Conheça 8 hábitos saudáveis capazes de elevar a sua produtividade

Produtividade Hábitos que aumentam a produtividade

 

Produtividade é uma das palavras mais importantes neste novo século, em que nossa atenção está constantemente sendo disputada com fatores dispersores. As notificações das redes sociais, o acúmulo de tarefas, a insegurança em relação ao próprio desempenho, entre outros elementos podem afetar a qualidade da produção e a quantidade do que está sendo feito. Mas, como elevar a sua produtividade sem comprometer a qualidade? Continue acompanhando e descubra.

Quer elevar significativamente sua produtividade profissional?
Faça o Download gratuito do meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!

O que é produtividade?

Antes de chegarmos às dicas para se tornar mais produtivo, é essencial desenvolver o conceito de produtividade. Basicamente, consiste na capacidade de, com foco e os recursos disponíveis, fazer mais e melhor para concluir as suas tarefas. Além de força de vontade, é fundamental ter atitudes que corroborem para manter um ritmo produtivo elevado no cotidiano. Quanto mais se age com assertividade, mais resultados positivos serão obtidos.

Quais são os fatores que interferem na produtividade?

Quantas vezes você iniciou uma série de atividades e não conseguiu concluir devidamente? Essa dificuldade pode ser decorrente da falta de concentração, de não ter um pensamento organizado, de estar muito estressado, entre outros fatores. Não saber gerir o tempo corretamente também pode afetar os resultados. O mais importante é fazer uma autoavaliação identificando os pontos que atrapalham a sua produção mais ativa.

A partir desse diagnóstico dos mecanismos que estão interferindo na sua capacidade de produzir, você pode pensar em estratégias para driblá-los. Uma maneira inteligente de fazer isso é através da adoção de hábitos saudáveis que ajudam a manter um ritmo no seu cotidiano e a ter mais resultados a partir dos seus esforços.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Conheça 8 hábitos saudáveis para aumentar a sua produtividade

A seguir você irá conferir oito hábitos que fazem a diferença para as pessoas que desejam se tornar mais produtivas.

1 – Gerencie sua lista de tarefas com inteligência

Você já parou para pensar que pode estar organizando a sua lista de atividades de uma forma difícil de realizar todas as pendências? Repensar esse método contribui para ter mais vitórias diariamente e, assim, se sentir mais motivado em médio e longo prazo. Comece a usar um sistema de prioridades para definir quais são as tarefas mais importantes de realizar primeiro.

Para alavancar a sua produtividade, é ideal fragmentar as grandes tarefas em grupos menores de ações a serem concluídas. Isso permite ver os projetos tomarem forma, tornando-se mais motivado para continuar. Aprenda a reconhecer os seus limites, identificando quando precisa dar uma parada para recuperar o fôlego e, em seguida, retomar o seu posto. Ser produtivo é saber usar o seu potencial nos momentos em que ele está mais aflorado.

2 – Organize o seu entorno

Se você é do time que diz “minha bagunça é organizada”, saiba que, talvez, até seja fácil encontrar o que procura quando precisa, mas o simples visual caótico criado pela falta de organização atrapalha a sua produtividade. Então, tire um tempo para arrumar a sua mesa, os seus materiais de trabalho e até a área de trabalho do seu desktop.

Ter um cronograma visual na parede ou mesmo em um aplicativo, com as tarefas a serem realizadas divididas por cores referentes ao grau de prioridade, contribui para ter uma sensação de maior organização. Ao longo do tempo, você perceberá que já inicia o dia com uma ideia de possível realização dos seus objetivos. Quanto mais ferramentas de organização utiliza em seu dia a dia, mais produtividade consegue ter. Ser produtivo é um conjunto de ações pertinentes.

3 – Organize o seu sono

Ter uma rotina de sono de qualidade é fundamental para ser mais produtivo, pessoas que dormem mal não conseguem manter a sua concentração e foco nas atividades que precisam realizar. Isso faz com que uma tarefa simples leve muitas horas para ser concluída e essa perda de tempo prejudica o bom andamento da lista de atividades pendentes.

Estabeleça um horário para dormir e para acordar, criando verdadeiramente uma rotina. O organismo precisa dessa rotina para conseguir entender que chegou o momento de produzir e depois o momento de descansar. Dentre as dicas para dormir melhor, estão: não usar o smartphone por pelo menos uma hora antes de se deitar, para que a luz branca não interfira na qualidade do seu sono, e administrar a sua ansiedade listando as atividades do dia seguinte. Na hora de dormir é importante conseguir se desligar.

