Curso para palestrantes

Homem realizando uma palestra

O curso de palestrantes do IBC oferece todas as possibilidades para a melhoria de diversos aspectos da comunicação.

Oratória impecável, conhecimentos, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, habilidades com as palavras, automotivação, de potencializar pessoas, senti-las e obter delas o melhor. Esses são alguns atributos fundamentais dentro da atuação profissional daqueles que têm a oratória como principal ferramenta de trabalho. Mas será que a pessoa nasce com essas habilidades ou pode desenvolvê-las através de um curso para palestrantes?

Continue lendo para saber mais a respeito dessa carreira e se dá para segui-la fazendo um cursos ou se é necessário nascer com esse dom.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é um curso para palestrantes?

Como o próprio nome sugere, um curso para palestrantes é aquele destinado a pessoas que desejam desenvolver todas as habilidades citadas no início deste artigo. É um tipo de formação destinada tanto para aqueles que desejam dar palestras como atividade principal, quanto para quem deseja agregar à sua carreira atual.

Se você sente que tem um talento nato para palestrar ou mesmo não tem tanta desenvoltura para falar em público e deseja ter, fazer um curso como esse pode ser bastante interessante. Vale mencionar que, além de cursos destinados exclusivamente para isso, existem outros mais abrangentes que tratam da comunicação e de outros aspectos importantes para o desenvolvimento.

Esse é o caso da formação Professional & Self Coaching, do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Nele, é possível trabalhar aspectos da comunicação que vão além do falar e ouvir, como através de uma ferramenta do Coaching que chamamos de “ouvir na essência”.

Ouvir na essência é parar para ouvir o que o outro tem a dizer em um ambiente de partilha de experiências e cocriação. Quando ouvimos uma pessoa na essência, demonstramos interesse e respeito a ela, que são fatores básicos para estabelecer conversas verdadeiramente construtivas. E isso pode perfeitamente ser aplicado a palestras.

10 Dicas para se tornar um palestrante

Confira abaixo algumas dicas valiosas para se tornar um palestrante de alta performance.

1. Defina um tema adequado

A palestra deve agregar conhecimento para aqueles que dedicarem tempo a assisti-la. Por isso, escolha um tema que seja adequado e responda às necessidades do público, entregando soluções realmente efetivas às pessoas. Vale ressaltar, ainda, que você deve dominar plenamente o assunto que será tratado, para conseguir falar com confiança e propriedade.

2. Utilize a linguagem corporal a seu favor

O corpo fala e é importante alinhar a mensagem passada por ele com o que estiver falando. Nesse sentido, atente-se à sua postura, aos movimentos que faz com as mãos, à expressão facial. Todos esses aspectos irão contribuir para que se expresse de forma coerente.

3. Conheça seu público

Para que a palestra gere os resultados desejados, a mensagem deve ser entendida claramente pelo público. Portanto, utilize uma linguagem adequada e que esteja de acordo com o perfil, faixa etária, cultura e nível educacional dos participantes.

Tenha sempre em mente que a palestra deve ter como centro o público e não você. Logo, por mais que vá compartilhar experiências pessoais, lembre-se de que o objetivo é fazer com que eles assimilem o conteúdo e se beneficiem dele de alguma maneira.

4. Crie Rapport

A melhor forma de fazer com que seus ouvintes se engajem na palestra é estabelecendo uma conexão de rapport, uma eficiente ferramenta para criar empatia com o público. A dica anterior já é um passo importante para isso, outras ações que poderão te ajudar a se conectar ao seu público são: contato visual, expressão facial, tom e intensidade de voz, linguagem corporal.

Em outro artigo falamos em mais detalhes o que é rapport, com dicas para aplicar a técnica. Acesse e confira!

5. Use recursos audiovisuais com sabedoria

Os recursos visuais são uma forma de atrair e manter a atenção do público e tornar o conteúdo que está falando mais claro. Entretanto, é preciso evitar o excesso, como um vídeo longo demais, por exemplo, que pode acabar quebrando a sua conexão com o público. Se for utilizar slides, insira palavras-chave da sua fala com imagens que tenham relação com o assunto.

6. Entenda que o nervosismo é natural

Por mais que estude e se especialize, talvez o nervosismo antes de uma palestra nunca desapareça. E antes que pense que isso é ruim, saiba que é totalmente natural. Afinal, por mais que se acostume estar à frente de muitas pessoas, cada público é único e, consequentemente, cada apresentação também.

O que as experiências e o conhecimento irão te trazer é confiança para lidar com esse nervosismo e controlá-lo. Portanto, não espere que palestrar se torne uma atividade comum em sua vida, porque é exatamente o tal frio na barriga que torna as coisas significativas e especiais.

7. Pratique com amigos e familiares

Sempre que for palestrar sobre um assunto novo, pratique antes com amigos e familiares. Se apresentar a pessoas próximas permitirá que adquira confiança e peça feedbacks de pontos em que pode melhorar. Entretanto, apenas selecione amigos e familiares dispostos a te ajudar a crescer, evitando aqueles que costumam apenas criticar sem acrescentar.

8. Deixe sua personalidade transparecer em suas palestras

O seu maior diferencial é ser você, portanto, deixe a sua personalidade transparecer durante as suas palestras. Se é uma pessoa bem-humorada, demonstre isso, conte experiências que viveu.

O público irá se identificar se você mostrar que é uma pessoa real como elas, que tem dúvidas, que erra, aprende e cresce. É isso o que irá tornar a sua palestra memorável e fazer com que tenham o desejo de te escutar por horas a fio.

9. Valide o resultado

Toda palestra tem como objetivo oferecer um aprendizado. Para se certificar de que a apresentação atingiu o resultado desejado, utilize métodos que estimulem o público a colocar o conhecimento em prática, de modo a aplicá-lo em sua realidade.

10. Encerramento

Sempre finalize a palestra estimulando o público a se comprometer com os novos aprendizados, a fim de gerar as mudanças e melhorias desejadas inicialmente. Todas as vezes em que tiver a oportunidade, peça um feedback de seu público para identificar se as estratégias utilizadas foram realmente efetivas.

Este artigo foi útil para você? Comente abaixo e compartilhe as dicas com seus amigos que são ou que gostariam de ser palestrantes.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010