Redes Sociais corporativas: quais as vantagens?

colegas de trabalho usando celular

Confira os principais benefícios das redes sociais corporativas.

Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, as pessoas estão cada vez mais conectadas ao mundo digital. Elas buscam na internet e nas redes sociais um espaço para compartilhar experiências, encontrar pessoas, comprar, aumentar as suas redes de contatos e também procurar informações e opiniões sobre determinados produtos, serviços ou marcas.

As ações digitais têm crescido a cada dia, e investir nas redes sociais corporativas não é mais moda, mas sim uma necessidade de acompanhar a evolução do mercado. As redes sociais são hoje importantes canais de informações, vendas e ferramentas estratégicas para as empresas conhecerem os seus consumidores. Mas e dentro da própria empresa? Não seria bacana ter uma rede social para os próprios colaboradores? Continue a leitura e saiba mais sobre as redes sociais corporativas!

Redes sociais corporativas: o que são?

Se pensarmos nas redes de intranet, no WhatsApp e no próprio e-mail corporativo, perceberemos que eles são excelentes meios de estimular a interação e a convivência digital entre os seus participantes. Além disso, não há como negar que essas ferramentas facilitam e muito a vida de qualquer organização, afinal de contas, problemas podem ser resolvidos mesmo que ninguém se encontre presencialmente.

Como uma evolução do uso dessas ferramentas na comunicação interna, surgiu o conceito de rede social corporativa. Esse tipo de rede é um site ou fórum exclusivo para os colaboradores de uma empresa interagirem. Eles podem criar os seus perfis pessoais e criar postagens e comentários, entre outros recursos.

Quais são os principais benefícios que essas redes oferecem?

O formato das redes sociais corporativas tem crescido muito nos últimos tempos. Isso se deve aos benefícios que as organizações que as adotam têm obtido. Confira na sequência as principais vantagens que essas plataformas oferecem para a comunicação interna.

1. Informações compartilhadas instantaneamente

Com o acesso às redes sociais, profissionais podem ter acesso imediato às informações das organizações, seja por meio do computador ou mesmo de aparelhos eletrônicos, como smartphones, notebooks, tablets, entre outros, a qualquer hora ou lugar.

Dessa forma, em vez de convocar uma reunião presencial ou escrever aquele bilhetinho à mão e deixar na mesa do colega, correndo o risco de ele não ver, basta enviar-lhe uma mensagem pela rede. Além disso, essas redes oferecem não apenas o envio de mensagens individuais, mas também de publicações para todo o grupo de participantes.

2. Aproximação entre colegas e equipes

O acesso às redes sociais dentro do ambiente corporativo facilita a aproximação entre colaboradores. Essa proximidade facilita a integração de equipes e favorece a cocriação, ou seja, o ato de colaborar, compartilhar ideias e dar vida a elas em conjunto.

Esse estreitamento de laços que ocorre na internet deve ser uma extensão dos laços estabelecidos presencialmente, e não uma substituição a eles, OK? Portanto, seja amigo dos seus colegas nas redes, mas também fora delas. É dessa complementaridade entre o mundo físico e o digital que as relações se fortalecem.

3. Superação das barreiras de espaço e de tempo

Outro benefício das redes sociais corporativas é a facilidade que a tecnologia oferece. Uma reunião de última hora, por exemplo, não precisa necessariamente ser presencial. Essas reuniões podem ser feitas via Skype ou por meio de ferramentas que permitem a comunicação instantânea, como o Teams.

Dessa forma, as barreiras de espaço e tempo podem ser superadas. Se um sócio está no Rio de Janeiro e o outro em São Paulo, por exemplo, não há a necessidade de pegar um avião para que os dois possam olhar nos olhos um do outro e conversar sobre a empresa. São os privilégios oferecidos pelos avanços tecnológicos.

4. Implantação de novas ideias

As redes sociais dentro da empresa podem ser ótimas ferramentas para que líderes e gestores disseminem novas ideias entre os seus colaboradores, além de poder coletar feedbacks e opiniões de melhoria por parte dos funcionários.

Por isso, as redes sociais corporativas são grandes fóruns de discussão, que permitem que as equipes de trabalho identifiquem problemas, levantem possíveis soluções, compartilhem ideias e criem algo novo. Produtos e serviços inovadores podem ser concebidos a partir da interação que esses sites possibilitam.

5. Trocas multimídia

Por fim, as redes sociais corporativas também são muito interessantes porque permitem que conteúdos possam ser compartilhados em diferentes formatos. É possível publicar comentários escritos, vídeos, notícias, links, artigos, enquetes, enfim, uma infinidade de categorias de conteúdos que enriquecem o trabalho de todos.

Sendo assim, mantenha as redes das quais você faz parte ativas. Se você vir uma notícia interessante no ramo de atuação da sua empresa, por exemplo, por que não compartilhá-la com os seus colegas por meio dessa rede? Isso trará boas discussões à tona e enriquecerá o seu trabalho.

Alguns cuidados que precisam ser tomados

Por mais que as redes sociais corporativas sejam extremamente benéficas, elas também têm algumas regras que precisam ser respeitadas.

A regra de ouro do uso dessas plataformas é justamente que você não se esqueça de que está diante de uma rede profissional. Sendo assim, publique nela apenas os conteúdos pertinentes a esse setor da sua vida. A sua foto com o namorado naquele restaurante chique e aquele vídeo engraçado que você gravou com os amigos na praia não são adequados a essa mídia.

Deixe as publicações de teor pessoal para as redes pessoais, como o Facebook e o Instagram. Lembre-se de que, por mais que a rede corporativa seja um ambiente digital, ela continua sendo um ambiente profissional, o que demanda uma postura compatível. Por isso, mantenha os assuntos apenas profissionais nas suas publicações, seja respeitoso com todos, evite a informalidade, fique atento ao uso correto da língua portuguesa e certifique-se de ser sempre o mais claro e objetivo possível.

Como você pode perceber, as redes sociais corporativas são excelentes ferramentas de trabalho e interação, estendendo o convívio profissional do meio físico ao digital. Por isso, elas são úteis para aumentar a integração das equipes, fomentar a criatividade, estimular o compartilhamento de dados, acelerar a tomada de decisões e evitar os erros e o retrabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010