Saiba quais são as vantagens e desvantagens de uma graduação rápida

Nos dias de hoje, conquistar uma graduação não é mais um diferencial, mas uma necessidade primordial para quem busca sucesso profissional. Isso porque obter conhecimento técnico é fundamental para qualquer carreira ou área de atuação.

Ao decidir fazer uma graduação, é normal surgir dúvidas como: que curso fazer? Qual área seguir? Optar por uma faculdade ou por um curso tecnológico? Graduação presencial ou à distância?

Estes são questionamentos bastante comuns e que todo jovem tem ao resolver ingressar em um nível superior. E é muito comum que as pessoas acabem optando pela opção mais fácil por pura falta de informação, sem entender a fundo quais os benefícios de cada uma das diversas alternativas disponíveis.

Neste sentido, é importante entender que a graduação oferece três opções de escolha: o bacharelado – diploma referente à profissão escolhida; a licenciatura – indicada para a formação de professores e a graduação tecnológica – mais conhecida como graduação rápida.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Graduação rápida: vantagens e desvantagens

A graduação rápida é a chamada graduação tecnológica, que nada mais é que um curso de nível superior de menor duração.

Para te ajudar a entender esta alternativa de curso superior, preparamos uma lista de vantagens e desvantagens sobre a graduação rápida. Confira:

Alternativa rápida para chegar ao mercado
A graduação tecnológica é a forma mais rápida de entrar para o mercado de trabalho. Isso porque, enquanto a graduação tradicional dura entre quatro e seis anos, a graduação rápida leva de um a três anos para ser concluída com conhecimentos teóricos e práticos sobre a área estudada. A desvantagem desta modalidade é que, por ser de curta duração, os conteúdos abordados não têm tanto aprofundamento quanto seria necessário.

Possibilidade de estudar à distância
Alguns cursos tecnológicos oferecem a possibilidade de cursar matérias pela internet, possibilitando que o alune monte seu próprio horário e estude na hora que for mais conveniente. A desvantagem é que, por ser à distância, o estudante não tem acesso aos professores para tirar dúvidas e não conta com colegas de estudo para discutir os conteúdos aplicados.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Mais barato que uma graduação tradicional
Uma das maiores vantagens dos cursos tecnológicos é que eles geralmente possuem mensalidades mais baratas do que o bacharelado ou a licenciatura.

Diploma válido para pós-graduações e concursos
Outra grande vantagem da graduação rápida é que o diploma recebido ao fim do curso é válido para cursar pós-graduações, mestrado, doutorado e também concursos públicos de nível superior.

Gostou das dicas? Então não deixe de curtir e compartilhar em suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010