O que você pode fazer para mostrar o seu comprometimento com a empresa

O comprometimento com a empresa vai muito além de querer causar boa impressão, e reflete diretamente no ambiente de trabalho e nos resultados alcançados.

Ao analisar as pessoas mais bem-sucedidas do mundo, uma qualidade sempre se destaca: comprometimento. É impossível alcançar o sucesso, tanto profissional quanto pessoal, sem se empenhar de verdade em honrar os compromissos que assumir, seja em um relacionamento ou no emprego.

Em âmbito empresarial, o comprometimento vai muito além de querer causar uma boa impressão. O compromisso com a organização e com o trabalho desenvolvido é refletido significativamente no dia a dia do ambiente de trabalho, influenciando a postura do colaborador, a qualidade do trabalho, o empenho em melhorar sempre e a atenção dada às solicitações da chefia e dos colegas.

Continue a leitura deste artigo para compreender melhor a importância do comprometimento e também para conhecer algumas dicas de desenvolvimento dessa atitude.

A importância do comprometimento com a empresa

Sem dúvidas, esse é um dos comportamentos mais importantes para que o profissional possa ser reconhecido por seus superiores e consiga alcançar uma posição melhor, que pode ser convertida em um aumento salarial ou mesmo em uma promoção.

Estar comprometido significa criar uma ligação forte com a cultura organizacional da empresa em que trabalha e com os valores em que ela acredita. Ao desenvolver esse elo, o colaborador automaticamente passa a desempenhar uma atitude proativa em relação aos projetos da empresa, propondo novas ideias e se empenhando com todo afinco para que as metas sejam alcançadas e, preferencialmente, ultrapassadas.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

8 dicas para mostrar comprometimento com a empresa

1. Incremente sempre

Tente sempre aperfeiçoar o trabalho que você desenvolve, dando mais atenção às suas atividades e analisando os processos, de modo a conceber melhores maneiras de conduzi-los.

A excelência muitas vezes reside nos detalhes. Um trabalho revisado e sem erros (ou com o mínimo possível) pode ser exatamente o “desempate” entre dois funcionários competindo por uma promoção ou entre duas empresas competindo pela conquista de um novo cliente.

2. Conheça bem os processos

Conheça detalhadamente os processos da sua empresa. Assim, você será capaz de adquirir uma visão sistêmica e ampla, que vai facilitar o desenvolvimento de novas ideias e a previsão de problemas que possam afetar a empresa.

Um funcionário comprometido não vive na bolha de seu cargo ou de seu departamento, mas consegue ter uma visão mais generalista da organização como um todo. Isso permite que ele compreenda exatamente como o seu trabalho individual é uma importante peça da engrenagem.

3. Busque soluções criativas

Adote a inovação como uma parceira. Pense sempre em como os processos da empresa podem melhorados. É claro que você precisa seguir os hábitos, costumes e normas da rotina da empresa para a qual trabalha. No entanto, nada o impede de propor novas maneiras de trabalhar aos seus superiores, desde que você tenha argumentos fortes para isso.

A criatividade é vista como uma importante característica nas empresas e deve ser empregada por funcionários de todos os cargos.

4. Atualize-se

Invista sempre em formações novas, que sirvam para atualizar os conhecimentos da área em que você atua e acrescentar novas competências profissionais. Os cursos de Coaching, as especializações, os cursos livres e até mesmo os cursos de idiomas podem ser excelentes opções para quem deseja desenvolver atributos profissionais desejáveis, como alta performance e foco nos resultados.

Independentemente da área de atuação, todo profissional que deseja crescer na carreira jamais para de estudar. Esse é um verdadeiro sinal de comprometimento com a empresa e consigo mesmo.

5. Tenha iniciativa

Mostre-se disposto a desempenhar as atividades cotidianas da empresa, mesmo que saiam um pouco de suas atribuições. Demonstrar interesse em um problema, empenhando-se para resolvê-lo. Isso será muito bem visto pela organização.

Se tiver algum tempo livre, prontifique-se a ajudar os colegas ou pergunte aos líderes se há algo mais que você possa fazer pela empresa no momento. Aproveite ao máximo o tempo de seu expediente para desenvolver e demonstrar as suas competências profissionais.

6. Tenha atitude proativa

Faça com antecedência tudo o que puder. Isso não significa “correr” com as demandas, nem fazê-las de qualquer jeito. Faça as coisas no seu ritmo e com qualidade. No entanto, não espere ser cobrado para fazer um serviço que você já sabe que deve ser feito. Quando você sabe que pode desenvolver uma tarefa com antecipação, faça.

Da mesma maneira, se você conseguir antever um problema, atue em sua solução ou comunique imediatamente quem puder resolvê-lo, antes que as consequências negativas surjam. Não há melhor maneira de resolver uma adversidade do que evitar que ela cresça, tão logo seja identificada.

7. Desenvolva a sua comunicação interpessoal

A habilidade de comunicação interpessoal permite que você se relacione bem com todos os que compartilham do seu ambiente profissional. Para isso, é muito importante ser educado, gentil e prestativo — não apenas com os chefes, mas também com todos os colegas de empresa.

Além disso, é imprescindível expressar-se com clareza e objetividade, seja em conversas orais, seja em comunicações por escrito. Evite agir por conta própria sem avisar os seus supervisores e, sempre que precisar, não hesite em pedir ajuda. É melhor solicitar auxílio do que cometer erros, não é mesmo?

8. Seja pontual e comprometido

Por fim, nunca é demais lembrar que o comprometimento pressupõe pontualidade. Todo profissional comprometido é pontual com os seus horários de entrada na empresa, de saída, de almoço, bem como com as datas das entregas de seus trabalhos.

Atrasos ocorrem, mesmo com o mais pontual dos colaboradores. Porém, é importante que você se programe de modo a evitar que isso aconteça. Eventualidades são aceitas, mas não podem se tornar rotina. A sua empresa conta com a sua dedicação e com as suas habilidades profissionais. Fazer o que se pede na data e na hora marcada é o mínimo que se espera de alguém com comprometimento.

Exemplos de Pessoas Comprometidas

Existem personalidades mundiais que mostraram o seu comprometimento com uma organização ou causa e em quem você pode se inspirar. Confira alguns exemplos.

1. Martin Luther King Jr

Foi um dos principais líderes do movimento que reivindicava o fim das leis de segregação racial nos Estados Unidos. Mesmo com toda a dificuldade e crimes cometidos contra os membros do movimento, Martin Luther King sempre permaneceu comprometido com as sua ideias que pregavam a não-violência. Com toda perseverança, o pastor conseguiu vencer cassetetes e revólveres com o poder das palavras e do exemplo.

2. Zica Assis

Antes de se tornar uma das empresárias mais bem-sucedidas do Brasil, Heloisa Helena de Assis, por um bom tempo, trabalhou como empregada doméstica. Sem encontrar opções de produtos de beleza que fossem criados para o seu tipo de cabelo, Zica se comprometeu em encontrar uma solução para o problema. No processo, descobriu uma nova fórmula e criou o Instituto Beleza Natural — a maior empresa brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados.

3. Malala Yousafzai

No Paquistão, o Talibã, movimento fundamentalista islâmico, impedia que as mulheres pudessem frequentar a escola. A responsável por mudar essa situação foi uma menina de 12 anos. O seu comprometimento com a causa foi maior do que as ameaças de um grupo armado, e ela conseguiu expor a realidade nefasta que as meninas de seu país enfrentavam. Por seu feito, Malala Yousafzai foi a pessoa mais jovem a vencer um Prêmio Nobel da Paz.

E você, o que tem a dizer sobre o seu comprometimento com a empresa em que trabalha ou com as causas que defende? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo, por meio das suas redes sociais.

 

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010