É possível ser amigo do chefe?

chefe e colaboradora conversando

É possível se tornar amigo do seu chefe? Acompanhe-me nesta leitura e entenda um pouco mais sobre os perigos e benefícios dessa relação.

Amizades muitas vezes nascem e são cultivadas entre colegas no ambiente de trabalho. É natural que isso aconteça, afinal, convivemos diariamente e as afinidades começam a aparecer. Mas a grande dúvida que muitos têm sobre esse tema é: dá para ser amigo do chefe ou isso pode ser prejudicial para ambos os envolvidos?

É fato que uma amizade próxima com um superior pode gerar certos desafios, como, por exemplo, o ciúme por parte dos colegas. Contudo, existem maneiras de contornar a situação e evitar que se transforme em um problema.

Continue lendo para saber mais a respeito dessa situação e encontrar a melhor forma de agir.

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Problemas que podem acontecer por conta da amizade com o chefe

Se o chefe e colaborador que são amigos não tomarem os devidos cuidados, poderão gerar alguns tipos de problemas, como os que verá a seguir. São situações capazes de ocorrer quando não há bom senso entre os envolvidos.

Acusações de preferência

Quando os amigos demonstram muita intimidade no ambiente de trabalho e não mantêm um distanciamento profissional, os demais podem sentir estar havendo preferência do chefe pelo amigo. A situação se agrava quando, de fato, o supervisor concede vantagens especiais considerando a amizade.

Abuso por parte do subordinado

Existem casos em que o subordinado se aproveita da amizade com o chefe para obter vantagens. Nesse caso, se o supervisor não colocar um limite, a situação pode mesmo se tornar problemática e prejudicar o emprego de ambos.

Colegas se sentirem ofendidos com brincadeiras

Amigos tendem a brincar uns com os outros, porém, o que é divertido na vida pessoal pode ser mal visto no trabalho. Colegas podem se sentir ofendidos com as brincadeiras realizadas pelo chefe e o subordinado amigo no trabalho.

Ser amigo do chefe: isso é possível?

A primeira coisa que devemos entender é que as empresas não são contra a amizade entre membros da equipe de trabalho e os chefes. Porém, é esperado que a relação ocorra dentro de alguns limites e posturas.

A maturidade deve existir sempre e é necessário saber separar o lado profissional e o pessoal na hora de ouvir críticas e executar tarefas. Quando a maturidade prevalece, a possibilidade de sucesso acaba se tornando muito maior do que a de fracassos.

O que falamos até o momento representa a situação ideal, mas como saber se você está lidando com os amigos/colegas de trabalho da forma correta e caminhando na direção do sucesso? Veja algumas dicas que vão te orientar a compreender melhor como ter uma relação saudável com seu chefe ou com o seu liderado no ambiente de trabalho.

1. Preserve sua imagem

Os envolvidos na amizade não podem dar margem a interpretações equivocadas por parte da equipe de trabalho e mesmo pelos empregadores, que poderão considerar a amizade como um fator determinante para eventuais deslizes que possam acontecer. Não se pode tratar o trabalho do seu amigo com mais nem menos criticidade do que as tarefas dos outros membros da equipe. Policie-se para que não ocorram injustiças e seja imparcial. Assim, a amizade será mantida de forma equilibrada e os demais não terão o que dizer.

2. Antes de serem amigos, vocês são colegas de trabalho

Fique atento às diferenças de tratamento e lide com o seu amigo da mesma forma com a qual se relaciona com seus outros colegas ou colaboradores no ambiente de trabalho. Todos irão notar caso se chamem por apelidos, façam piadas internas ou mesmo críticas e sugestões transmitidas de modo menos formal.

Agir com certo distanciamento dentro da empresa evita mal-entendidos. Lembre-se de que as formas de tratamento mais íntimas e inofensivas nem sempre terão a mesma conotação quando usadas diante de pessoas que não possuem o mesmo tipo de relacionamento. O que é inofensivo entre amigos, pode parecer inadequado na visão de terceiros.

3. Pergunte-se: “eu falaria isso se ele não fosse meu amigo?”

Caso você seja o subordinado, evite conversar com seu chefe sobre como os outros funcionários veem a liderança da equipe e, também, evite pedir informações privilegiadas sobre a empresa. Seja discreto para evitar confusões que possam prejudicar tanto você quanto seu amigo.

É sabido que um bom ambiente de trabalho potencializa as habilidades da equipe, ainda mais quando o chefe e os colaboradores se entendem e conhecem as habilidades e pontos de melhoria que possuem. Assim, tanto o líder quanto o liderado têm mais facilidade para receber e aplicar feedbacks, além de saberem direcionar o trabalho de forma a aperfeiçoar a execução de tarefas.

4. Mantenha-se longe de fofocas

Todo colaborador deve se manter longe de fofocas, mas essa dica é válida especialmente para chefes que são amigos de subordinados ou vice-versa. Envolver-se em conversas desse tipo pode abrir margem para que as pessoas coloquem a amizade em confusões.

O melhor a fazer é se manter calado quando fizerem comentários maldosos sobre terceiros na sua frente. Além disso, jamais passe as informações ouvidas adiante, nem mesmo para o seu amigo próximo. Por mais que seja uma pessoa da sua confiança, é melhor sempre evitar esse tipo de assunto.

5. Trate a todos os colegas de trabalho igualmente

Seja você chefe ou subordinado, procure sempre tratar a todos igualmente no trabalho. A gentileza generalizada, além de evitar que falem que dá preferência ao amigo, permitirá que construa bons relacionamentos com todos. Afinal, não é preciso ser amigo íntimo para manter laços positivos com as pessoas que passam uma parcela significativa do dia ao seu lado, não é mesmo?

6. Deixe para ter conversas pessoais com o amigo fora da empresa

Amigos sempre têm muitos assuntos para conversar, porém, no caso de um chefe e um subordinado, é melhor deixar para fazer isso fora da empresa. Dentro do ambiente profissional prefira tratar de amenidades, assim como faz com outros colegas. Isso é importante também para evitar que se fechem apenas entre vocês e deixem de conhecer melhor outras pessoas do trabalho.

7. Não sinta medo ou vergonha da amizade construída

Por mais que seja interessante tomar certos cuidados, jamais vejam a amizade como motivo para terem medo de julgamentos ou sentirem vergonha. Essa é uma relação positiva e muito bonita, se souberem levá-la com bom senso no ambiente de trabalho não precisarão enfrentar nenhum problema.

Como se pode ver, todos os possíveis problemas podem ser facilmente contornados através de bom senso e respeito aos demais. Quando em conjunto com o profissionalismo, a amizade só pode trazer benefícios para o ambiente de trabalho. Fique atento e utilize-a como uma ferramenta de sucesso para a empresa, para você, seu amigo e toda a equipe de trabalho!

Você tem ou já teve amizade com o seu chefe? Deixe sua experiência no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para passar as dicas adiante!

Imagem: Por insta_photos

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.





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