Inovação: Fundamental para o sucesso nas organizações

homem segurando uma lâmpada

Saiba como tornar um profissional inovador.

A busca por colaboradores experientes e com um bom currículo é uma das grandes preocupações dos gestores em uma contratação. E um dos pontos fundamentais na hora da escolha é o poder de inovação do profissional. Ter essa característica é imprescindível nas empresas. 

Buscar se desenvolver é obter vantagens perante aos concorrentes, é aumentar os lucros e gerar melhores resultados. Aprender a inovar é se destacar e ganhar oportunidades na carreira. Hoje, as organizações estão procurando desenvolver a melhoria dessa capacidade de cada um de seus colaboradores. Para isso, oferecem espaços voltados para inovação como laboratórios de pesquisa, por exemplo.

É fundamental que as empresas reconheçam a importância que profissionais inovadores têm para o seu crescimento. A partir desta conscientização, é possível criar, em conjunto com sua equipe, estratégias efetivas para desenvolver soluções eficazes, produtos e serviços inovadores. Assim se alcança o sucesso.

Por que a inovação é fundamental nas organizações?

Há algum tempo, o termo inovação era relacionado apenas ao setor de tecnologia. Contudo, atualmente, essa palavra aparece em diferentes setores como um elemento chave. Toda e qualquer empresa precisa inovar para se manter relevante em seu mercado e não perder espaço para a concorrência.

A velocidade com que as coisas se transformam em nosso dia a dia quase não deixa tempo para pensar a respeito. Logo, ter uma postura inovadora é crucial para continuar sendo a principal escolha do público-alvo.

Os consumidores estão cada vez mais críticos e com acesso a diferentes alternativas. Mais do que concorrentes, todos os dias, surgem produtos/serviços que substituem outros.

Com uma concorrência tão competitiva, não dá para ficar parado vendo a banda passar. É necessário pegar o seu instrumento e sair tocando a sua própria música pelas ruas. Mas, de onde vem essa inovação que é tão necessária para as organizações? A resposta é muito simples, dos profissionais que fazem parte dela.

Quadro de profissionais inovadores

Para que as empresas consigam se manter relevantes é determinante que adotem uma postura inovadora e aberta para as solicitações do mercado. Esse comportamento direcionado para o atendimento das dores do público consumidor é um reflexo dos profissionais que fazem parte do quadro corporativo.

Quando uma organização investe em qualificar os seus colaboradores, tem como resposta o desenvolvimento de sistemas mais inovadores. Ao estar a par do que está acontecendo e do que irá acontecer no mercado, o profissional consegue pensar nas respostas do amanhã. Saber o que o público quer no presente não é mais o suficiente, é imprescindível saber o que ele irá querer no futuro.

Diferencial para a carreira

Para as organizações, é essencial ter um quadro de profissionais inovadores, certo? Logo, aqueles com maior potencial inovador tendem a ser mais requisitados pelo mercado. Um dos grandes diferenciais para a carreira é estar alinhado com esse espírito inovador, ou seja, de buscar sempre a resposta para a pergunta que ainda não foi feita.

A tendência é que, com o passar dos anos, o perfil inovador deixe de ser um diferencial e se torne uma obrigatoriedade. Lembra quando falar inglês dava vantagens competitivas em seleções profissionais?

Atualmente, dificilmente se chega às entrevistas se não tiver um bom nível do idioma. O mesmo acontecerá com a postura inovadora, então, invista na sua formação nesse momento para ter mais do que um diferencial, ter o que mercado exigirá no futuro. 

Confira as dicas para se tornar um profissional inovador:

Agora que você já sabe o quanto a inovação é importante para o sucesso das empresas, vai gostar das dicas de como se tornar mais inovador. Através dessas ações, você poderá se tornar um profissional mais valioso para o mercado. 

1. Desenvolva o conhecimento

Com o aumento da procura por profissionais inovadores, faculdades e escritórios estão desenvolvendo cursos de extensão, especialização, palestras e workshops. O conhecimento adquirido é muito positivo para o crescimento e aumento de produtividade na empresa. Então, toda oportunidade que tiver de se aperfeiçoar não deixe passar. 

2. Melhoria na comunicação

A comunicação abre espaço para a pesquisa, ideias e projetos paralelos entre os colaboradores, o que é fundamental para o crescimento profissional. É importante que todos saibam se comunicar e participem juntos da criação de soluções, definindo um rumo para alcançar com mais rapidez os resultados desejados. Busque por qualificação direcionada a melhorar a sua capacidade comunicativa. Ser claro é imprescindível. 

3. Aprender com os erros

Ver os erros como um avanço é importantíssimo para o crescimento profissional. Os erros servem para serem superados e para aprendermos na prática sobre como corrigir falhas.

Assim, é possível evitar a repetição de padrões prejudiciais e fazer algo de forma melhor, para que na próxima vez tudo saia como o planejado. Quem não entende os erros como ensinamentos deixa de ter acesso a um amplo conhecimento. 

4. Menos “eu” e mais “nós”

Esse é o momento de crescimento e interação com toda equipe. Preocupar-se com o próximo é fundamental para o nosso desenvolvimento e aprendizado. Compartilhar seu conhecimento é ajudar que todos gerem soluções inovadoras. O seu crescimento é o crescimento de seus colegas, pois capacidade de inovação significa também saber trabalhar em conjunto, em um sistema de cocriação. 

A troca de ideias e a busca por informações ajudam todos a conquistarem oportunidades e se destacarem no mercado. Ressaltamos, ainda, que é essencial perder o medo de compartilhar seus conhecimentos. Os colegas devem ser vistos como aliados e não como inimigos que desejam puxar o seu tapete. 

5. Autoavaliação

Para ser alguém mais inovador, é necessário olhar para trás e saber identificar o que pode ser melhorado e o que já está no caminho certo. Fazer uma autoavaliação é essencial para ampliar seu autoconhecimento. Faça questionamentos internos, busque entender como suas ações influenciam no ponto em que você está agora.

Tenha o cuidado de fazer uma autoavaliação que seja crítica de forma construtiva. Evite cair na armadilha de sempre avaliar suas ações para baixo. Seja justo consigo mesmo e dê uma chance para desenvolver um modo de ação mais focado em bons resultados para a sua carreira. 

A inovação é a base para desenvolver um método de trabalho mais focado no sucesso!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds