Habilidades sociais mais requisitadas pelo mercado de trabalho

Habilidades Sociais O que são Habilidades Sociais?

 

As habilidades sociais são essenciais para um ambiente profissional. Porém, é fundamental lembrar que estas vão muito além da capacidade de conversar com as pessoas. Ter a capacidade de colocar as características ligadas à comunicação em prática significa gerenciar sentimentos, entender estratégias e administrar pessoas e situações com empatia, justiça e sabedoria. Para saber mais sobre o tema é só continuar lendo o artigo!

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Além da capacidade de dialogar

Provavelmente, você já ouviu “Houston, we have a problem”, ou em tradução livre, “Houston, temos um problema”. A frase foi dita em uma missão mal sucedida da NASA e até hoje tem peso na história da humanidade. A história foi representada na literatura com  livro “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13”, escrito por Jim Lovell, Jeffrey Kluger, e no cinema com o filme “Apollo 13”, de 1995, que foi inspirado na obra.

Apesar de ser uma história trágica, a narrativa dessa missão é uma verdadeira aula de gestão e de pensamento coletivo. Tanto pelo filme quanto pelo livro, é possível conferir a importância de uma liderança empática e estratégica, além da relevância do trabalho em equipe. Além disso, é possível identificar características fundamentais, tais como a boa comunicação, a inteligência emocional e a resiliência.

O mundo do cinema ainda tem outros exemplos muito interessantes a respeito da importância das habilidades sociais. O filme “Amor sem Escalas – Up in the Air”, de 2009, é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Walter Kirn. A história mostra um profissional que tem o trabalho de demitir outros profissionais. Para realizar o seu trabalho, ele viaja até onde a pessoa que será demitida está, pois ele acredita que isso humaniza o processo.

Porém, ele vê o seu trabalho ameaçado quando uma nova colaboradora da empresa propõe que as demissões sejam feitas via videoconferência. Apesar de reduzir os custos, o protagonista acredita no seu método de trabalho e passa a mostrar os benefícios dele como forma de argumentação. Com essa história, é possível extrair lições valiosas sobre estilo de trabalho, análise de prós e contras antes da implantação de novos processos, além da valorização do ser humano em ambiente corporativo.

Os dois exemplos mostram o quanto as habilidades sociais estão muito além do que simplesmente saber conversar com alguém. É preciso entender contextos, ser empático, abrir mão do egoísmo, compartilhar conhecimento e saber trabalhar em grupo. Para que você entenda quais são as competências sociais que o mercado está buscando com mais afinco, continue lendo esse texto.

5 habilidades sociais mais pedidas no mercado

Você sabe quais são as habilidades sociais que o mercado tem valorizado ultimamente? Pois, continue conosco para descobrir quais são as 5 mais importantes para você ficar atento. Confira:

  • Saber se comunicar além de uma simples conversa

Saber se comunicar com qualquer tipo de público de maneira assertiva pode parecer uma característica comum de ser encontrada, mas não é. É preciso entender quem é o seu ouvinte e qual é a necessidade dele para criar um discurso interessante para ele e que traga soluções relevantes. Portanto, é essencial estar em constante aprendizado, estudando sobre o seu público, o mercado e as melhores técnicas de comunicação. Somente dessa forma, a sua mensagem pode ser transmitida e converter as pessoas certas para as suas ideias.

  • Conseguir trabalhar em equipe sem perder a inteligência emocional

Trabalhar com outras pessoas significa conseguir chegar a solução de um problema de forma colaborativa. O desenvolvimento de uma atividade em grupo pode tornar uma entrega mais eficiente e criativa, trazendo retornos financeiros mais interessantes para a empresa. Isso acontece, pois uma equipe profissional é formada por pessoas com diferentes habilidades, experiências e pensamentos, o que deixa as reflexões mais ricas e as entregas mais complexas e completas. Porém, justamente o que torna o trabalho mais interessante pode ser o problema. A diversidade de opiniões em uma discussão exige que os participantes estejam dispostos a entender o lado do outro, assumir erros, dar e receber críticas construtivas e compartilhar conhecimento em apego às criações próprias.

  • Desenvolver o senso de dono no local em que você trabalha

A velha história de que você deve ter o senso de dono da empresa para fazer um trabalho melhor, é verdade. Portanto, dedique-se ao máximo para compreender e aderir a cultura organizacional da empresa. Você pode fazer isso lendo o código de conduta da corporação, observando atentamente o comportamento de colaboradores considerados como exemplos e lendo o manual de cultura, caso a empresa tenha. Esse tipo de ação faz com que você se sinta mais motivado para trabalhar, entregar resultados melhores e se entrosar cada vez mais com os colegas.

  • Ter ética profissional o tempo todo

Não adianta concluir uma atividade com ótimos resultados, se os meios usados para alcançar isso desrespeitam as regras do código de conduta da empresa. Por isso, é essencial que o profissional seja verdadeiro e honesto com todas as suas ações, entregas e comportamentos. Vale lembrar que essa orientação vale para tudo: desde a conversa de corredor, a execução de uma tarefa ou uma reunião com o gestor.

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  • Criar a sua própria motivação para estudar constantemente

Um profissional que busca por excelência na execução das tarefas do dia a dia e por progresso na carreira deve estudar constantemente. É importante estar atualizado em relação às notícias gerais do mundo e do setor em que você trabalha.

Além disso, é fundamental estudar a respeito da história do mercado em que você atua e a evolução da sua profissão, afinal é possível aprender com o passado para fazer um presente mais assertivo e já se preparar para o futuro. O coaching é uma ótima forma de entender melhor a si mesmo e o seu papel no mercado para conseguir enxergar quais são os melhores caminhos para seguir.

Também é essencial conversar com profissionais relevantes do setor, ler artigos relacionados à área e compartilhar conhecimento e novidades com os colegas. A troca de ideias e reflexões é uma maneira inteligente de promover melhores práticas, inovação, tendências e a circulação de sabedoria.

Gostou das dicas? Se você tiver mais é só escrever abaixo nos comentários. É sempre bom compartilhar conhecimento!

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