Profissional Proativo: A busca por novos desafios e melhores resultados

Homem parando dominós

Confira alguns benefícios da proatividade.

Sempre em busca de profissionais de alto desempenho, as empresas exigem competências e características que se destaquem no mercado. Uma delas é a proatividade. Ser uma pessoa proativa é não esperar receber ordens, e sim ter a iniciativa de executar as atividades sem esperar o pedido superior. É buscar novos desafios a procura de solucionar diferentes problemas e conseguir melhores resultados.

Hoje, o mercado está à procura de grandes líderes e desenvolver essa característica é um ponto importantíssimo na carreira. Aprender a ser proativo é fundamental para o desenvolvimento do profissional e das pessoas que o rodeiam, pois ele consegue motivar e incentivar seus colegas. Continue lendo para saber mais sobre a proatividade e como estimular essa característica em si mesmo.

O que é proatividade?

Ser proativo significa buscar por mudanças espontaneamente sem que seja necessário contar com estímulos externos. A proatividade geralmente está baseada em uma excelente visão de futuro e identificação de necessidade, assim como antecipação de problemas.

Ter um indivíduo com esse perfil em uma equipe profissional é um grande diferencial no mercado. Exatamente por isso, o perfil proativo vem recebendo destaque dentro das empresas. 

Por que a proatividade é importante?

Na era digital em que vivemos, as transformações são constantes e isso demanda velocidade de resposta a elas. Nesse contexto, a proatividade é decisiva para posicionar uma empresa com destaque no mercado. Depender de estímulos externos para agir pode ser bastante prejudicial em um cenário repleto de incertezas. 

A reação pode não ser o suficiente, o melhor é agir preventivamente. Posicionar-se antes dos acontecimentos é determinante para estar sempre um passo à frente para a conquista dos seus objetivos. A proatividade é o segredo para se destacar nesse mercado que demanda respostas rápidas.

Proatividade: conheça os benefícios para a vida pessoal e profissional

Acima já apresentamos alguns benefícios da proatividade, contudo, há outros ganhos que podem ser sinalizados. Confira a seguir: 

1. Controle do futuro e flexibilidade 

Aquele que tem uma atitude de ação e não de reação consegue ter maior controle sobre seu futuro. Uma pessoa proativa costuma ser também flexível, conseguindo se adaptar a diferentes cenários e situações. Dificilmente uma pessoa proativa se vê encurralada em alguma situação. Por ter sempre uma postura de agir, é alguém que está bem posicionado diante das dificuldades.

2. Resiliência

Seguindo o raciocínio anterior, o profissional proativo tende a se mostrar mais resiliente. Isso significa que é alguém que consegue se adaptar com mais leveza às situações e encontrar soluções. 

3. Destaque 

A proatividade ajuda o indivíduo a se destacar, pois está sempre agregando e entregando mais do que o esperado. Dentro de uma equipe é alguém que contribui para que os resultados sejam alcançados. É um profissional que não se ocupa de fazer apenas a sua parte, mas tudo o que for necessário para bater metas. 

4. Maior possibilidade de conquistar uma promoção

Como já mencionado, a proatividade ajuda o profissional a ganhar destaque no desenvolvimento de suas atividades. Dessa forma, é alguém com grandes chances de obter uma promoção e crescer na carreira. 

5. Visão ampla

Ter uma postura proativa diante dos problemas é interessante por oferecer uma visão mais ampla das questões. Posicionar-se de forma a não ter medo de precisar se movimentar, contribui para chegar a soluções diferenciadas. Não restringir o quanto irá entregar permite levar em consideração mais pontos de vista.

6. Mais criatividade

Ser proativo tem grande impacto na criatividade do indivíduo, isso porque essa pessoa não limita as suas ações aos estímulos externos. Esperar que os outros digam o que deve ser feito pode fazer com que o profissional limite sua imaginação diante dos problemas. 

Proatividade: como identificá-la?

Em muitos trechos do artigo usamos a expressão “postura proativa”, pois é uma característica identificada pelo comportamento. Basicamente, a proatividade pode ser identificada por meio da postura adotada cotidianamente. Aquele que é proativo está sempre escolhendo ter essa postura diante das diferentes situações.

Optar por ser proativo é decidir buscar por mudanças mesmo que não haja nenhum estímulo externo apontando para essa direção. Logo, a proatividade tem a ver com tomar decisões importantes e vantajosas antes que seja inevitável. O indivíduo proativo ganha destaque na sua equipe e empresa por gerar mudanças consideráveis. 

Dicas para se tornar um profissional proativo

Veja algumas dicas para desenvolver a proatividade na sua carreira e ascender profissionalmente. 

1. Conheça a cultura organizacional da empresa

Esse é o ponto fundamental, pois entender as normas de conduta, valores e crenças da organização é essencial para tomar decisões relevantes sem esperar ordens superiores. É essencial que nessa tomada de decisões o profissional não se distancie dos objetivos da empresa. 

2. Dê o seu melhor

Buscar evoluir é desenvolver ainda mais a qualidade de ser um profissional proativo. Ficar se preocupando em fazer apenas o que lhe é delegado e ficar na mesmice é pensamento de pessoas que não querem alcançar o sucesso.

Mostrar sua capacidade e vontade de contribuir com a empresa faz muita diferença na sua carreira. Quando você escolhe agir assim, se posiciona de forma mais destacada na sua equipe. 

3. Busque qualificação

Se especializar é sempre muito bom. Investir em cursos que podem ajudar ainda mais no desenvolvimento é importantíssimo. Quanto mais qualificado, mais oportunidades aparecerão e mais preparado o profissional se sentirá. Lembre-se de que potencializar a sua qualificação provavelmente se converterá em mais chances de promoção e aumento de remuneração 

4. Seja Flexível

Mostre-se sempre aberto às novidades e pronto para colocá-las em prática. Procurar ajuda de colegas também é uma forma de se mostrar flexível. A colaboração de todos é fundamental para o crescimento da empresa.

5. Mantenha seu desenvolvimento 

Desenvolver essas qualidades é se tornar uma pessoa proativa, pronta para executar todas as atividades propostas. Busque o novo, seja ousado e tenha conhecimento, assim você será um grande profissional. O profissional precisa se manter atento ao desenvolvimento de suas habilidades, essa atitude já é um exemplo de proatividade. 

A proatividade é uma característica bastante positiva para alcançar melhores resultados!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds