Quais as Principais Competências de um Diretor Executivo

Diretor executivo

Confira as as atribuições de um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a).

Chegar ao cargo de mais alto nível de uma empresa não é uma tarefa fácil. São necessárias muitas habilidades e trabalho duro para alcançar esse patamar que traz muita responsabilidade, mas também é um indicativo de sucesso nos negócios.

A diretoria executiva reserva os profissionais mais bem sucedidos de uma empresa, no entanto, mais do que os desafios de chegar até este título, há muitos percalços para se manter neste cargo.

Veja neste artigo quais são as principais competências de um diretor executivo e como desenvolvê-las desde o começo da carreira.

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O que é um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a)?

O Diretor ou Diretora Executivo(a) de uma empresa, também chamado de CEO (Chief Executive Officer) em língua inglesa, é a figura que está no topo da hierarquia organizacional. Atualmente existem diversas estruturas corporativas, mas é na estrutura vertical que o CEO se destaca e ocupa o espaço de liderança suprema de uma empresa.

Independentemente do tamanho do negócio e do mercado em que se atua, o Diretor ou Diretora Executivo(a) de uma empresa desempenha um papel extremamente estratégico e fica em sua responsabilidade a gestão do futuro do empreendimento.

Ele gerencia a proposta de valor da marca, sua missão, visão e valores, além de traçar a direção para onde a empresa vai caminhar e construir o seu destino. Afinal de contas, “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” (Lewis Carroll) e não se pode deixar uma marca à mercê da sorte, não é mesmo?

Por isso, o Diretor ou Diretora Executivo(a) precisa de muito “jogo de cintura”, habilidades profissionais e interpessoais específicas, além de um olhar holístico e observador para entender as movimentações dos mercados de hoje e do futuro para tomar as decisões mais acertadas.

Quais as atribuições de um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a)?

Agora que já esclarecemos o que é um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a), é importante saber quais são as funções que esse cargo exige.

As responsabilidades deste profissional podem ser diferentes dependendo do tamanho da empresa, do nicho que atua e da quantidade de funcionários nesta estrutura.

Mas de maneira geral, entre as principais atribuições do CEO estão:

  • Estruturar a operação do negócio de acordo com a missão, visão e valores da empresa.
  • Implementar sua visão estratégica nas operações do negócio.
  • Manter-se em contato com importantes fornecedores e parceiros.
  • Buscar novas fontes de rentabilidade e oportunidades de negócio.
  • Liderar diferentes equipes rumo a objetivos específicos.
  • Ir de encontro com o interesse dos acionistas ou sócios.
  • Supervisionar a operação da equipe que está sob sua responsabilidade direta.
  • Ser o porta-voz de tudo que está relacionado ao empreendimento para o público interno e externo.
  • Criar a cultura da empresa e pelo o que ela será lembrada.

Entre muitas outras funções, um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a) deve realizar a gestão da organização com o intuito de manter seu time de colaboradores motivados, e levar o nome da empresa até o sucesso.

Quais as Principais Competências de um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a)?

Bom, agora que você já sabe o que é um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a), compreendeu o que torna esse profissional tão importante e conheceu as suas maiores responsabilidades, está na hora de descobrir quais são as competências primordiais que levaram grandes nomes até o cargo mais alto de uma companhia e como eles a desenvolveram ao longo de suas vidas e carreiras.

É importante lembrar que o sucesso é composto por uma porção de acontecimentos e fatores. Como nos lembra o pintor holandês, Vincent van Gogh “Grandes coisas são compostas por uma série de pequenas coisas reunidas”. Por isso, o que compõe as habilidades de um bom/boa Diretor ou Diretora Executivo(a) não se resume a apenas uma coisa.

São necessários conhecimentos técnicos e aprimorados, mas também são muito importantes habilidades comportamentais e psicológicas.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2019, chamada Tendências Globais de Talentos 2019, revela que Soft Skills — aptidões que dizem respeito ao comportamento e subjetividade do indivíduo — tem se tornado tão importante quanto Hard Skills — habilidades técnicas ligadas ao conhecimento em uma determinada área — no momento da contratação.

