O que são Âncoras de Carreira

Âncoras de Carreira Saiba o que são Âncoras de Carreira

O que te faz levantar todos os dias e ir para o trabalho? A resposta para esse questionamento é o que se conhece no ambiente corporativo como âncoras de carreira. São motivações, que podem ser conscientes ou inconscientes, que te impulsionam a tomar decisões e direcionar a vida profissional.

Quer saber mais sobre as âncoras de carreira? Então, continue a leitura para entender melhor e identificar quais são as suas. Ter esse conhecimento te dará poder para se desenvolver cada vez mais!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Entenda o que são Âncoras de Carreira

Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de Gestão da Sloan School Of Management do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) é o criador desse conceito. De acordo com ele, as âncoras de carreira demonstram realmente quais são as motivações de um profissional.

Para Schein, a relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus stakeholders devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados.

Ele defende que essa relação é fundamental para que as empresas continuem no mercado. Assim, se alcança a produtividade e, também, o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores, expandindo os negócios e se destacando em meio aos concorrentes.

Por ser uma via de mão dupla, os gestores de pessoas e líderes devem conhecer quais são as motivações profissionais de cada um de seus colaboradores, para compreender como cada um entende e trata sua relação de trabalho com a organização. Tanto empresa quanto colaboradores necessitam saber quais são as expectativas um do outro de maneira clara e objetiva.

Quem foi Edgar Schein?

Edgar Henry Schein nasceu em Zurique, na Suíça, em 5 de março de 1928. Filho de Marcel Schein, possui vários estudos na área do desenvolvimento e cultura organizacional.

Para muitos estudiosos, ele é considerado o pai da cultura organizacional. Foi professor do MIT e possui inúmeros livros publicados que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento humano de profissionais do mundo todo.

Conheça as 8 Âncoras de Carreira

De acordo com a teoria de Schein, as Âncoras de Carreira são baseadas nos seguintes elementos:

1. Desafio puro

É uma pessoa impulsionada quase que inteiramente pela necessidade de ser continuamente estimulada por novos desafios e tarefas que testam suas habilidades para resolver problemas. Esse profissional é do tipo que busca novas oportunidades profissionais quando se vê estagnado no cargo atual e não identifica chances para progredir.

2. Estilo de vida

Uma pessoa que tem o estilo de vida como sua âncora de carreira faz escolhas sempre priorizando a forma como deseja viver. Para ela, o foco está em ter um trabalho que a permita ter uma vida feliz. É um tipo de profissional que não abre mão do descanso, inclusive, muitos se programam para tirar períodos sabáticos para viajarem ou realizar outros tipos de atividades voltadas para a satisfação pessoal.

3. Dedicação a uma causa

Esses indivíduos sempre buscam novas formas de ajudar outras pessoas, tanto dentro quanto fora da organização. Para isso, utilizam seus talentos e se dedicam com afinco às suas funções. São profissionais frequentemente encontrados em áreas como recursos humanos e atendimento ao cliente.

4. Segurança e estabilidade

Buscam posições e atividades que sejam estáveis ​​e previsíveis, nas quais sejam capazes de planejar aspectos de sua vida, correndo poucos riscos. São pessoas que costumam passar anos exercendo a mesma função na mesma empresa.

5. Criatividade empresarial

São as pessoas mais criativas dentro de uma empresa, gostam de inventar coisas novas e estão sempre buscando inovar. Muitas vezes, acabam abrindo seu próprio negócio. Contudo, fazem isso não por buscarem a autonomia e sim porque gostam de criar.

6. Autonomia e independência

Pessoas que têm a autonomia e a independência como âncora precisam de liberdade para trabalharem. O excesso de direcionamento e interferência podem atrapalhar seu pleno desenvolvimento. Muitas vezes, elas evitam seguir padrões e procedimentos porque preferem fazer as coisas à sua própria maneira.

7. Competência técnica e funcional

São indivíduos que gostam de ser bons em tarefas específicas e trabalham incansavelmente para desenvolver as habilidades necessárias para concluí-las. Nas empresas, eles são facilmente identificados como experts em determinada área do conhecimento.

8. Competência administrativa geral

São profissionais que prosperam desempenhando uma posição de responsabilidade, lidando com problemas de alto nível, construindo relacionamentos e interagindo com outras pessoas. Eles requerem fortes habilidades de inteligência emocional para serem bem-sucedidos.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

O alinhamento entre as Âncoras de Carreira e empresas

Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação, e os resultados sejam alcançados plenamente é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de profissão, ascensão, missão de vida e remuneração também. Mas o que isso representa?

Imagine, por exemplo, que você tenha um colaborador que tem como âncora de carreira a criatividade, mas que seu talento é reprimido. Ele é obrigado a fazer tudo sempre do mesmo modo, sem a possibilidade de inovar. Com certeza, esse profissional não produzirá com a mesma efetividade que faria se tivesse liberdade e subsídios para ousar.

Outro caso: se o colaborador busca no trabalho o alinhamento com sua missão de vida. Isso inclui, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana. Contudo, a organização em que atua não se interessa por esse valor, consequentemente, seu trabalho não corresponderá às suas expectativas nem as da empresa e haverá um desalinhamento.

A importância de identificar sua Âncora de Carreira

Viu só como é importante cada um reconhecer a sua âncora de carreira? Inclusive, é válido que as empresas mantenham um diálogo aberto com os seus colaboradores, de modo a permitir que atuem desempenhando o seu máximo potencial.

As âncoras de carreira podem ser a porta de entrada para a ascensão profissional, possibilidade de novos ganhos ou de promover melhores condições de vida para a família. Pode ser, também, a oportunidade de desenvolver novas habilidades profissionais ou até mesmo a chance de ter estabilidade financeira.

É importante refletir e buscar se conhecer para identificar as suas âncoras de carreira. Assim, poderá tomar decisões de modo assertivo, valorizando a sua essência e os objetivos que deseja alcançar.

Agora, conte para gente: qual é a sua âncora de carreira? O que te faz acordar todos os dias e ir trabalhar? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Aproveite e espalhe o conhecimento, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

Copyright: 587323760 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightspring

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010