Gestor de Tráfego: quem ele é e qual o seu papel?

Mulher trabalhando no computador

Confira os tipos de Gestor de Tráfego.

A estratégia de Gestão de Tráfego tem grande impacto dentro das ações de Marketing Digital por focar na atração de visitantes para páginas na internet. Essa atração é realizada por meio da veiculação de anúncios.

O profissional por trás dessa atividade é o Gestor de Tráfego, que entre outras coisas, é responsável por adquirir cliques em canais pagos como Social Ads (Instagram, Facebook, Linkedin, etc) e Google.

A função pode ser chamada também de Gestão de Mídia Paga e ainda não conta com muitos profissionais qualificados. Trata-se de uma área de atuação promissora, mas que demanda comprometimento com a preparação. Continue lendo para entender mais sobre quem é o Gestor de Tráfego e qual é o seu papel. 

Quem é o Gestor de Tráfego?

Como o próprio nome sugere, o Gestor de Tráfego é o profissional responsável pela geração do tráfego em um site. Para realizar essa função, é importante ter amplo conhecimento analítico.

As atividades dessa profissão incluem análise de dados para entender qual é o melhor canal para divulgar a página. Também é essencial conhecer as possibilidades de otimização e a relação e uso de métricas. 

O profissional que deseja se tornar um Gestor de Tráfego de sucesso deve ter afinidade tanto com tecnologia quanto com Marketing. Essa função demanda conhecimento mais profundo do que apenas os conteúdos de mídia de paga. Lembramos que faz parte do trabalho desse profissional a compra de tráfego pago e geração de tráfego orgânico. 

O papel do Gestor de Tráfego

Acima explicamos quem é o profissional de Gestão de Tráfego e a partir daqui apresentaremos o seu papel a partir das suas funções. Ressaltamos que o cargo não se restringe somente à compra de mídia paga. Em muitos casos, o profissional precisará realizar campanhas de marketing e gerenciar a publicidade da marca. 

1. Planejamento

Uma das funções básicas do Gestor de Tráfego é o planejamento das ações de marketing da marca com foco nessa estratégia. Para isso, esse profissional gera estudos de palavras-chave e dos públicos-alvo. Também delineia e implementa campanhas de marketing.

2. Desenvolvimento de campanhas de Mídia Paga

O trabalho de Gestão de Tráfego não se restringe apenas à criação e otimização de campanhas de Mídia Paga, mas tem nessa área seu grande foco.

3. Distribuição de verba

Cabe a esse profissional realizar a distribuição da verba corporativa para os canais de Mídia Paga. A porcentagem dos recursos investidos em cada mídia deve ser determinada a partir de um profundo estudo de mercado. 

4. Análise das campanhas de mídia

O Gestor de Tráfego precisa realizar uma análise minuciosa das campanhas de mídia. O acompanhamento é determinante para entender se os investimentos estão trazendo retorno. A partir dessa avaliação é possível inclusive traçar estratégias de melhoria. 

5. Atividades práticas nos diferentes canais

Outro papel desempenhado pelo Gestor de Tráfego é o de criar contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para seus clientes. Essa é uma área que demanda profundo conhecimento em diferentes ferramentas e canais. 

6. Desenvolvimento de relatórios ou Dashboards

Também é uma das funções do Gestor de Tráfego gerar relatórios ou Dashboareds para mensurar os resultados obtidos pelas contas. Os relatórios devem contar sempre com as informações de “porquê” e “o quê”.

O porquê se caracteriza pelo diagnóstico, isto é, o motivo pelo qual tal performance foi conquistada. Já o quê diz respeito ao que está sendo realizado para manter ou otimizar uma conta, as ações de melhoria. 

Ressaltamos que essas funções podem mudar de acordo com a empresa ou a agência em questão. A complexidade da função pode variar de companhia para companhia, demandando outras qualidades por parte do profissional. 

Por que o Gestor de Tráfego é importante no mercado atual? 

O profissional de Gestão de Tráfego está se tornando um dos protagonistas da equipe de marketing digital. Essa função é estratégica para um bom desempenho da companhia no âmbito digital por uma série de razões.

Uma das razões pelas quais essa função está sendo bastante valorizada é que entre 50% e 70% do esforço de marketing deve ser feito no topo do funil de vendas. Independentemente da variação de estratégia de uma campanha para outra. 

Após o visitante ser convertido em Lead, se torna um ativo para a equipe de marketing, podendo responder positivamente a outras campanhas. Para que isso aconteça, é essencial ter um bom Gestor de Tráfego, pois é ele quem atrairá um bom volume de visitantes ou Leads

A importância desse profissional também se relaciona com o fato de haver escassez de candidatos bem preparados para essa função. Essa é uma função que precisa ser realizada em empresas de diferentes segmentos que estão migrando para o mundo digital. 

Tipos de Gestor de Tráfego

A área de Gestão de Tráfego pode ser bastante diversa. Há uma ampla gama de ferramentas e canais para gerir na busca por atrair mais visitantes para uma página. Confira a seguir os principais tipos de profissionais atuantes nessa área. 

Social Ads

O Gestor de Tráfego de Social Ads tem entre as suas funções a criação de anúncios em Redes Sociais como Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads. As suas atividades estão concentradas no perfil dos potenciais clientes ou das personas. Conhecer os interesses e especificações de cada público como idade, sexo, entre outros, é importante para a criação de aderência. 

Google Ads

O Gestor de Tráfego do tipo Google Ads atua mais direcionado para os interesses do público no momento. Os anúncios são gerenciados para serem exibidos em buscas feitas pela internet.

As ferramentas e técnicas devem ser bem conhecidas por esse profissional para que ele possa chegar a uma boa quantidade e qualidade de palavras-chave. São empregadas diferentes estratégias de anúncios.

Outros

Dentro da função de Gestão de Tráfego há também modalidades menos utilizadas, mas que também são bastante promissoras. Pode incluir desde as mídias sociais menos usadas para anúncios como, por exemplo, o Twitter até Mídia Programática ou Native Ads. Mesmo sendo pouco usadas, essas mídias podem ser ótimas opções para algumas empresas. 

Multidisciplinar

Esse é o perfil de profissional de Gestão de Tráfego mais buscado no mercado. Trata-se de um indivíduo que consegue a atração de visitantes para diferentes canais como Google, Native Ads, Social Ads, Mídia Programática entre outras. Esse tipo de Gestor de Tráfego possui conhecimento em todas as ferramentas se tornando mais estratégico. 

Agora você já conhece melhor o perfil de Gestor de Tráfego e a sua função!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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