O que é uma empresa transnacional?

empresas-transnacionais
A palavra transnacional se refere a algo que transpassa as fronteiras nacionais, alcançando mais de uma nação.

 

A palavra transnacional se refere a algo que transpassa as fronteiras nacionais, alcançando mais de uma nação. Comumente atribuído às empresas estrangeiras que atuam em países distintos do qual suas atividades foram iniciadas, o termo geralmente é confundido com multinacional. 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Diferença entre transnacional e multinacional?

O termo multinacional representa as sociedades das empresas que foram constituídas com recursos de duas ou mais nações, ou que funciona em dois ou mais países. Ou seja, o vocábulo transnacional substitui multinacional ao se referir a empresas que atuam em diversos países,mas foram fundadas e possuem a sua matriz em apenas um. As empresas começaram a romper as fronteiras de seus países no fim do século XIX, mas esse movimento ganhou força somente após a Segunda Guerra Mundial.

A evolução tecnológica e a globalização proveram suporte essencial para o funcionamento das transnacionais, especialmente devido às telecomunicações e a logística. A tendência das grandes empresas que conseguem se destacar no mercado interno é de expansão, transpondo as fronteiras do seu país de origem. São empresas que faturam alto, empregam milhares de pessoas, possuem planos de carreira atrativos e investem no desenvolvimento de competências e habilidades de seus funcionários e, por isso, constantemente estão entre as melhores empresas para se trabalhar.

Oportunidades em multinacionais e transacionais

A maioria dessas organizações, tanto as multinacionais quanto transnacionais, busca se adequar à cultura local. Porém, seu “DNA” estará sempre em seus países de origem, o que permite uma interculturalização — e atrai muitos profissionais. Existe também a oportunidade do profissional trabalhar em uma unidade em outro país, por tempo determinado ou não. Esse aspecto enriquece muito a expertise dos profissionais, que transformam seu trabalho em uma oportunidade da ampliação de conhecimento, tanto profissional como pessoal.

Por serem grandes oportunidades de crescimento, muitas empresas transnacionais tem buscado no Coaching ferramentas e técnicas para elaborar planos de carreiras para seus colaboradores, além de garantir que os gestores tenham à sua disposição o conhecimento necessário para liderar e gerenciar tanto pessoas quanto processos com mais eficiência e segurança. 

E você, o que pensa sobre as empresas transnacionais? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais. 

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: ArtisticPhoto 125735678 https://www.shutterstock.com/pt/g/Pormezz



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010