Dinâmicas de integração em grupo: saiba como conduzir

A maioria das pessoas já passou por uma dinâmica de grupo em equipe, seja em um processo seletivo, em um curso ou na própria organização em que trabalha.

Esse tipo de atividade tem diversas finalidades: conhecer melhor o perfil comportamental de um candidato, aprimorar ou desenvolver alguma habilidade, saber como uma equipe se comporta em determinadas situações — como trabalhar sob pressão ou lidar com uma situação inusitada —, entre outras.

dinâmica de integração em grupo

Dinâmicas de integração de grupo: como conduzir

Para conduzir a dinâmica de integração de grupo com excelência, é preciso de um profissional capacitado em gestão de pessoas, em análise de perfil comportamental, percepção de comportamentos sabotadores e colaborativos, de potencial de desenvolvimento, de perfil de liderança, entre outras habilidades e competências.

[php_everywhere instance=”2″]

Isso porque a atividade tem um objetivo a ser alcançado de maneira assertiva e, por isso, não é simples de ser aplicada: deve-se estar ciente de onde se quer chegar com a dinâmica. Na maioria das vezes, o objetivo é fazer com que uma equipe — formada por profissionais de diversas áreas e perfis distintos — se engaje para desenvolver um mesmo trabalho, chegando ao resultado esperado, minimizando os conflitos e eliminando o estresse.

O Coaching é um ótimo aliado para quem deseja aplicar com assertividade as dinâmicas de integração de grupo. Ele pode oferece técnicas e ferramentas que permitem que o profissional aplique a dinâmica de maneira a perceber as diferenças de cada participante, fazendo com eles interajam a fim de criar sinergia, conexão, engajamento e cheguem ao objetivo.

Entre as ferramentas oferecidas no curso de Coaching do IBC, o Coaching Assessment  se destaca por ter muito a agregar aos profissionais que conduzem dinâmicas de interação de grupo. Trata-se de um software que permite a identificação dos pontos importantes de cada pessoa, bem como dezenas de outras informações que contribuem significativamente para avaliação do profissional e para apontar como ele pode contribuir na organização.

Para utilizar o Coaching Assessment, é necessário que o profissional passe pelo curso de formação Professional and Self Coaching – PSC, ou o de Consultor de Análise Comportamental, ambos oferecidos pelo IBC. Potencialize sua carreira, faça IBC!

[php_everywhere instance=”1″]

Foto: © Depositphotos.com / andresr

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010