Saiba como trabalhar pelo futuro da sua carreira

Homem de terno subindo escadas com seta na parede

Veja como trabalhar pelo futuro da sua carreira.

Um dos principais objetivos de quem inicia uma carreira profissional é alcançar o sucesso e a estabilidade no futuro. Para conquistar uma posição consolidada, é crucial trabalhar em prol do seu crescimento desde os primeiros anos de profissão. Todo passo dado deve ser calculado para ajudar a moldar o resultado que se espera ter.

Contudo, nem todo mundo sabe como trabalhar para melhorar seu futuro no âmbito profissional. No artigo a seguir iremos falar mais sobre como conduzir suas metas e conquistas para o futuro dos sonhos. Com dedicação e um planejamento pode ser bem mais simples! 

Planejamento de carreira: trabalho pelo futuro da carreira

Quando você pensa no seu futuro, considera onde deseja chegar profissionalmente? Se você ainda não fez esse exercício de projeção, aconselhamos que inicie essa reflexão.

É importante imaginar quem você quer ser e onde deseja chegar. Apenas com essa visão é possível traçar um planejamento consistente para a sua carreira. Você só pode buscar aquilo que sabe que deseja conquistar, não é mesmo?

O planejamento de carreira funciona como a linha guia para o seu crescimento no mercado. É por meio dele que você poderá pensar melhor sobre como se direcionar para o ponto de chegada. Quando planejamos, temos em mente uma sequência de passos que deverão ser dados evitando dessa forma as incertezas. 

O que você quer?

Para fazer o seu planejamento de carreira é necessário responder a essa pergunta. Porém, não se engane, pode não ser tão simples definir o que se quer. Os desejos no âmbito profissional podem incluir ter uma remuneração elevada, estar em um cargo de liderança, ter experiência no exterior, liderar projetos de inovação, entre outros. 

Você deseja construir uma carreira estável numa multinacional? Quer abrir a sua própria empresa? Quer ser um nômade digital? Atualmente, com o avanço da tecnologia e as mudanças das lógicas de mercado, há muito mais possibilidades. Observe que há diferentes objetivos que podem coexistir em um mesmo planejamento. 

Uma alta remuneração pode ser acompanhada por abrir uma empresa. Trabalhar cada dia num lugar como nômade digital pode vir junto de atuar em uma multinacional. Tudo depende de ser colocado em perspectiva e entendido de que forma pode ser realizado. A grande questão é que cada objetivo que se pretende alcançar precisa de uma base de escolhas corretas. 

Metas concretas

Definiu seu objetivo central e aqueles que podem coexistir com ele? Então chegou o momento de elaborar as suas metas. Basicamente, nessa etapa você deverá desmembrar o seu objetivo final em diferentes passos que precisam ser dados para a sua realização. Trata-se de dividir o objetivo final em metas para alcançar um resultado.

Cada meta alcançada ao longo da jornada significa estar um passo mais próximo do objetivo final. Então, o objetivo final se torna mais palpável e factível. Funciona também como uma forma de motivação para se manter firme no seu propósito. Para fazer essa definição de metas, é importante pensar sobre as competências que você possui. Sabendo quais são as ferramentas disponíveis é mais fácil colocar um plano em prática.

Lembre-se que, independentemente de qual seja o seu sonho, ainda que muito audacioso, é necessário dar um primeiro passo. A partir dos passos iniciais, você se colocará em curso para obter o resultado desejado. Use a seu favor as competências que possui para poder usufruir daquilo que deseja. 

Metas pessoais

Uma dica para tornar mais possível realizar as suas ambições profissionais é se atentar para o desenvolvimento de algumas metas pessoais. A seguir listamos algumas dessas metas que podem ajudar a fazer de você um profissional mais preparado para o mercado: 

– Dê sempre o seu melhor em todas as funções que tiver. Assim você causará uma boa impressão e aumentará as chances de aprender mais com cada etapa do caminho.

– Dedique-se ao curso de graduação para se formar no tempo certo. Com essa dedicação, você tem certeza de usar melhor seu tempo e ainda tem mais chances de se destacar no mercado.

– Dedique-se ao aprendizado de uma língua estrangeira. Ter fluência em outro idioma, como inglês e espanhol, por exemplo, funciona como um propulsor para a sua carreira.

– Procure desenvolver as suas habilidades que contribuirão para o seu sucesso no mercado.

Focando em desenvolver essas metas pessoais você está também se tornando mais apto a realizar os seus sonhos. Posicionar-se no mercado como alguém que gosta do que escolheu fazer e busca qualificação é uma forma de se abrir para o sucesso. Independentemente da sua área de atuação, é fundamental ser dedicado para ter melhores oportunidades de crescimento.

Autoconhecimento

Uma parte muito importante desse processo de planejamento de carreira é desenvolver seu autoconhecimento. Somente conhecendo a si mesmo é possível identificar os seus pontos fortes e fracos.

Quando você sabe exatamente quem é, consegue enxergar com mais clareza de que forma buscar por seus sonhos. Além disso, devemos ressaltar que uma das grandes dificuldades de desenvolver uma carreira é exatamente escolher a carreira correta.

Entenda por carreira correta aquela que tem mais a ver com os seus desejos e aptidões. Pode ser bastante frustrante iniciar uma graduação que não tem relação com aquilo que se espera da vida. Em geral, esse erro de escolha acontece porque a pessoa não conhece bem a si mesmo. Como definir objetivos concretos para a sua carreira se você não sabe o que quer?

Para ter mais clareza sobre o que se deseja, é interessante fazer perguntas a si mesmo. Quais são suas habilidades naturais? O que você faz bem e gosta de fazer? Tem como ganhar dinheiro com essa habilidade? Ao responder essas questões você já consegue dar uma direção para a sua escolha profissional.

Depois disso, é válido pesquisar sobre as possíveis carreiras para tentar entender qual delas tem mais a ver com os seus desejos. Lembre-se que para ter sucesso em qualquer coisa é preciso ter comprometimento. Para ter comprometimento é fundamental gostar daquilo que se escolheu fazer. Planejar o seu futuro depende de se ver feliz lá na frente nesse caminho.

Gostou de saber mais sobre como trabalhar pelo futuro da sua carreira? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds