Qual a sua expectativa de carreira profissional e como o Coaching pode te ajudar

Homem de terno olhando para cidade

O Coaching é o mais poderoso processo facilitador de desenvolvimento do potencial individual, uma vez que possibilita o acesso às suas capacidades e competências plenas.

Como você se vê daqui a 5, 10 ou 15 anos? Apesar de a pergunta ser simples, a resposta exige bastante reflexão e envolve profundo autoconhecimento e entendimento da própria identidade. Para desenvolver uma vida profissional sólida, é preciso que o indivíduo compreenda claramente onde está e aonde pretende chegar.

Assim, as ações, decisões e alocação de recursos podem gerar os resultados esperados. Um dos fatores que facilitam o direcionamento da carreira é a elaboração da missão (o que eu faço), dos valores (o que eu sou) e da visão (o que eu quero atingir).

Essas são premissas amplamente aplicadas a empresas e que geram também alto impacto positivo no contexto profissional individual. Esse conjunto de definições orienta o indivíduo a fazer uma melhor gestão da sua trajetória profissional, norteando escolhas e ações de maneira pensada. Isso evita que desvios desnecessários aconteçam, aumentando as chances de sucesso. Essa é a base do coaching voltado à carreira. Saiba mais sobre o tema na leitura a seguir!

Conte com o coaching!

É necessário amplo conhecimento sobre si mesmo e sobre o cenário em que está inserido para construir a sua missão, visão e valores. Ter visão sistêmica para enxergar oportunidades que contribuam na aproximação do seu estado desejado também é fundamental nesse processo.

Nesse sentido, o coaching é o mais poderoso processo facilitador de desenvolvimento do potencial individual, uma vez que possibilita o acesso às suas capacidades e competências plenas, de modo a despertar a melhor versão de si mesmo. Por meio de técnicas e ferramentas específicas, o método de coaching propicia o autoconhecimento e a descoberta das suas verdadeiras motivações.

Caso as suas metas e objetivos não estejam alinhadas com o seu verdadeiro “eu”, qualquer projeção será superficial e inconsistente, impossibilitando o desenvolvimento de uma carreira significativa. Evitando que isso ocorra, conte com o coaching para sonhar e definir os seus anseios, com um planejamento estratégico sólido. O método é capaz de potencializar o seu foco, resiliência, disposição e disciplina — fatores críticos para transformar a sua realidade e conquistar resultados extraordinários.

Meios pelos quais o coaching ajuda no alcance das metas de carreira

Confira os aspectos que o processo de coaching ajuda a desenvolver para o progresso da sua vida profissional.

1. Promoção de autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um desafio. Muita gente nem presta atenção aos próprios sonhos, desejos, necessidades, medos, forças, pontos de desenvolvimento, interesses e paixões. As sessões de coaching contam com muitas ferramentas que permitem que uma pessoa conheça mais a si mesma em todos esses aspectos. Além disso, há testes de personalidade e perfil comportamental especificamente voltados à carreira, auxiliando nas escolhas profissionais e nas estratégias a serem adotadas.

2. Definição de objetivos de carreira

As análises de autoconhecimento permitem que o indivíduo reconheça o seu estado atual na carreira. Em seguida, ele deve responder à seguinte pergunta: aonde quer chegar? É com base na resposta obtida que o coachee (a pessoa que passa pelo processo de coaching) define o seu estado desejado, isto é, o seu objetivo de carreira. Esse objetivo pode uma mudança de área, um cargo específico, a abertura de um negócio próprio, a organização da aposentadoria, e por aí vai.

3. Planejamento estratégico

Uma vez que o estado atual e o estado desejado tenham sido identificados, cabe agora ao coach e ao coachee traçar uma linha que una os dois pontos. Essa linha consiste no planejamento estratégico, ou seja, na definição de tudo aquilo que deverá ser colocado em prática para que o objetivo em questão seja alcançado. Por exemplo, pode ser que, para ser coordenador de um departamento, o coachee deva fazer uma pós-graduação, realizar cursos sobre liderança e aprender a falar inglês.

4. Desenvolvimento de competências comportamentais

O alcance de um objetivo na carreira não depende apenas da aquisição de saberes técnicos, ou seja, dos conhecimentos específicos das profissões. Também é necessário desenvolver competências comportamentais, como criatividade, disciplina, organização, planejamento estratégico, bom relacionamento interpessoal, resiliência e inteligência emocional. O coaching atua também sobre essas questões, por meio de dinâmicas, atividades e reflexões sobre a psicologia e o desenvolvimento humano.

5. Mudanças positivas na rotina

Se você deseja alcançar algo que nunca alcançou, precisará fazer algo que nunca fez. Com base nessa ideia, o coaching estimula o indivíduo a sair da zona de conforto, a analisar as situações sob outros pontos de vista e a realizar atividades de novas formas. Isso inclui a adoção de uma rotina mais disciplinada, em que o coach e o coachee planejam as atividades de cada dia, definindo prazos para as entregas. Isso ajuda a desenvolver a organização e a dedicação das pessoas às metas em questão.

6. Avaliação de desempenho e feedback

De tempos em tempos, o coach precisa acompanhar e avaliar o desempenho do coachee. Isso quer dizer que ele deve verificar se o que foi planejado foi feito, se a pessoa soube cumprir os prazos e se ela de fato está progredindo rumo ao seu objetivo. O feedback dado deve ser completo, reconhecendo os méritos do indivíduo, mas também apontando o que precisa melhorar, com sugestões práticas. Assim, o coachee mergulha em um processo de melhorias contínuas, até chegar aonde deseja.

O coaching é um método de desenvolvimento humano que se utiliza de conhecimentos oriundos de diferentes áreas: psicologia, administração, desenvolvimento pessoal, gestão do tempo, sociologia, antropologia, entre outros.

Por meio dessa diversidade de saberes, técnicas e ferramentas são empregadas ao longo das sessões, permitindo que o coachee não apenas defina com clareza os seus objetivos de carreira, como também aja para ficar cada vez mais próximo do seu alcance. É por isso que tantas pessoas têm recorrido aos profissionais da área para progredir na vida profissional. Se você é uma dessas pessoas, não hesite em procurar os profissionais do IBC. Estamos ansiosos para recebê-lo e auxiliá-lo na sua jornada!

E você, ser de luz, já definiu os seus objetivos de carreira? O que tem feito para alcançá-los? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63