incentivar a leitura entre os colaboradores de sua empresa e ajudar a tornar a performance destes ainda mais extraordinária.

Dicas de incentivo à leitura em sua empresa

Acredito verdadeiramente que através da leitura temos a possibilidade de crescermos em todos os sentidos em nossa vida. Acredito tanto nisso, que me dedico, não só a ler bastante, mas também a levar conhecimento a um número cada vez maior de pessoas, através dos livros que já publiquei e que pretendo continuar publicando sempre. Esta é, inclusive, uma das missões da Editora IBC.

Com isso, não quero dizer que você precisa se tornar escritor ou abrir uma editora de livros, para incentivar seus colaboradores a lerem mais. O que quero dizer é que cada um de nós precisa fazer a sua parte, para estimular muito mais pessoas a lerem, pois os números com relação à leitura em nosso país são verdadeiramente desanimadores.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano, sendo que o ideal é que fosse ao menos um a cada três meses.

Como podemos perceber, existe muito ainda a ser feito e, se cada um de nós contribuir para o incentivo à leitura, teremos indivíduos muito mais conscientes em nosso país e profissionais ainda mais capacitados, para alcançarem resultados extraordinários em suas carreiras e também para as empresas nas quais trabalham.

Confira, a seguir, as dicas que você pode colocar em prática agora mesmo em sua empresa, para que seus colaboradores leiam cada vez mais.

Monte uma biblioteca

Pode começar com poucos livros, não tem problema que seja assim. O importante é que você verifique a estrutura de sua empresa e escolha uma sala, com espaço para colocar os livros e, se possível, para que as pessoas interessadas, possam fazer suas leituras ali mesmo.

Outro ponto importante, é deixar um departamento responsável por controlar os empréstimos de livros que venham a acontecer. Pode ser o de RH, marketing, ou algum outro que você acredite que tenha a possibilidade de cuidar deste processo.

Incentive-os a abastecerem a biblioteca

Independentemente da quantidade de livros que tiver a biblioteca que você montar, sejam poucos ou muitos, mas principalmente se forem poucos, outra coisa que você pode fazer é pedir que cada colaborador contribua com a construção e crescimento deste acervo, solicitando que estes levem os livros que já leram ou estão parados em suas casas, sejam eles de cunho profissional ou não, para abrilhantar as prateleiras da biblioteca.

Fazendo isso, não estará incentivando só a leitura, mas também fazendo com que eles sintam que estão construindo e contribuindo para maior em suas vidas, tanto profissionais, quanto pessoais.

Crie grupos de leitura

Os grupos de leitura nada mais são que a reunião de pessoas apaixonadas por livros, sejam eles de temas forem, que incentivam a discussão e análise dos assuntos tratados nestes livros.

A configuração do grupo pode acontecer da maneira que ficar melhor e se adequar mais à realidade de sua empresa, ou seja, podem ser encontros semanais ou mensais; as pessoas podem ler os mesmos livros ou cada um lê um livro diferente, e assim por diante. O importante é que se crie este ambiente em que, não só a empresa incentive que seus colaboradores leiam mais, mas eles mesmos passem a ser incentivadores uns dos outros.

Encaminhe-lhes outros materiais

O incentivo à leitura não ocorre apenas por meio de livros, mas também através de artigos, como estes que escrevo, de e-books, revistas, entre diversos outros materiais, que podem despertar este interesse em seus colaboradores.

Assim, o que você pode fazer neste caso é espalhar revistas e jornais pela empresa, bem como encaminhar para o e-mail de cada colaborador artigos, e-books e demais conteúdos online, que sejam importantes e contribuam para o seu crescimento e desenvolvimento humano e profissional. Dessa maneira, aos poucos, eles vão sentindo-se interessados, e quando você menos esperar, estarão com um livro nas mãos, lendo em seus horários livres.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Faça convênios com livrarias

Os convênios são excelentes formas de incentivar a leitura nas empresas, pois através deles, os colaboradores passam a ter descontos, principalmente para a aquisição dos livros que mais lhe interessarem. Com isso, o interesse pela leitura aumenta cada vez mais e, com o passar do tempo, a consciência e senso crítico de todos passam a ser ainda mais estimulados e desenvolvidos.

Realize sorteios

Outra excelente forma de incentivo à leitura nas empresas é a realização de sorteios entre os colaboradores. Assim, o que você pode fazer é sortear, mensalmente, não só livros, como também equipamentos de leitura digital, como os famosos tablets, que, inclusive, vai contribuir para despertar neles o interesse pela leitura dos materiais que você lhes enviar por e-mail, por exemplo.

Além destas, com certeza, existem diversas outras maneiras, das quais você pode se valer para estimular e incentivar cada vez mais a leitura entre os colaboradores que fazem parte de sua empresa. Basta escolher quais mais se adequam à realidade e estrutura de sua organização e começar aos poucos, para que assim, conforme esses projetos de leitura forem crescendo, maior vai sendo o interesse de cada vez mais profissionais por eles.

O importante mesmo é começar, não importa como.

Gostou deste conteúdo, querida pessoa? O que você faz em sua empresa para incentivar a leitura entre seus colaboradores? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e lembre-se de compartilhar nossos artigos, em suas rede sociais, para que seus amigos também ampliem seus conhecimentos e se desenvolvam pessoal, profissional e empresarialmente.

 

Copyright: 1294047382 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dolgachov



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010