4 – Evite procrastinar

A procrastinação é uma das principais barreiras para conseguir dar conta de realizar a lista completa de atividades que te espera diariamente. A tentação de dar uma paradinha para olhar o Facebook ou responder mensagens de amigos pode ser grande, mas você deve ser forte. Foque em tudo o que poderá fazer se conseguir se manter firme na realização das suas atividades. Por exemplo, alguém que não procrastina durante a realização das suas tarefas pode terminá-las mais cedo e, assim, ter mais tempo para se divertir depois.

Essa lógica pode tornar mais simples ficar concentrado na sua lista de tarefas rotineiras. Evite trabalhar em ambientes que proporcionem múltiplos focos de distração, como pessoas para conversar, televisão, redes sociais. Quem puder deve desligar o celular enquanto estiver trabalhando, a simples impossibilidade de entrar em conversas improdutivas aumenta significativamente a sua capacidade de produção, faça um teste e comprove.  

5 – Atividades físicas pela manhã

O melhor horário para praticar atividades físicas é de manhã, pois contribui para a sensação de energia para realizar as tarefas que demandam foco. Exercitar-se à noite pode atrapalhar o seu sono por deixar seu organismo muito acordado perto da hora de dormir. Porém, se estiver adaptado aos exercícios a noite você pode continuar, só fique atento se isso passar a interferir no seu sono.

Escolha uma atividade relaxante para ajudar no controle do estresse. Para algumas pessoas, caminhar pelo bairro observando a vida cotidiana é especialmente positivo, enquanto que outras preferem praticar boxe para aliviar a tensão. A modalidade deve ser escolhida de acordo com o seu perfil pessoal, entenda como um momento de escape da rotina e também como algo positivo para a saúde. Estar com o corpo saudável é a base para ser mais efetivo no que precisa realizar.

6 – Use a tecnologia a seu favor

Para ter mais produtividade em seu dia a dia, é interessante poder liberar a sua mente de estar focada em pequenas coisas, como agendamento de horários, por exemplo. Aproveite a tecnologia a seu favor, use aplicativos de agenda para tornar mais simples a gestão do seu tempo. Anotando os compromissos e seus prazos de entrega de tarefas, você será notificado a respeito delas, não precisando se preocupar em memorizá-las.

Não subestime o impacto de manter sua mente focada somente no que precisa ser feito. Saiba que, muitas vezes, não consegue concluir o que precisa porque está com seus pensamentos dispersos. A necessidade de lembrar constantemente de alguma coisa para não deixar de realizar uma tarefa, pode fazer com que você não esteja presente no que está fazendo nesse momento e nem no que precisa fazer depois. A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua produtividade.

7 – Dê prêmios para a sua produtividade

Conseguiu entregar uma tarefa dentro do prazo previamente determinado? Então ofereça para si mesmo um pequeno prêmio pela conquista, como um bombom ou cinco minutos de descanso. A ideia de que haverá uma recompensa para o seu esforço ajuda a manter o foco na sua lista de atividades a serem realizadas. Considere quais são os prêmios mais relevantes e condizentes com a atividade em questão.

Quanto maior for o esforço produtivo empregado para concluir uma tarefa, maior deverá ser a recompensa por sua conquista. Motivação é um poderoso combustível para se tornar alguém mais produtivo e também ajuda a aumentar o prazer de realizar as tarefas importantes para o seu cotidiano. Ser mais produtivo deve te deixar orgulhoso quanto à sua própria capacidade realizadora, reconheça os seus méritos e atribua recompensas por eles.

8 – Alimentação equilibrada

Quer ser uma pessoa muito mais produtiva em seu dia a dia? Então foque em ter hábitos alimentares mais saudáveis, o bom funcionamento do seu organismo ajuda a te manter focado nas suas atividades. Tenha uma rotina de alimentação com horários para fazer as suas refeições, priorizando a escolha de alimentos mais leves. Atenção para a facilidade de digestão das refeições inclusas no seu menu.

Não pule refeições, não importa o quanto você tenha para fazer de uma determinada atividade, sempre se alimente no horário correto. Seu corpo precisa de combustível para se manter ativo no decorrer das suas tarefas. Além disso, lembre-se de beber pelo menos 2,5 litros de água diariamente. Cuidar bem do seu corpo é crucial para que sua mente entregue os melhores resultados em termos de produtividade. Faça acompanhamento médico regular para ter certeza de que está tudo bem com a sua saúde.

Você já aplica alguma dessas dicas em seu dia a dia? Tem mais algum hábito que considera importante a acrescentar? Deixe sua contribuição nos comentários e conte mais sobre a sua relação com a produtividade.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 744424510 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010