A importância do estágio na formação profissional

Estágio

O estágio é muito importante pois contribui para formação profissional

 

A vida é pautada por etapas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. No campo do trabalho, o estágio é uma fase importante. O período é uma etapa relevante na vida do estudante e futuro profissional, pois é nele que se começa a perceber como o mercado de trabalho funciona, lidar com pessoas, conquistar experiências e se desenvolver com elas, como uma organização atua e muito mais. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o texto!

O conhecimento que extrapola as paredes da universidade

Embora as universidades sejam repositórios do saber, é impossível absorver todo o conhecimento disponível sobre a área escolhida sentado nas cadeiras da sala de aula. Por isso, é tão importante estudar no meio acadêmico e ainda absorver conhecimento proveniente do dia a dia da profissão e de outros profissionais. Ao fazer um estágio, o estudante tem uma primeira visão clara do realmente acontece no mundo real.

O contato com um mentor

Sabe aquela cena em todo filme de aventura em que o protagonista encontra um personagem mais velho que irá lhe passar todo o conhecimento necessário para prosseguir com a missão? Então, quando um aluno começa em um estágio é exatamente isso que acontece. Nesse sentido, o contato com um mentor é um dos pontos mais importantes para seguir a vida profissional de forma madura.

O contato professoral é indispensável para que o estagiário aprenda lições valiosíssimas baseadas na vasta experiência que o mentor adquiriu depois de anos exercendo a profissão. Em outras palavras, ele irá ensinar os atalhos e melhores caminhos para se alcançar o sucesso.

A importância de o estágio conseguir o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego nem sempre é uma tarefa simples. Um diferencial bastante apreciado por todos os entrevistadores é se o candidato tem experiência na área. Isso faz do estágio uma ferramenta indispensável para entrada no mercado. Já que garantirá um bom nível de conhecimento sobre o trabalho e funcionamento do setor em que pretende se inserir.

O coaching de carreira como estímulo

Para os profissionais que estão ingressando no mercado por meio de um estágio, o coaching de carreira é um ótimo impulso para começar a vida profissional com sucesso. O coach conduz o jovem a realizar um planejamento de carreira assertivo, respeitando suas crenças, valores e desejos futuros, sendo eles profissionais e pessoais.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é a mais moderna e completa do Brasil no assunto. Com técnicas e ferramentas exclusivas, o curso é um poderoso primeiro passo para que o estagiário aprenda mais sobre si mesmo, entendendo quais são seus pontos fortes, aqueles que precisam ser desenvolvidos e outros que ainda necessitam ser descobertos. Ou seja: empoderamento é a palavra.

E o PSC ensina tudo isso e muito mais! Conheça um pouco do conteúdo que a formação ensina:

  • O que é e como exercer o autoconhecimento e autodesenvolvimento;
  • Como desenvolver a inteligência emocional;
  • A história, conceito e fundamento do coaching;
  • O que é processo evolutivo;
  • O que são processos de identidade;
  • O que são crenças limitadoras e como eliminá-las;
  • Quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva;
  • Algumas das principais características de um líder.

Nas 180 horas de curso, o coachee terá acesso a métodos importantes como o Teste de Perfil Comportamental, Roda da Vida, Roda das Competências, Rota de Ação, Teste de Perfil de Personalidade, Feedback 360º, Análise do Campo de Força, Roda da Inteligência Emocional, Rapport, Teste de Sistemas Representacionais, Autofeedback e por aí vai.

Após o término da formação, o coachee (aprendiz) fará grandes progressos na vida profissional e pessoal. E, caso queira, ainda pode seguir com a carreira de coach. Os ensinamentos permitem que você tenha as seguintes certificações: Leader, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das faculdades Monteiro Lobato – FATO), Life Coach, Analista Comportamental, Professional e Self Coach. O Self Coach é baseado na metodologia Self Coaching, criada pelo José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC.

E tem mais! O PSC tem certificação e reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de coaching internacionais, que são: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Outro curso muito interessante é o Leader Coach Training (LCT) é uma formação de líderes de alta performance em que você aprende sobre auto gestão e coaching, liderança, gestão de mudanças, aperfeiçoamento de comunicação e feedback e como formar equipes de alto desempenho.

As aulas teóricas e práticas ensinam sobre todos os quadrantes da liderança; como obter uma filosofia de resultados humanizados; como reter colaboradores considerados como talentos; como aumentar positivamente os índices de clima organizacional; e muito mais.

Entre os conteúdos da formação, o coachee irá aprender sobre a tríade do tempo e produtividade; como fazer um feedback construtivo e assertivo; como aplicar o coaching no dia a dia; como fazer gestão de prioridades de maneira efetiva; como desenvolver a comunicação; quais são os melhores canais de comunicação para transmitir as mensagens corretas; como desenvolver e sustentar as relações interpessoais; como enfrentar a liderança situacional; como lidar com o convívio entre gerações; como desenvolver a empatia; e muitos outros pontos essenciais.

Esse curso é fundamental para o estagiário que já tem os planos de carreira que envolvem a liderança em médio e longo prazo. E, mesmo que o cargo de líder ou gestor não chegue logo, esses ensinamentos não ficarão guardados. Tudo que se aprende pode ser usado no dia a dia profissional e pessoal. Mais do que simplesmente receber ensinamentos para a carreira, o coaching apresenta a evolução diária e que transforma. Afinal, o método empodera e traz mudanças importantes para a vida de qualquer pessoa.

Viu como o coaching pode ser um fator extremamente determinante para a vida de um estagiário? É impossível passar pelo método e não perceber os benefícios em curto, médio e longo prazo. Além do próprio coachee, quem está em volta também percebe. Afinal, além de passar por transformações pessoais e profissionais, o indivíduo também irá transmitir essa imagem para quem convive com ele. As vantagens são para todos no fim das contas.

Por que fazer coaching tão cedo?

O coaching é o tipo de sabedoria ideal para quem está começando. Como essa fase é cheia de descobertas, então, nada mais justo do que descobrir sobre si mesmo. O processo de coaching é profundo e poderoso. Ele permite diversos pontos, tais como entender como você é; compreender quais são as características que merecem mais destaque, pois podem evoluir; observar quais são as virtudes que devem ganhar protagonismo; refletir sobre quais são os pontos que necessitam ser mais trabalhados para que deixem de serem sabotadores; lidar bem com situações de pressão; abrir a mente para estar em processo de desenvolvimento constante; e muitos benefícios essenciais para o progresso.

Os benefícios do coaching não são estagnados. Aliás, eles ensinam justamente a obrigatoriedade de manter os olhos abertos para aprender novos assuntos. Eles são essenciais para que o profissional entenda sua importância dentro de uma empresa e do mercado de trabalho. Mais do que isso: o estagiário já aprende desde o início a valorizar suas competências técnicas e suas habilidades emocionais.  

Conseguiu perceber a importância do estágio? Espalhe o conhecimento compartilhando o nosso artigo nas redes sociais.

 

Copyright: 1032685258 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010