As melhores formas de atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente Atendimento ao cliente – Saiba como melhorar

 

A competitividade é um dos principais combustíveis para que as empresas cresçam e evoluam. Graças a ela, empresas no mundo todo buscam novas formas de vender seus produtos e serviços, aprimoram suas técnicas e encontram formas melhores de atender seus clientes. Mas, quais são as melhores formas de atender os clientes? E porque manter o foco nesta questão é tão importante para o sucesso das organizações empresariais? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura.

Competitividade para conhecer e melhor atender

Com o aumento da competitividade do mercado, as empresas começaram a entender a importância do capital humano e da satisfação e fidelização dos clientes para o negócio. Um mau atendimento pode manchar a imagem de uma empresa, às vezes para sempre. O atendimento ao cliente faz parte da experiência de compra. Uma boa experiência resulta em novas compras e aquisições, resulta também em novos clientes. Já a experiência ruim pode resultar em uma péssima publicidade, críticas nas redes sociais e, consequentemente, em queda nas vendas.

Nesse sentido, as empresas têm investido cada vez mais na gestão do conhecimento, na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais, de modo a assegurar o melhor atendimento ao cliente e atender à demanda. Conhecer o mercado é importante para saber quais são as mudanças que tem acontecido. Além disso, é fundamental investir na gestão do conhecimento para que haja sempre profissionais capacitados para atender os clientes com excelência.

Afinal, o que é um bom atendimento?

Quando falamos em excelência no atendimento, a primeira palavra que vem à mente é simpatia. Nada melhor que ser atendido por profissionais simpáticos, certo? Mas a simpatia não é o único fator necessário para um bom atendimento.

Apesar de ser importante, é necessário ir além e capacitar o atendente para sair do básico. Quando a pessoa conhece plenamente o negócio e o produto/serviço oferecido, por exemplo, fica mais fácil de apresentá-lo para os clientes, sem utilizar textos decorados ou ações automáticas.

O atendimento é um reflexo da empresa e, caso não exista segurança na mensagem passada, a imagem da equipe é prejudicada. Quando o cliente percebe que o funcionário não sabe detalhes sobre o produto, entende que há imaturidade e despreparo por parte da empresa. O mau atendimento reflete o modo como a empresa se relaciona com os seus colaboradores. Portanto, investir em boas formas de atendimento é fundamental para a construção da imagem da marca com o consumidor final.

5 dicas poderosas para melhorar o atendimento em sua empresa

Para contribuir com a melhora no atendimento prestado em sua empresa, segue a lista com dicas poderosas para que você e seus colaboradores tenham êxito na relação com seus clientes. Confira!

1 – Entenda o cliente

Um fator que determina o excelente atendimento é o entendimento sobre o que o cliente quer. Faça perguntas, procure saber mais sobre o cliente e suas expectativas com relação a compra. Investigue, deixe que ele exponha seus problemas e se coloque no lugar da pessoa. Além de resolver a necessidade do cliente mais rapidamente, isso demonstra que há uma preocupação em oferecer o que melhor se encaixa nas suas necessidades e garante mais transparência à transação.

2 – Faça um bom pós venda

Tão importante quanto fazer uma boa venda é prestar um bom atendimento após a compra. Isso mostra ao cliente que caso haja algum problema, ele poderá contar com o bom atendimento recebido durante a compra. Acompanhe o cliente até que o problema seja resolvido, e tente manter um contato contínuo com ele. Crie formas de manter-se presente, seja por telefone ou e-mail, e coloque à disposição.

3 – Trate o cliente pelo nome

No início da conversa, o profissional deve se apresentar falando seu nome e perguntando o nome do cliente. Assim, a pessoa cria um vínculo e a conversa se torna mais agradável.

4 – Fique atento aos sinais e seja proativo no atendimento

É importante que você perceba os sinais que os clientes dão. Muitas vezes se tratam de pessoas introspectivas que possuem dificuldade pra expressar seus anseios. Para isso, não espere que seu cliente peça, simplesmente vá e ofereça o produto dentro de suas necessidades e perfil. Não espere que ele reclame, pergunte antes. Neste caso, a pesquisa de satisfação pode ser uma ótima alternativa para prever crises mais sérias.

O primeiro passo para evolução empresarial é identificar seu nível de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

5 – Esteja sempre atento

A compra não se trata de adquirir um produto ou contratar um serviço. Em cada compra existe um sonho sendo realizado, uma expectativa e uma série de questões não tangíveis. Por isso, ser atencioso é sempre uma boa forma de prestar um bom atendimento.  

Mostre que você se importa com eles e trabalhe para que sua empresa possa melhorar a vida da pessoa, seja por meio de produtos ou serviços. Não crie turbulências, seja a solução.

Tem alguma dica de bom atendimento para compartilhar? Utilize o espaço abaixo para contar também a sua experiência com este assunto. Se este conteúdo fez a diferença em sua vida, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 652923526 – https://www.shutterstock.com/pt/g/apops

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010