Coolhunting – O que é e como se tornar um?

mulher de binóculos

Saiba o que faz um coolhunter.

Criado há algumas décadas, a função de coolhunting ocupa um lugar de destaque no competitivo mercado atual. O trabalho do profissional desta área consiste em observar o comportamento de alguns grupos-chave de consumidores para entender as suas necessidades futuras. Em outras palavras, ele antecipa as tendências a partir da identificação de demandas futuras.

A agilidade e a qualidade das respostas dadas pelas empresas aos desejos dos consumidores é fundamental para sua consolidação. Logo, o trabalho dos coolhunters é bastante valorizado.

Se você tem um perfil curioso e inclinado à observação, deve considerar a profissão de coolhunting, pois ela é bastante promissora. No artigo a seguir iremos explicar melhor do que se trata e como se tornar um coolhunter.

O que é coolhunting?

A área de coolhunting tem como principais funções o levantamento e avaliação de tendências. Os profissionais dessa área atuam observando e analisando fenômenos sociais e culturais com potencial de influenciar o comportamento do público consumidor. 

De acordo com estudos, a área de coolhunting deu seus primeiros passos na década de 1970, através dos investimentos de empresas de grande porte. Essas companhias desejavam, por meio de pesquisas, identificar os gostos do público de interesse. Porém, foi somente a partir da década de 1990 que o termo coolhunting ganhou popularidade, devido aos grandes desafios impostos para a área de publicidade.

Um desses desafios era o da personalização, os consumidores esperavam que as marcas valorizassem a sua individualidade. Basicamente, as pessoas passaram a querer se ver nos produtos e serviços que adquiriam. Para realizar esse tipo de abordagem, era necessário uma metodologia mais focada do que o uso de dados demográficos. 

A necessidade de conhecer os consumidores aumentou o interesse das empresas no coolhunting. Esse termo da língua inglesa é uma junção da palavra “cool” (em referência às tendências) e hunting (caça). O coolhunter nada mais é do que um caçador de tendências, focado em nichos específicos do mercado. 

O que faz um coolhunter?

O profissional que realiza o trabalho de captar e analisar novos comportamentos sociais recebe o nome de coolhunter. Vale o adendo de que pode ser chamado também de trendhunter ou trend searcher. O foco desse profissional é identificar quais são os desejos e comportamentos que podem se tornar populares num determinado nicho do mercado. 

Para entender o que será tendência, o coolhunter identifica e acompanha grupos de pessoas (chamados de consumidores alfa) e posturas de caráter vanguardista. Em seguida, ele conecta esses grupos e posturas a produtos, serviços e setores. Nos anos 1990, quando a profissão de coolhunting ganhou destaque, era comum ver coolhunters pelas ruas.

Esses caçadores de tendências andavam pelas ruas com câmeras fotográficas e blocos para anotações. Com esses instrumentos, eles registravam os hábitos que eram vistos como promissores. Essa profissão exige do coolhunter uma boa intuição para detectar o que realmente tem chance de ser absorvido como um gosto de um público mais amplo. 

Novas ferramentas 

No começo desse século, a profissão sofreu com algum descrédito exatamente por ter como uma de suas bases a intuição. Porém, nos últimos anos, o mercado está aquecido. As redes sociais se tornaram as ruas dos coolhunters atuais, é através delas que eles analisam novos comportamentos. 

Por meio das redes, os coolhunters coletam dados que posteriormente são analisados. A partir da comparação de diferentes informações, eles chegam a respostas concretas. Essas ferramentas tecnológicas tornaram o trabalho de pesquisa dos coolhunters muito mais focado e embasado em dados. 

O coolhunter é o profissional que identifica o que está acontecendo no que se chama de Zeitgeist (mood cultural). Ele oferece sugestões a respeito do que pode acontecer no mercado. A partir da identificação desses sinais, é possível analisar como posicionar as empresas com mais chances de acertos. 

Qual o perfil de um coolhunter?

Um profissional da área de coolhunting precisa ter interesse pelo comportamento humano. Além disso, precisa ser curioso e ter atenção para os detalhes. Uma parte importante do trabalho é observar o público. Ainda existe a necessidade de fazer observação literal nas ruas. Contudo, essa metodologia é combinada com a análise de dados. 

As conclusões não são extraídas somente de pesquisas junto ao target. O coolhunter precisa ter boa capacidade analítica e feeling para identificar as tendências. Há um grande volume de dados disponíveis nas redes sociais, peneirar e encontrar o ouro depende de foco e visão apurada. 

Para se dar bem essa área é interessante reunir algumas características que listamos abaixo:

– Ter o desejo de estar sempre bem informado;

– Gostar de boa música, tecnologia e cinema;

– Interesse por viagens e pessoas;

– Gostar de estar a par das novidades;

– Ter estilo de vida contemporâneo;

– Ter curiosidade;

– Desenvolver bom relacionamento interpessoal

– Ter visão focada no incomum, naquilo que passa despercebido para os outros. 

Como se tornar um coolhunter?

Para atuar como coolhunter não é necessário ser graduado em nenhum curso superior específico. Porém, há algumas formações que apresentam grande afinidade com essa área, como Comunicação, Marketing, Ciências Sociais e Administração.

Se houver interesse em atuar como coolhunter de uma área específica, é possível buscar por um curso nesse segmento, como Moda, Arquitetura ou Design, por exemplo. 

Em outros países já existem cursos de graduação com foco em habilitar o aluno a identificar tendências. Em Tilburg, na Holanda, há o curso de bacharelado presencial de International Lifestyle Studies na Universidade Fontys. No Brasil, é possível encontrar algumas pós-graduações voltadas para o coolhunting. 

Vale a pena pesquisar também as opções de cursos livres e de menor duração com disciplinas focadas em coolhunting. Estudar a respeito de branding, história da arte e antropologia do consumo é importante para atuar na área. 

Outro tipo de conhecimento que pode ajudar nesse caminho é o Coaching. Fazer cursos e especializações em Coaching contribui para melhorar a sua capacidade de análise e observação das pessoas. Essa metodologia pode ser de grande auxílio para identificar comportamentos sociais de destaque. 

Gostou de saber mais sobre a profissão de coolhunting? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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