Mesmice: mantenha longe da sua carreira

Homem bocejando no trabalho

Saiba como deixar sua carreira longe da mesmice.

Sempre o ouvimos falar que os relacionamentos duradouros estão ligados ao fato de não caírem na mesmice. Essa busca pelo novo e inquietude parece ser natural do homem que sempre está em busca da felicidade.

Em nossos empregos devemos ter um posicionamento assim. Quando começamos em um novo cargo em uma nova corporação, ficamos empolgados nos primeiros meses. Estamos conhecendo pessoas novas, rotinas diferentes e outros desafios. O novo é empolgante!

Mas, às vezes, caímos na armadilha da mesmice. As tarefas se repetem, seu trabalho pode tornar-se cansativo e “chato”. Naturalmente, você pode começar a não gostar do que faz.  E, como consequência, estagna-se profissionalmente. Continue lendo para saber como evitar que sua carreira caia na mesmice.

Dicas para deixar sua carreira longe da mesmice

Estar preso em uma rotina que se repete incansavelmente é um pesadelo materializado em muitos filmes de Sessão da Tarde. Se você concorda que essa história de repetição sem fim deve ficar só na ficção, prossiga com a leitura. Confira abaixo dicas que te ajudarão a não deixar sua carreira cair na mesmice.

1. Invista em cursos de atualização 

Sempre que possível, faça novos cursos ligados à sua área de atuação. É uma ótima forma de você se especializar, estar atento às novidades, acumular novos aprendizados e trocar experiências com outros profissionais. Sem contar que é uma maneira de ampliar a sua rede de contatos.

Inclusive, é algo imprescindível no mercado de trabalho atual em que as mudanças acontecem na velocidade de um clique. Colocar-se na posição de estudante de tempos em tempos te ajuda a recuperar o frescor dos primeiros anos e ainda te deixa a par do que está mudando. Com essa atitude você pode conseguir aumentos salariais consideráveis.

2. Você é responsável por sua carreira 

Se a empresa não oferece oportunidades ou o apoio necessário para exercer de forma plena o seu trabalho, busque por si só evolução profissional. Saiba que você é o responsável pelo sucesso em sua carreira.

Dê o melhor de si sempre, mesmo em situações adversas busque automotivação para desenvolver suas competências e superar as adversidades. São nos momentos de pressão que os melhores se destacam.

Enquanto se mantém motivado, busque por oportunidades melhores em outras empresas. Se a companhia em que está não te dá o devido valor, tenha certeza que haverá outra que saberá reconhecer os seus talentos. O que não pode é deixar que esse ambiente pouco motivador te impeça de crescer e ascender na sua carreira.

3. Faça exercícios físicos diários 

 

Isso mesmo! Faça atividade física diariamente, pois através dela o seu corpo aumentará a produção de serotonina e endorfina. Esses hormônios são responsáveis pela sensação de bem-estar, redução do estresse e ansiedade. Quem pratica esporte está mais preparado emocionalmente para aguentar as pressões do dia a dia.

É importante dizer que você não precisa necessariamente se matricular em uma academia. Fazer caminhadas ao ar livre pode ser uma ótima atividade, assim como andar de bicicleta. O ideal é que você procure uma atividade física que te deixe feliz e realizado. O bem-estar do corpo se reflete no bem-estar da mente! 

4. Tenha uma alimentação equilibrada

Os alimentos que você consome podem te ajudar a crescer na carreira, pois te deixam mais preparado para os desafios cotidianos. O ideal é manter uma alimentação saudável e equilibrada. Se possível, procure a ajuda de um nutricionista para adaptar a sua rotina para consumir opções mais saudáveis. 

Uma forma de evitar o consumo de alimentos gordurosos, que interferem na sua produtividade, é levar marmitas saudáveis para o almoço. Estar sempre com disposição é essencial para não ficar estagnado na sua carreira.

5. Seja proativo

A proatividade caminha lado a lado com o crescimento na carreira. É importante que você busque oportunidades de fazer coisas novas para entender como pode se reposicionar no trabalho. Por exemplo, imagine que ficou sabendo sobre um projeto de outro setor da empresa e percebeu que pode ajudar. Por que não se oferecer para trocar experiências com a outra equipe?

Quando se dispõe a ajudar outros setores você se permite desenvolver outras habilidades. Além disso, poderá aprender mais sobre o outro setor com os envolvidos diretamente nele. Dentro da sua própria equipe de trabalho é possível encontrar boas oportunidades de fazer mais e se desenvolver. Tenha como lema fazer sempre o seu melhor.

6. Encare seus medos

É natural ter alguns medos profissionais, uma atividade que não se faz com segurança ou ter que falar em público, por exemplo. A dica é aprender a encarar os seus medos para se manter em uma crescente. Toda vez que você evita uma situação porque está assustado, perde uma oportunidade de se tornar mais qualificado.

Por exemplo, para quem tem problemas com uma atividade específica, recomendamos a busca por qualificação para realizá-la melhor. Se a sua questão se refere à oratória, também pode buscar um curso ou até mesmo começar a fazer teatro para se soltar.

O mais importante é encarar os seus medos com coragem e estar sempre se desenvolvendo. Ao superar um desafio, pode ser que outro apareça e você possa até mesmo se recolocar no mercado de trabalho. 

7. Fique a par das novas tecnologias

Mesmo que o seu trabalho não seja na área de tecnologia, é fundamental estar a par das novidades. As ferramentas tecnológicas fazem parte do dia a dia de trabalho de diferentes áreas e devem ser aprendidas para que possam ser usadas da melhor forma. Você pode até se surpreender e descobrir que um determinado recurso pode te ajudar a entender melhor como fazer uma ou outra atividade, por exemplo. 

A tecnologia é uma aliada moderna que pode servir para impulsionar a sua carreira. Então, permita-se aprender e considere sempre como empregar esses conhecimentos para melhorar seu posicionamento na sua carreira. O desenvolvimento tecnológico é a base do progresso e vai te ajudar a não ficar parado na sua carreira. Assim, você foge da mesmice. 

Se gostou deste texto, também pode gostar de: Profissional Proativo: A busca por novos desafios e melhores resultados.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para levar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds