Freelancer – 7 Dicas para você conquistar mais visibilidade na sua área

Homem trabalhando no computador.

Veja os principais benefícios de atuar como freelancer.

Atualmente, muitos profissionais têm dado preferência para atuarem como freelancer e há aqueles que o fazem por necessidade. Independentemente da motivação, esse é um tipo de carreira em que o próprio indivíduo é o responsável por se vender no mercado e conquistar seu espaço. Portanto, é preciso se atentar a aspectos que vão além do trabalho em si.

Se você é freelancer ou pensa em se tornar, as dicas que iremos compartilhar poderão te ajudar a conquistar mais visibilidade na sua área. Siga a leitura para saber mais.

[php_everywhere instance=”2″]

Dicas para freelancer – Ações para conquistar visibilidade

Um profissional freelancer precisa se atentar a detalhes que não fazem parte da rotina de profissional da mesma área que atua como colaborador de uma empresa. Afinal, quando se trabalha de forma autônoma, você passa a ser a empresa. Além de ser bom no que faz, é preciso agir de modo a conquistar visibilidade no mercado e atrair cada vez mais clientes.

Veja, a seguir, sete dicas para conquistar o seu espaço e se firmar na sua área como freelancer.

1. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são um campo fértil para freelancers conquistarem visibilidade, o que se aplica à internet de modo geral. Então, encontre as melhores formas de se apresentar ao mundo, considerando o tipo de trabalho que realiza e o público-alvo.

Vale mencionar que, além das redes sociais mais famosas, como Instagram, YouTube, TikTok e outras, em se tratando de carreira, é interessante estar presente no LinkedIn. Por ser uma plataforma voltada para profissionais, oferece grandes oportunidades de fazer contatos e até conseguir trabalhos.

2. Ofereça serviços de alta qualidade

Uma ação básica para ter mais visibilidade como freelancer é oferecer serviços de alta qualidade. Parece óbvio falar sobre isso, mas é preciso sempre se atentar a toda a experiência dos clientes, o que inclui desde o primeiro contato até a entrega do trabalho.

Boa comunicação, abertura para sugestões e pontualidade são os pilares de um atendimento de excelência. Vale lembrar que a experiência positiva de um cliente pode se transformar em indicações e parcerias futuras.

3. Trabalhe em parceria com outros freelancers

Mais uma maneira interessante de conquistar visibilidade como freelancer é trabalhando em parceria com outros profissionais. Contudo, para não haver conflito de interesses, esses parceiros devem realizar atividades complementares à sua.

Por exemplo, se você atua como designer, pode fechar parcerias com um programador, para o desenvolvimento de sites e aplicativos, e social media, para postagens em redes sociais. Assim, poderão compartilhar clientes e oferecer pacotes de serviços completos, beneficiando ambos.

4. Faça networking

Fazer networking é importante em qualquer carreira e no caso do freelancer tem um peso especial. Afinal, é assim que poderá conseguir a maior parte dos seus clientes. Quanto mais pessoas te conhecerem e saberem do seu trabalho, mais requisitado será.

Existem muitas formas de conseguir isso, como: buscando conhecer pessoas da sua área, indicando o trabalho dos contatos (a tendência é que retribuam), sendo um usuário ativo do LinkedIn e mantendo as conexões ativas.

5. Saiba valorizar o seu trabalho

A valorização do seu trabalho é mais uma forma de conquistar visibilidade aliada à credibilidade. Existe um ditado popular que diz que se você não se valorizar ninguém irá fazer isso em seu lugar. Embora pareça um clichê, é a realidade e deve ser levado em conta.

Para valorizar o seu trabalho é preciso precificar corretamente os seus serviços, evitando definir valores baixos demais. No início da carreira é natural ter preços um pouco mais baixos e ir aumentando conforme for ganhando experiência. Entretanto, é preciso haver limites para não reduzir excessivamente e se desvalorizar.

Considere isso também ao divulgar seu trabalho, demonstrando disponibilidade para atender os clientes, mas sem parecer que está sem trabalho algum. Por exemplo: em vez de fazer publicações falando que tem disponibilidade para atendimentos, mude as palavras e acrescente que possui alguns horários, mas que estão se esgotando. É um detalhe que funciona como um gatilho de escassez, para que pessoas que estão pensando em entrar em contato tomem uma atitude rapidamente.

6. Feche parcerias em troca de visibilidade

No início da carreira, é válido fechar parcerias em troca de visibilidade. Assim, você oferece seus serviços sem custo ou por um valor reduzido e, em troca, a pessoa ou empresa divulga o seu trabalho.

Essa parceria pode ser feita de diferentes formas, variando de acordo com a sua área de atuação. Uma situação bastante comum atualmente envolve influenciadores digitais. Se você é fotógrafo, por exemplo, pode fazer um ensaio fotográfico com um influenciador da sua cidade e, em troca, ter seu trabalho divulgado para os seguidores dele.

Mais uma forma de se tornar conhecido e, ao mesmo tempo, realizar uma boa ação é se envolvendo em causas sociais como voluntário. Existem muitas maneiras de fazer isso, procure uma causa com a qual se identifique e ofereça seu trabalho como forma de apoio.

7. Participe de eventos da área

Por fim, uma forma tradicional de conquistar mais visibilidade e que continua sendo bastante válida é a participação em eventos da sua área. Além de ser uma forma de adquirir conhecimento, estar em um ambiente com pessoas que atuam ou têm interesse no mercado em que você atua é muito interessante.

Sempre que tiver essa oportunidade, desfrute dela. Assim, poderá aproveitar para fazer networking e ampliar cada vez mais a sua rede. Porém, lembre-se, não basta trocar telefones e adicionar no LinkedIn, é preciso manter as conexões.

Benefícios de atuar como freelancer

Muitos profissionais têm deixado os benefícios e a segurança de um emprego convencional para atuarem como freelancers. Embora seja um tipo de trabalho que requer muita organização e disciplina, pode ser bastante vantajoso. Veja quais são os principais benefícios.

  • Flexibilidade de horário;
  • Liberdade para decidir quais trabalhos irá realizar;
  • Possibilidade de aumento de ganhos;
  • Poder trabalhar em casa ou no local que preferir.

Lembrando que é uma carreira que também tem desvantagens, com destaque para a instabilidade financeira. Entretanto, é um ponto que pode ser contornado através de um bom planejamento.

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar a dica com amigos que atuem como freelancer!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010