Trabalho Voluntário: motivação para fazer o bem

Trabalho voluntário

O trabalho voluntário é benéfico por muitos motivos, na aquisição de experiência, promove o senso de utilidade e, de quebra, pode ser citado no currículo.

Início de carreira é sempre desafiador, principalmente pelo fato de não se ter muita experiência e contatos anteriores com o universo corporativo. Nesse sentido, ao fazer um trabalho voluntário, além de estar ajudando uma causa, poderá desenvolver competências importantes para a construção da sua carreira e expandir o ciclo de contatos. E tem mais, ter experiências de voluntariado no currículo pode trazer vantagens competitivas em processos seletivos.

Continue lendo para saber mais a respeito dos benefícios de se engajar em causas sociais através de trabalhos voluntários.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Entenda como o trabalho voluntário pode ser benéfico

O trabalho voluntário é benéfico por muitos motivos, ajuda na aquisição de experiência e desenvolvimento de habilidades, promove o senso de utilidade e, de quebra, pode ser citado no currículo. Confira em detalhes alguns desses benefícios.

1. Mostrar espírito de liderança

A liderança é uma habilidade bastante requisitada por empresas, independentemente do cargo e do segmento. Pessoas que têm essa aptidão inspiram e motivam os demais e isso pode ser muito bem desenvolvido em atividades de voluntariado.

2. Ser proativo

Em um projeto social, por mais que existam líderes gerenciando as atividades, nem sempre há alguém dando ordens o tempo todo. Isso é bom porque estimula a proatividade, que é a atitude de fazer o que precisa ser feito sem ter que alguém pedir. É ter visão para identificar essas tarefas e iniciativa para executá-las.

3. Adquirir experiência profissional

É possível atuar como voluntário realizando as mais diferentes funções, desde ministrando aulas em cursos populares, até ajudando na contabilidade de uma instituição, na pintura, na organização, atendendo como um profissional da saúde, são muitas as possibilidades. Então, se você está iniciando sua carreira, pode ser uma boa oferecer seus serviços em projetos de voluntariado, porque isso te ajudará a adquirir experiência profissional.

4. Desenvolvimento pessoal

Além da possibilidade de se desenvolver profissionalmente, o trabalho voluntário auxilia no desenvolvimento pessoal. Paciência, persistência, empatia, capacidade de trabalhar em equipe, respeito às diferenças, são apenas alguns dos exemplos de habilidades que você pode desenvolver sendo voluntário em um projeto.

5. Fortalecer o senso de utilidade

Sentir-se útil é uma necessidade humana, saber que suas ações surtem efeitos positivos na vida de terceiros é extremamente empoderador. O trabalho voluntário é muito positivo nesse sentido, pois ajuda as pessoas a desenvolverem a autoestima e a autoconfiança, que são elementos tão importantes para se construir uma carreira de sucesso.

6. Incluir o voluntariado no currículo

Ser voluntário conta pontos para o candidato na hora de uma entrevista de emprego. Por conta de todos os benefícios citados até aqui, as empresas valorizam quem já passou por esse tipo de experiência. Geralmente, voluntários são proativos, sabem trabalhar bem em equipe, prezam pelo bem estar social e têm uma tendência a serem mais flexíveis e bondosos.

7. Possibilidade de fazer networking

Ao longo de uma atuação como voluntário é possível conhecer muitas pessoas, de diferentes setores, incluindo o seu, fomentando o seu networking. Além de ser positivo fazer novas amizades, isso pode te ajudar a ter acesso a mais oportunidades na sua carreira. Portanto, valorize esses contatos, indique o trabalho deles, conte sobre o que você faz, isso fará com que crie conexões poderosas.

Ultrapassando experiências com o trabalho voluntário

O trabalho voluntário leva as pessoas a adquirirem experiências para a vida toda, tanto no quesito profissional quanto pessoal. Quem tem esse tipo de vivência se torna preparado para lidar com diversos tipos de problemas, o que faz muita diferença em situações diversas do cotidiano.

