O que você pode fazer para mostrar o seu comprometimento com a empresa

O comprometimento com a empresa vai muito além de querer causar boa impressão, e reflete diretamente no ambiente de trabalho e nos resultados alcançados.

Demonstrar comprometimento com a empresa vai muito além de querer causar boa impressão. O compromisso com a companhia e com o trabalho desenvolvido reflete significativamente no dia a dia no ambiente de trabalho, influenciando a postura do colaborador, a qualidade do que é realizado, o empenho em melhorar sempre e a atenção dada às solicitações da chefia e aos colegas.

Por que é importante demonstrar comprometimento com a empresa?

A resposta para essa pergunta envolve algumas perspectivas diferentes que devem ser consideradas. Em primeiro lugar, quando uma empresa contrata um profissional, está dando a ele um voto de confiança e é importante honrá-lo, trata-se de uma questão de responsabilidade e caráter.

O segundo aspecto diz respeito ao próprio profissional, porque, quanto mais ele se dedicar, mais irá se desenvolver e se sentir entusiasmado com o seu trabalho, e isso é extremamente positivo do ponto de vista da satisfação e do bem-estar. Afinal de contas, a carreira ocupa uma parte significativa da vida, estar feliz nessa área reflete também no âmbito pessoal.

Por último, não podemos nos esquecer o quanto o mercado está competitivo. Nesse sentido, aqueles que têm nas mãos uma oportunidade devem fazer o seu melhor para continuarem sendo merecedores. As empresas querem que seus colaboradores sejam comprometidos e aqueles que não demonstrarem isso podem acabar perdendo seu espaço.

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10 Dicas de como mostrar comprometimento com a empresa

Agora que já sabe quais são os motivos para demonstrar seu comprometimento com a empresa para a qual trabalha, confira dez dicas de como colocar isso em prática. Veja que são atitudes que não apenas irão beneficiar a companhia, mas também o seu próprio desempenho e relacionamento com os colegas.

1 – Incremente sempre

Tente sempre aperfeiçoar o trabalho que desenvolve, dando mais atenção às suas atividades e analisando os processos, de modo a conceber melhores maneiras de fazê-los. Evite se manter no piloto automático, apenas realizando ações repetidas vezes sem refletir ou questionar. Quanto mais conectado ao momento presente estiver, maiores são as chances de ter insights poderosos que possam otimizar as suas atividades.

2 – Conheça bem os processos

Procure conhecer detalhadamente os processos da empresa. Assim, você adquire uma visão sistêmica e ampla, que vai facilitar o desenvolvimento de novas ideias e a previsão de problemas que possam afetar a empresa.

Evite se limitar apenas ao setor do qual faz parte, demonstre interesse em conhecer outras áreas, especialmente aquelas que tiverem uma forte relação com a sua função, como, por exemplo, marketing e vendas, financeiro e compras. Além de realizar melhor o seu trabalho, poderá, quem sabe, ampliar as chances de uma promoção no futuro.

3 – Busque soluções criativas

Adote a inovação como uma parceira. Pense sempre em como os processos da empresa podem melhorados. Afinal de contas, não é porque determinada maneira de fazer as coisas está dando certo até agora que significa que não exista formas mais eficientes e eficazes de realizá-las.

Se acredita não ser uma pessoa criativa, saiba que pode estimular essa habilidade em você. Comece se interessando mais pelas coisas, como, por exemplo, buscando saber o motivo pelo qual um processo é realizado de determinada forma. Seja curioso, busque mais informações, elas são a bagagem para que construa ideias criativas.

4 – Atualize-se

Invista sempre em formações novas, que sirvam para atualizar os conhecimentos da área em que atua e acrescentem novas competências profissionais. Os cursos de Coaching podem ser excelentes opções para quem deseja desenvolver atributos profissionais desejáveis, como alta performance e foco nos resultados.

Além disso, você pode se aperfeiçoar no dia a dia, através da troca de experiências com colegas e outros profissionais da sua área, pesquisas, leitura, participação de eventos, são muitas as possibilidades. Alimente a sua sede de saber e se mantenha em um processo de aperfeiçoamento constante.

