O que são Âncoras de Carreira

Âncoras de Carreira Saiba o que são Âncoras de Carreira

 

Querida pessoa, eu quero te fazer uma pergunta importante: o que te faz levantar todos os dias e ir para o trabalho? A sua resposta pode ser parecida com a de outras pessoas, mas o fato é que cada pessoa tem sua própria motivação. É importante dizer aqui que estas motivações podem ser conscientes ou inconscientes. Independente disso, a resposta para esta pergunta reside em suas motivações internas e externas. Essas motivações são definidas no ambiente corporativo como âncoras de carreira.

Quer saber mais sobre as âncoras de carreira? Então,continue a leitura para identificar quais são as suas âncoras de carreira, querida pessoa!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Mas o que são âncoras de carreira?

Segundo Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de Gestão da Sloan School Of Management- MIT, e criador desta definição, as âncoras demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais.

Para Schein, a relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus stakeholders devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados. Para Edgar Schein, esta é uma relação fundamental para que as empresas continuem no mercado. Assim ela garante a produtividade e também o desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores, expandindo seus negócios e se destacando dos concorrentes. 

E por ser uma via de mão dupla, os gestores de pessoas e líderes devem conhecer quais são as motivações profissionais de cada um de seus colaboradores, para compreender como cada um entende e trata sua relação de trabalho com a organização. Tanto empresa quanto colaboradores necessitam saber quais são as expectativas um do outro de maneira clara e objetiva. 

De acordo com a teoria de Schein, as Âncoras de Carreira são baseadas nos seguintes elementos:

1 – Desafio Puro

2 – Estilo de vida

3 – Dedicação a uma causa

4 – Segurança e Estabilidade

5 – Criatividade Empresarial

6 – Autonomia e Independência

7 – Competência Técnica e Funcional

8 – Competência Administrativa Geral

Mas, qual é a relação entre as âncoras e as empresas? Confira no próximo tópico. 

O Alinhamento entre Âncoras e Empresas

Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação e os resultados sejam alcançados plenamente é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de profissão, ascensão, missão de vida e remuneração também. Mas o que isso representa?

Imagine, por exemplo, que você em sua empresa você tenha um colaborador que tem como âncora de carreira: Criatividade, mas que seu talento é reprimido e que é obrigado a fazer tudo sempre do mesmo modo, sem a possibilidade de inovar. Com certeza, este profissional não produzirá com a mesma efetividade que faria se tivesse liberdade e subsídios para fazer diferente e ousar.

Outro caso, se o colaborador busca no trabalho o alinhamento com sua missão de vida, que inclui, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e a organização em que atua não se interessa por este valor, consequentemente seu trabalho não corresponderá às suas expectativas nem as da empresa e haverá um desalinhamento.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Quem foi Edgar Schein? 

Edgar Henry Schein nasceu em Zurique (Suíça) em 05 de março de 1928. Filho de Marcel Schein, Edgar possui vários estudos na área do desenvolvimento e cultura organizacional. Para muitos estudiosos, Schein é o pai da cultura organizacional. Foi professor do MIT e possui inúmeros livros publicados que contribuem de maneira significativa com o desenvolvimento humano de profissionais do mundo todo. 

Atualmente, Schein tem 91 anos de idade. 

Com base em tudo que foi dito aqui, as âncoras de carreira podem ser a ascensão profissional, possibilidade de novos ganhos ou a possibilidade de promover melhores condições de vida para a família. Pode ser também a oportunidade de desenvolver novas habilidades profissionais ou até mesmo a chance de ter estabilidade financeira. 

As âncoras de carreira são bastante particulares e portanto, ao escolhê-las tenha em mente que isso é algo que deve fazer sentido para você. Para que você encontre a motivação necessária para seguir em seus trabalhos e funções profissionais. Isso será fundamental para que você possa alinhar suas expectativas com as expectativas das empresas e, assim, criar uma parceria de sucesso profissional. 

Agora, conte pra gente: quais são as suas âncoras de carreira? O que te faz acordar todos os dias e ir trabalhar? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

Copyright: 587323760 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightspring

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010