Entenda o que é Assessment e sua ligação com a metodologia Coaching

desenho na lousa

Excelente ferramenta de avaliação profissional, o Assessment consegue levantar dados importantes referentes ao perfil de uma pessoa.

Assessment é o nome dado a um conjunto de técnicas que são muito utilizadas pelas empresas para avaliar o desempenho de colaboradores, de candidatos em processos seletivos e, também, para medir a evolução em programas de desenvolvimento. Além disso, é usado por profissionais de Coaching, para acompanhar a evolução dos coachees (clientes) ao longo do processo.

Neste artigo falaremos a respeito dos benefícios que o assessment pode oferecer para aqueles que buscam se desenvolver a fim de alcançar a alta performance, acompanhe!

O que é Assessment?

A palavra assessment vem do inglês e significa avaliação, o que já nos dá uma ideia do que se trata. Utilizado para descrever informações de pessoas que estão realizando o processo de Coaching ou que fazem parte da equipe de colaboradores de uma empresa, o Assessment é o nome dado a um conjunto de ferramentas com diferentes formatos e que consegue avaliar competências e eficiências, a fim de promover o autoconhecimento e garantir o desenvolvimento.

Conversar com uma pessoa, analisar seu currículo, observar a forma como ela reage a diferentes estímulos dentro de uma dinâmica de grupo, são formas de avaliar bastante utilizadas em processos de seleção. Contudo, nenhum desses métodos consegue trazer uma visão mais profunda de um indivíduo e é exatamente esse lugar mais profundo que as ferramentas de Assessment alcançam.

Para uma organização, o Assessment ajuda a estabelecer métricas e auxilia no recrutamento e na avaliação do desempenho dos seus colaboradores. Além disso, as ferramentas ajudam a construir equipes eficientes e auxiliam na gestão motivacional, mapeando o comportamento das pessoas para que seja possível prever as possibilidades e circunstâncias nas quais os colaboradores se encontram.

Como o Assessment é aplicado?

Como mencionado anteriormente, Assessment é um conjunto de técnicas, sendo assim, existem vários modelos disponíveis de testes atualmente. Uns são mais básicos e outros mais aprofundados, como é o caso daqueles que são desenvolvidos por grandes organizações especializadas em desenvolvimento pessoal e que, por isso, são pagos.

Cada empresa ou profissional de Coaching deve escolher as ferramentas que julgarem mais adequadas para os seus objetivos. Por isso, vale a pena pesquisar para conhecer um pouco mais a respeito das existentes. Em muitos casos, vale a pena investir em uma opção paga, porque os resultados serão realmente confiáveis.

Basicamente, os testes vêm na forma de formulário, os participantes preenchem e, então, as respostas são avaliadas de acordo com a ferramenta utilizada. Em empresas, é interessante que os supervisores dos colaboradores respondam o questionário sobre eles. Assim, poderão saber se as expectativas e percepções estão alinhadas e, se não estiver, acertarem os ponteiros.

Tipos de Assessment

O Assessment pode ser aplicado de várias maneiras, como: verificar o alinhamento do colaborador em relação à cultura da empresa, medir seu desempenho, conhecer melhor uma pessoa e dentro do processo de Coaching. Saiba mais sobre esses quatro tipos de Assessment a seguir.

Assessment de cultura

Para que uma empresa se desenvolva e alcance os resultados esperados, é preciso que toda a sua equipe esteja alinhada à cultura organizacional, o que inclui missão, visão e valores. O Assessment funciona como uma forma de avaliar até que ponto os colaboradores estão agindo em conformidade com esses aspectos.

Assessment de desempenho

Uma organização espera que seus colaboradores se desenvolvam ao longo do tempo, inclusive, muitas investem em programas de treinamento voltados para isso. Medir essa evolução é fundamental para saber se o desenvolvimento está como o esperado e identificar eventuais problemas, e essa é mais uma utilidade das ferramentas de Assessment.

Assessment pessoal

O autoconhecimento é a chave do crescimento, em todos os aspectos. Através de ferramentas de Assessment pessoal fica mais simples se conhecer, identificar pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos. Elas costumam ser usadas por empresas para identificar se um candidato tem realmente o perfil necessário para assumir determinado cargo.

Coaching Assessment

O Coaching Assessment é utilizado tanto por coaches com os seus clientes, quanto por profissionais de RH que tenham como função promover o desenvolvimento de seus colaboradores. Consiste em identificar os pontos a serem desenvolvidos através do teste e, posteriormente, medir os resultados alcançados.

4 Ferramentas de Assessment e suas funções

Existem diversas ferramentas de Assessment que são utilizadas para fins diferentes, como mostramos anteriormente. A seguir, você irá conhecer um pouco mais a respeito das mais conhecidas, confira!

1 – DISC

Uma das mais conhecidas ferramentas de Assessment, o método DISC é um acrônimo para: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela. Todo indivíduo possui essas quatro características, porém, em proporções diferentes e o objetivo do teste é exatamente identificar o quanto uma pessoa é dominante, influente, estável e cautelosa.

2 – MBTI

Baseada nas teorias de Jung, a ferramenta MBTI, também chamada de Tipologia de Myers-Briggs, é uma das mais usadas do mundo. Possui o mesmo objetivo do DISC, que é conhecer a personalidade de uma pessoa, incluindo suas características e preferências. Geralmente, é aplicada na forma de um questionário.

3 – Avaliação 360°

Como o próprio nome sugere, é uma avaliação que traz um panorama completo sobre um indivíduo, incluindo seu perfil comportamental, pontos fortes e de melhoria, atitudes, habilidades técnicas e capacidades. Oferece uma perspectiva ampla para que as pessoas se conheçam melhor e se planejem para trilhar um caminho de desenvolvimento.

4 – Roda da Vida

Criada pelo escritor e palestrante motivacional Paul J. Meyer, a Roda da Vida é uma ferramenta de Assessment amplamente utilizada dentro do processo de Coaching e por pessoas que desejam se conhecer melhor e se desenvolver. Consiste em um questionário na forma de círculo com fatias que representam cada área da vida, que estão divididas em quatro partes, que são: qualidade de vida, pessoal, relacionamentos e profissional.

Conseguiu compreender o que é o Assessment e como essa forma de avaliação pode ser útil para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa ou pessoa? Caso você tenha interesse em conhecer ainda mais sobre essas ferramentas, que tem sido amplamente procuradas por gestores e líderes, faça o curso Analista Comportamental do IBC!

Aproveite para deixar seu comentário a respeito do assunto abaixo e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Imagem: docstockmedia / Shutterstock

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010