5 – Tenha iniciativa

Mostre-se disposto a desempenhar as atividades cotidianas da empresa, mesmo que saiam um pouco de suas atribuições. Demonstrar interesse em um problema, empenhando-se para saná-lo, será muito bem visto por todos na organização. Lembrando que a intenção não é que acumule funções para mostrar que é competente e sim que se atente a questões que possa resolver sem comprometer o cumprimento das suas obrigações oficiais.

6 – Desenvolva sua comunicação interpessoal

A boa comunicação é essencial para realizar um bom trabalho, afinal, é através dela que saberá exatamente o que a empresa espera de você, poderá tirar dúvidas, aprender e compartilhar conhecimento com os seus colegas. Ao buscar desenvolver suas habilidades de comunicação interpessoal, conseguirá ser mais direto e coeso, dinamizando o ambiente e promovendo o melhor desempenho do grupo.

7 – Tenha atitude proativa

Faça com antecedência tudo o que puder, mas não para se livrar da obrigação e sim porque sabe o que precisa ser feito. Não espere ser cobrado para fazer um serviço que faz parte da sua lista de atribuições. Além disso, ao adotar uma postura proativa, irá se manter atento ao ambiente e, em muitos casos, solucionar questões antes mesmo que se tornem problemas.

Para ter uma atitude proativa é necessário adquirir uma visão mais ampla sobre a empresa. Lembra-se da segunda dica? Quanto mais conhecer outros setores e funções, maior será a sua bagagem para agir e antecipar necessidades, e tudo isso de forma natural, sem passar por cima da autoridade do seu supervisor ou dos colegas.

8 – Seja pontual e comprometido

Atrasos ocorrem mesmo com o mais pontual dos colaboradores. Porém, é importante que você se programe, de modo a evitar que se tornem recorrentes. Quando for inevitável, avise com antecedência ou, em caso de imprevistos de última hora, envie uma mensagem informando o seu chefe o que aconteceu. Atitudes pequenas como essa demonstram comprometimento mesmo em situações não desejadas, como um atraso.

9 – Trabalhe de forma colaborativa

As empresas, de modo geral, desejam ter em seu quadro de funcionários profissionais que trabalhem de forma colaborativa, compartilhando conhecimento e visando os objetivos da companhia. Sendo assim, aqueles que tentam competir entre si não são muito bem vistos, já que a postura individualista demonstra apenas a busca por objetivos pessoais, como de receber uma promoção, por exemplo, e não da equipe.

Quanto melhor trabalhar em equipe, mais demonstrará seu comprometimento com a empresa, porque isso mostra que deseja reunir esforços com os colegas para que, juntos, alcancem as metas da organização. Em relação às promoções, não há problema algum em desejá-las e o bom desempenho em equipe é um grande aspecto que pode fazer você chegar lá.

10 – Assuma seus erros

Por fim, é importante lembrar que, por mais que se esforce para ser um profissional exemplar, continuará sendo um ser humano, alguém que comete erros mesmo quando está fazendo o possível para acertar. Quando isso acontecer, assuma que falhou, identifique o que gerou o problema e faça o que estiver ao seu alcance para consertar.

Evite querer terceirizar a responsabilidade e culpar colegas pelo ocorrido, isso demonstra imaturidade e não é um tipo de comportamento esperado de um profissional sério e comprometido. Além do mais, a sua postura perante o erro pode ser mais um ponto a seu favor na missão de demonstrar esse comprometimento com a organização.

Conclusão

De maneira geral, realizar um trabalho mediano dá o mesmo trabalho de ter um desempenho espetacular, afinal, terá que continuar indo todos os dias para a empresa e realizar as suas funções. Então, já que irá fazer isso, que tal se dedicar para alcançar um desempenho extraordinário? Certamente o esforço extra que irá empregar irá retornar a você na forma de mais entusiasmo, desenvolvimento pessoal e profissional, e, claro, mais oportunidades.

Você escolhe se será um colaborador comprometido com a empresa para a qual trabalha ou apenas mais um que está lá apenas para receber o salário ao final do mês. E, então, qual é a sua escolha? Comente abaixo e compartilhe este conteúdo com os seus colegas!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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