O que fazer para não ocorrer falha na comunicação empresarial

reunião empresarial

© Depositphotos.com / rzoze Comunicação empresarial é o processo de construção da imagem da organização por meio da comunicação efetiva.

Toda empresa busca se sobressair diante da alta competitividade do mercado. Para atingir este objetivo, é necessário se atentar a fatores como: oferecer produtos/serviços de qualidade, preços adequados, suporte contínuo ao cliente e construção de uma boa imagem — especialmente pelo fato de as informações atualmente circularem muito velozmente, com a internet.

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O processo de construção da imagem da organização por meio da comunicação é chamado comunicação empresarial, e trata-se de um planejamento estratégico que envolve as áreas de assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, propaganda, publicidade, entre outros. Esse trabalho deve ser realizado por profissionais qualificados, como jornalistas, publicitários ou relações públicas.

Estes profissionais têm como missão cuidar da reputação da instituição e do bom relacionamento junto ao seu stakeholder, englobando todas as conexões que possui e públicos de interesse que contribuem para seu sucesso, tais como clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, investidores, mídia, instituições governamentais e sociedade como um todo.

É importante ressaltar que as atividades de comunicação empresarial são voltadas para a marca da empresa e não para os produtos/serviços que ela oferece. Assim, a organização deve se posicionar também como formadora de opinião, se portando como membro ativo da sociedade, interessando-se e envolvendo-se com os acontecimentos do momento.

Cuidados para uma boa comunicação empresarial

Confira dicas de como representar um poderoso diferencial competitivo por meio da comunicação empresarial:

Entenda o perfil do receptor

A importância da comunicação não está em apenas emitir a mensagem, mas em fazer com que ela seja compreendida. Para isso, é necessário conhecer bem seu público, bem como seus interesses e o que ele espera da empresa. Assim, é possível adotar uma linguagem adequada.

Comunique com clareza

Todo processo de comunicação é uma oportunidade de transmitir a imagem da empresa e reforçar a presença dela perante o público. Sendo assim, atente-se à clareza e fluidez do conteúdo, seja objetivo quanto à intenção da mensagem e faça bom uso das palavras para que não haja margem para interpretações errôneas.

Acompanhamento

É indispensável manter-se sempre atualizado sobre o que está sendo dito sobre a marca para que, assim, a empresa possa se posicionar em tempo hábil.

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Agilidade

Sempre dê retorno rápido diante de alguma reclamação, para que ela não se espalhe e acabe gerando situações desagradáveis e possíveis crises. Caso o cliente esteja certo, reconheça o erro em nome da organização e se disponibilize para a resolução do problema. Caso contrário, esclareça o fato e reforce a disponibilidade da empresa em atendê-lo.

A agilidade na comunicação também é imprescindível quando o cliente entra em contato para solicitar informações e tirar dúvidas.

Aumente o impacto da mensagem

Conte com especialistas em comunicação para fortalecer e garantir a integridade da imagem da empresa. Isso porque técnicas efetivas, aliadas a conteúdo de qualidade, geram repercussão e expandem o alcance da marca junto ao público.

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