Portanto, a lista a seguir traz um paralelo das competências desenvolvidas e exigidas para o cargo de CEO, mesclando os dois universos: Hard Skills e Soft Skills.

As Principais Competências de um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a) são:

1 – Liderança

Parece óbvio, sim, mas é importante ressaltar o espírito de liderança desses profissionais. Essa habilidade vai além da vontade de estar à frente de grandes projetos, um bom líder está focado em desenvolver o seu time para conquistar o melhor resultado como uma equipe.

A liderança também perpassa pela segurança e firmeza nas suas palavras e ações, além do autocontrole para lidar com situações adversas.

2 – Autoconhecimento

Lembra do que falei dos soft skills? Só é possível desenvolvê-las a partir do autoconhecimento. É sabendo dos seus pontos fortes e fracos e buscando um desenvolvimento pessoal que é possível organizar metas e objetivos para alavancar sua carreira e a empresa que comanda. 

O autoconhecimento leva à inteligência emocional e entrega mais controle para o indivíduo lidar com as suas próprias emoções, além de ajudar na resolução de conflitos.

3 – Habilidade para solucionar problemas

Os problemas vão surgir, não tem jeito. Na verdade, um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a) antecipa-se aos possíveis problemas para lidar com mais tranquilidade com eles, minimizando seus impactos.

Por isso, é preciso estar sempre atento, ser criativo e responsável para encarar e solucionar os “pepinos” que o mundo corporativo proporciona.

4 – Conhecimento em administração de empresas

Seja por experiência ou especialização, é muito importante que um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a) tenha conhecimentos sobre administração de empresas.

É com conceitos de administração que um(a) Diretor ou Diretora Executivo(a) consegue gerenciar os recursos mais valiosos da empresa, investir com responsabilidade, planejar com inteligência e buscar potencializar seus resultados constantemente.

5 – Curiosidade e coragem

Curiosidade para fazer as perguntas mais difíceis e ir atrás de suas respostas buscando inovação e originalidade, e coragem para trabalhar sob pressão, desapegar de métodos obsoletos e saber se arriscar sem deixar de ser estratégico e sagaz.

6 – Boa comunicação

Saber se comunicar bem é uma habilidade que vai permear toda a vida organizacional de um CEO. Ele precisa ter uma boa comunicação para realizar todas as funções do cargo que listei acima. Desde manter uma boa relação com os fornecedores e funcionários, até ser o principal porta-voz da empresa para os stakeholders.

Sua comunicação deve ser clara, objetiva e eficaz. Aliás, se você quer saber como ser mais eficaz no seu dia a dia, dentro e fora do ambiente de trabalho, pode conhecer os hábitos de pessoas eficazes e exercitar novas habilidades hoje mesmo.

7 – Resiliência

Entender que nem tudo sairá como planejado e saber passar por momentos de dificuldades, saindo deles muito mais forte, é uma característica obrigatória para quem é ou deseja se tornar CEO.

Adaptar-se bem aos cenários que surgem e manter-se resiliente mesmo depois de momentos de crises é um diferencial importante para qualquer profissional, independentemente do cargo que ocupa.

Para desenvolver essas habilidades desde cedo na sua carreira, a minha dica é: comece pelo autoconhecimento.

É sabendo quem se é, que é possível planejar quem você será.

Depois, acompanhe nomes renomados do mercado que você admira, inspire-se nessas histórias, aprenda com os erros deles e não deixe de aprender nenhum um dia sequer.

Faça planos palpáveis e com prazos reais. Lembre-se que você é o único que pode ir atrás dos seus sonhos e metas.

E se você deseja desenvolver ou aprimorar alguma dessas competências com auxílio especializado de uma instituição com certificação ISO 9001 e métodos inovadores, não deixe de acompanhar o Portal IBC e ficar por dentro dos nossos cursos e formações.

Até logo.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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