Dia do Professor: qual a importância dessa profissão?

professora escrevendo no quadro

Veja 15 Professores que fizeram história.

O Dia do Professor é comemorado todos os anos no Brasil em 15 de outubro. A data é uma referência ao decreto baixado por Dom Pedro I em 1827, que determinou a criação do chamado Ensino Elementar. A lei citava diversos aspectos importantes para a educação, como a forma de contratação e salário dos professores, além do conteúdo que deveria ser ensinado aos alunos.

É importante destacar que o Dia do Professor apenas começou a ser comemorado mais de um século depois, em 1947, e oficializado em 1963. A data foi escolhida por representar um marco importante na educação do nosso país.

Além de conhecer a origem da data, é importante refletirmos sobre a importância dessa profissão. Afinal, o professor é o profissional que forma todos os outros e contribui para a construção de um Brasil melhor para todos.

Siga a leitura para saber mais sobre a carreira de professor, sua importância, curiosidades e conhecer a história de alguns professores que fizeram história.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Dia do Professor: uma data para comemorar e honrar!

O Dia do Professor é uma data em que relembramos a importância que esse profissional tem para a sociedade. Embora essa relevância deva ser lembrada todos os dias, ter um dia especial no ano é uma forma de reforçarmos essa ideia.

Mesmo que a profissão conte com uma grande variedade de categorias, incluindo os ensinos fundamental, médio, técnico e superior de diversas áreas do conhecimento, todas elas são importantes. Afinal, um médico precisou de professores desde o jardim de infância até chegar à faculdade.

Para cada fase do desenvolvimento há um professor para acompanhar, seja no início da vida letiva para aprender as primeiras letras, até chegar ao ensino técnico e à universidade. Em cada uma dessas etapas o profissional atua transferindo conhecimento através de poderosas conexões com os alunos.

3 Curiosidades sobre a profissão de professor

O magistério está entre as profissões mais antigas do mundo. Confira algumas curiosidades sobre a carreira de professor.

  1. A formação atual das salas de aula, com alunos enfileirados com um quadro à frente, surgiu apenas na segunda metade do século XIX. Antes disso, o ensino funcionava de uma forma bastante diferente. Os professores ensinavam o conteúdo a alguns alunos que tinham mais facilidade para aprender que, em seguida, repassavam o conteúdo aos colegas.
  2. Em 1835 foi criada em Niterói, no Rio de Janeiro, a primeira escola para formação de professores de nível médio no Brasil.
  3. Antes do decreto de Dom Pedro I em 1827, o ensino no Brasil era restrito às famílias ricas. Os professores atuavam em escolas privadas ou eram contratados para lecionar na casa dos alunos.

15 Professores que fizeram história

Todo professor se torna parte da história de seus alunos. Alguns deles se destacam por terem sua trajetória reconhecida mundialmente, conheça alguns exemplos e se inspire!

1. Anne Sullivan

Anne Sullivan é conhecida como a professora de Helen Keller, uma menina que nasceu cega e surda. A profissional desenvolveu técnicas que pudessem ajudar sua aluna a entender e explorar o universo ao seu redor. O esforço deu certo e Helen se tornou a primeira pessoa surdocega do mundo a se formar na universidade.

2. Booker T. Washington

Nascido escravo nos Estados Unidos, Booker T. Washington foi libertado com cerca de 9 anos de idade e logo precisou trabalhar para ajudar sua família. Com muito esforço, iniciou os estudos e se dedicou à educação de crianças e adultos na Virgínia Ocidental.

3. Eleanor Roosevelt

Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt era uma grande defensora dos direitos humanos e da educação. Professora de literatura e história, ensinava seus alunos a importância do pensamento crítico.

4. Emma Willard

Emma Willard foi uma das primeiras ativistas a lutar pelos direitos das mulheres e usou a educação para promover a causa. Ela fundou o Troy Female Seminary em 1821, que foi a primeira escola feminina voltada para o ensino superior.

5. Erin Gruwell

A história de Erin Gruwell a inspirou a escrever um livro que também virou filme: “Escritores da Liberdade”. Seu diferencial era o incentivo aos alunos a escreverem diários e gravarem vídeos sobre suas vidas.

6. Gabriela Mistral

A educadora Gabriela Mistral atuou ativamente na luta para que chilenos de todas as classes sociais tivessem acesso à educação. Sua dedicação foi reconhecida através de um Prêmio Nobel.

7. Golda Meir

Golda Meir foi a primeira mulher primeira-ministra de Israel. Como professora, ensinou crianças a ler e escrever antes de se mudar para a Palestina com o marido. Sua carreira política durou quase 30 anos, em 1974 anunciou que renunciaria ao cargo por problemas de saúde.

8. Hanan al-Hroub

A professora palestina Hanan al-Hroub se dedica a ensinar crianças que foram traumatizadas pela violência. Sua abordagem diferenciada rendeu a ela o Global Teacher Prize em 2016, prêmio direcionado a professores que se destacam no mundo.

9. Jaime Escalante

O professor boliviano Jaime Escalante foi viver nos Estados Unidos em 1963. Ele marcou a vida de muitos alunos ensinando cálculo na Garfield High School. Sua fama entre os alunos serviu de inspiração para o livro “Escalante: The Best Teacher in America” e o filme “O Preço do Desafio”.

10. Joe Clark

Joe Clark é o professor da vida real que inspirou a história de um filme bastante conhecido: “Meu Mestre, Minha Vida”. De forma criativa e empática, ele ajudou diversos alunos a se manterem longe das drogas e das gangues.

11. Kakenya Ntaiya

A professora queniana fundou um internato para meninas como forma de protegê-las de ações comuns no país, como casamento forçado e a mutilação genital. Seu trabalho como ativista e educadora lhe rendeu diversos prêmios.

12. Maria Montessori

O famoso Método Montessori foi criado pela médica e educadora Maria Montessori. Basicamente, sua ideia é que, mais do que receber instruções, as crianças possam aprender através da experimentação, praticando o que aprendem.

14. Marva Collins

Professora em escolas públicas de Chicago, nos Estados Unidos, Marva Collins abriu uma escola particular de baixo custo no prédio onde morava para crianças e jovens de baixa renda da região. Através de seu próprio método, ajudava os alunos a superarem problemas comportamentais.

15. Salman Khan

Salman Khan se destacou ao usar o poder da tecnologia para democratizar o acesso à educação. Ele é fundador da Khan Academy, uma plataforma online gratuita com milhares de aulas de diversos temas.

O Dia do Professor é uma data em que se celebra um profissional essencial para a construção de um mundo melhor e mais justo para todos. Tem algum professor que marcou a sua história? Conte-nos abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a mensagem adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010