O voluntariado promove o desenvolvimento de habilidades que, talvez, não seriam desenvolvidas tão facilmente no ambiente de trabalho. Afinal, em muitos casos há escassez de recursos e é preciso fazer muito com pouco. Isso faz com que os voluntários sejam vistos de uma forma diferenciada pelo mercado, sendo bastante requisitados pelas empresas.

Como as empresas veem o trabalho voluntário?

A ética, a solidariedade, a responsabilidade, o respeito ao próximo, o comprometimento, a tolerância, são requisitos valorizados pelos recrutadores. E todos eles envolvem características que uma pessoa pode adquirir realizando um trabalho voluntário, sendo parte de uma causa.

Inclusive, muitas organizações incentivam seus colaboradores a prestarem algum tipo de trabalho voluntário para desenvolver o senso de ética e engajar as equipes. Esse tipo de experiência pode ser palco de vivências incríveis! Muitas vezes, a pessoa nem imagina que pode desenvolver determinada função/tarefa/comportamento e, com o voluntariado, essa possibilidade é ativada.

O voluntariado só traz benefícios, tanto coletivos quanto individuais. Doar um pouco de si para ajudar outras pessoas é algo que não engrandece somente a vida particular, mas também é a porta que abre para a descoberta de novas virtudes, estimulando o crescimento espiritual e profissional.

5 Dicas de como fazer trabalho voluntário

Se depois de conhecer todos os benefícios que o trabalho voluntário oferece você se interessou pelo assunto, aproveite e confira dicas de como se tornar parte de uma causa social.

1. Pesquise sobre causas que são importantes para você

O primeiro passo a ser dado é encontrar uma causa que faça sentido para você. Esse aspecto é muito importante para que se engaje e se sinta motivado a se dedicar ao trabalho voluntário. Você pode ajudar em projetos voltados para crianças, idosos, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência doméstica, animais abandonados, são muitas as possibilidades.

2. Considere as habilidades que tem a oferecer

Depois de escolher uma causa, é hora de pensar em como você pode ajudar. Saiba que as possibilidades são muito amplas, um contador pode ajudar uma ong destinada para animais abandonados fazendo a contabilidade, por exemplo. Portanto, não se prenda apenas à atividade principal, pois existem muitas maneiras de contribuir. Além disso, você pode atuar como alguém disposto a realizar tarefas em geral.

3. Identifique habilidades que gostaria de desenvolver

Além de pensar nas habilidades que já tem, pense naquelas que gostaria de ter e que podem ser desenvolvidas ao longo do trabalho como voluntário. Proatividade, liderança, paciência, organização, saiba exatamente o que deseja desenvolver para que se engaje nessas metas e possa medir seu progresso com o passar do tempo.

4. Verifique o tempo que tem livre para se dedicar ao voluntariado

Por mais que tenha boa vontade em ajudar, é preciso ser realista. Não dá para se comprometer por x horas na semana se já tem muitas demandas a cumprir. Então, antes de firmar qualquer compromisso, analise com cuidado a sua agenda. Lembre-se que trabalho voluntário é algo sério e que envolve várias pessoas. Não dá para dizer que irá contribuir de determinada maneira e no dia simplesmente não comparecer por falta de tempo.

5. Faça sem esperar nada em troca

Por mais que o trabalho voluntário possa realmente trazer benefícios para a vida e a carreira, é fundamental que faça sem receber nada em troca. Todas as vantagens citadas ao longo do artigo devem ser vistas como consequências naturais e não como o que te motiva a se tornar parte de um projeto. Pensando dessa maneira irá se dedicar de forma verdadeira, sem condicionar seu esforço a algum tipo de retorno.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios do trabalho voluntário? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos e incentive mais pessoas a se engajarem em causas sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Por Rawpixel.com



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010