
O curso de palestrantes do IBC oferece todas as possibilidades para a melhoria de diversos aspectos da comunicação
Oratória impecável, conhecimentos, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, habilidades com as palavras, capacidade nata de motivação, de potencializar pessoas, senti-las e obter delas o melhor; estes são alguns itens fundamentais dentro da atuação profissional dos palestrantes, mas será que estes dons nascem com o palestrante ou precisam ser desenvolvidos?
As respostas permeiam as duas alternativas e vão mais longe, pois além da capacidade de comunicar-se bem é preciso desenvolver a habilidade de utilizar as palavras, com maestria, para alcançar e desenvolver nas pessoas aquilo que elas têm de essencial para gerar ações que levem todo o sistema envolvido ao estado desejado.
Para te ajudar a se tornar um palestrante extraordinário, separei algumas dicas que podem contribuir neste processo. Confira!
Preencha AGORA o formulário para descobrir!
5 Dicas para se tornar um palestrante
Confira abaixo alguns fatores necessários para se tornar um palestrante de alta performance:
Defina um tema adequado
A palestra deve agregar conhecimento. Por isso, escolha um tema que seja adequado e responda às necessidades do público, entregando soluções realmente efetivas para quem assiste a palestra. Vale ressaltar, ainda, que você deve deve dominar plenamente o assunto que será tratado.
Conheça seu público
Para que a palestra gere os resultados desejados, a mensagem deve ser entendida claramente pelo público. Portanto, utilize uma linguagem adequada e que esteja de acordo com o perfil, faixa etária, cultura e nível educacional dos participantes da palestra.
Crie Rapport
A melhor forma de fazer com que seus ouvintes se engajem na palestra é estabelecendo uma conexão de rapport, uma eficiente ferramenta para criar empatia com o público.
Valide o resultado
Toda palestra tem como objetivo oferecer um aprendizado. Para se certificar de que a apresentação atingiu o resultado desejado, utilize métodos que estimulem o público a colocar o conhecimento em prática, de modo a aplicá-lo em sua realidade.
Encerramento
Sempre finalize a palestra estimulando o público a se comprometer com os novos aprendizados, a fim de gerar as mudanças e melhorias desejadas inicialmente. Sempre que tiver oportunidade, peça um feedback de seu público para identificar se as estratégias utilizadas foram realmente efetivas.
Caso queira desenvolver e aprimorar suas habilidades, os cursos para palestrantes são uma excelente alternativa para aqueles que buscam atuar neste mercado. Na formação Professional & Self Coaching do IBC, é possível trabalhar aspectos da comunicação que vão além do falar e ouvir. Dispondo de uma ferramenta do Coaching, que chamamos de “Ouvir na essência”. Ouvir na essência é parar para ouvir o que o outro tem a dizer em um ambiente de partilha de experiências e cocriação. Ouvir na essência demonstra interesse e respeito ao outro, fatores básicos para estabelecer conversas verdadeiramente construtivas.
Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos que são ou que gostariam de ser palestrantes.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.