Trabalho Voluntário: motivação para fazer o bem

Início de carreira é sempre complicado, principalmente pelo fato de não se ter muita experiência e principalmente contato com o mercado de trabalho. Fazer um trabalho voluntário, além de oferecer aprendizado, ajuda a desenvolver competências importantes para a construção da carreira e a expandir o ciclo de amizades. E tem mais, colocar o trabalho voluntário que você faz no seu currículo pode te trazer benefícios.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Veja como o trabalho voluntário pode ser benéfico

Pode apostar sem dúvida em seu trabalho voluntário, para se destacar em meio a tantos currículos enviados, pois este é um diferencial na seleção para o emprego. Mas, é preciso também observar as seguintes posturas:

  • Mostrar espírito de liderança;
  • Ser proativo;
  • Adquirir experiência profissional;
  • Focar nas escolhas de projetos;
  • Desenvolvimento pessoal.

Ser voluntário conta pontos para o candidato na hora de uma entrevista de emprego, já que estas pessoas, em geral, são proativas, sabem trabalhar bem em equipe, prezam pelo bem estar social e tem uma tendência a serem mais flexíveis, bondosas e bem humoradas.

Ultrapassando experiências com o trabalho voluntário

O trabalho voluntário leva as pessoas a adquirirem experiências para a vida toda, tanto no quesito profissional quanto pessoal. Serão pessoas preparadas para lidar com os problemas, já que enfrentam os desafios das causas sociais. Portanto, ele desenvolve habilidades que possivelmente não seriam desenvolvidas no ambiente de trabalho, diferenciando-se das demais pessoas.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como as empresas veem o trabalho voluntário

Outro requisito essencial para as empresas é a ética, solidariedade, responsabilidade, respeito ao próximo, comprometimento, tolerância, características estas que uma pessoa adquire realizando um trabalho voluntário.

Muitas organizações, inclusive, oferecem aos colaboradores a sugestão de prestar um trabalho voluntário para desenvolver o senso de ética dentro da empresa e engajar as equipes. Além disso, o trabalho voluntário faz descobertas incríveis. Muitas vezes, a pessoa nem imagina que pode desenvolver determinada função/tarefa/comportamento e com o trabalho voluntário essa possibilidade é ativada e a descoberta de talentos é iniciada.

O voluntariado só traz benefícios, tanto coletivos quanto individuais. Doar um pouco de si para ajudar outras pessoas é algo que não engradece somente a vida particular, mas também é a porta que abre para a descoberta de novas virtudes, estimulando o crescimento espiritual e profissional.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios do trabalho voluntário? Compartilhe esse post nas redes sociais e divida com os seus amigos essa atitude!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010