7 Dicas para aplicar e desenvolver a sua Postura Profissional

Mulher sorridente e colegas de trabalho no fundo

Confira 7 dicas para desenvolver a sua postura profissional.

Qual é a sua postura profissional? Você já se questionou a esse respeito? Como seus colegas e os gestores da companhia te veem? Se nunca parou para pensar a respeito, saiba que se trata de uma questão de grande relevância e que pode impactar na sua ascensão. 

A forma como um profissional se porta no dia a dia de trabalho se reflete na visão que as empresas e recrutadores têm dele. Construir uma imagem positiva deve ser uma prioridade, pois pode significar conquistar uma vaga dos sonhos ou permanecer estagnado.

Para aqueles que têm dúvidas sobre como aplicar e desenvolver a sua postura profissional, recomendamos que prossiga a leitura. Listamos 7 dicas para te ajudar nessa tarefa! 

O que é postura profissional?

Antes de partirmos para as dicas é importante conceituar o que é postura profissional. Trata-se, basicamente, da forma como o profissional se comporta e se relaciona com os colegas no ambiente de trabalho.

Desse modo, isso não se relaciona apenas com as habilidades técnicas do colaborador, mas também com suas habilidades pessoais. Aqueles que desejam transmitir uma imagem positiva devem ficar atentos a esse conjunto de fatores.

Atualmente, é cada vez mais valorizada a capacidade de desenvolver boas relações interpessoais. Se antes ser bem qualificado em habilidades técnicas parecia ser o suficiente, hoje em dia é preciso ter outros conhecimentos. Ter uma conduta ética e atitudes positivas em relação aos colegas é fundamental para ser visto como alguém determinante para a equipe. 

É muito importante que o profissional tenha cuidado para enfrentar desafios no seu dia a dia. A resolução de problemas com colegas, parceiros, clientes ou fornecedores deve ser sempre o mais tranquila possível para evitar impactos negativos.

Dialogar com colegas e líderes de equipe é também uma forma de entender como ter uma postura profissional mais positiva. Tente entender melhor os desafios que tem diante de si e como resolvê-los.

Postura profissional: comportamentos adequados são essenciais

Mais adiante no artigo daremos 7 dicas para aplicar e desenvolver a sua postura profissional. Contudo, antes desse tópico é importante destacar a importância dos comportamentos adequados no ambiente de trabalho. Deve ficar claro, no entanto, que a adequação não significa anular a sua personalidade, apenas saber que tem hora e lugar para tudo. 

O mais importante é ter um comportamento ético e respeitar os colegas. Produtividade e comprometimento são essenciais para desenvolver uma postura profissional positiva. Outro quesito relevante diz respeito ao desenvolvimento de relacionamentos interpessoais tranquilos e harmoniosos. 

Conversar é fundamental para ter uma boa relação com as pessoas à sua volta. Ter jogo de cintura até com as pessoas desagradáveis te destaca positivamente no ambiente corporativo. Também entra nessa equação de formação de uma boa postura profissional a aparência. 

Além de roupas adequadas ao ambiente laboral, é importante se concentrar na linguagem corporal. A forma como o profissional caminha pela empresa e até como se senta em uma cadeira na sala de reunião faz toda a diferença. O comportamento de um indivíduo comunica muito a seu respeito.

Confira 7 dicas para aplicar e desenvolver a sua postura profissional

Para aqueles que desejam ter uma imagem profissional mais positiva listamos 7 dicas. A seguir iremos explicar cada um dos tópicos com mais detalhes. 

1. Seja pontual

Nem todo mundo tem como seu ponto forte a pontualidade. Porém, saiba que ser pontual impacta consideravelmente a imagem que as pessoas têm de você. O fato de chegar atrasado à empresa ou começar uma reunião algum tempo depois do marcado transmite a mensagem de falta de comprometimento. O ideal para evitar esse tipo de situação é se planejar, organizar a sua agenda e contar os alarmes no smartphone. 

2. Vista-se adequadamente 

Cada empresa tem seu próprio dress code (código de vestimenta) e estar adequado significa se vestir conforme essas regras. Quem trabalha em uma companhia com ambiente mais informal não precisa se vestir com roupas formais, mas deve ter cuidado para não infringir outras regras. 

Em linhas gerais, recomendamos evitar roupas com cores vibrantes, muito ajustadas ao corpo e que desviem o foco da sua atuação profissional. A roupa escolhida deve ser adequada para a atividade em questão e estar alinhada com a imagem da empresa. 

3. Saiba separar a vida pessoal e a vida profissional

Ter problemas pessoais é absolutamente normal, todo mundo tem os seus. Contudo, é fundamental entender que essas questões devem ser mantidas no âmbito pessoal. Isso quer dizer que, mesmo estando triste por ter brigado com um familiar, não é interessante desabafar a respeito com os colegas de trabalho. 

Também não é justificativa para tratar mal os seus colegas e se tornar relapso com seus deveres. Concentre-se nas suas atividades profissionais, essa é uma forma inclusive de desanuviar a cabeça. 

4. Evite a negatividade

Você é uma pessoa mais otimista ou mais pessimista? Sempre tem quem veja a vida pela ótica do copo meio vazio. Porém, para ser uma pessoa agradável e mais produtiva é interessante deixar a negatividade de lado. Profissionais otimistas tendem a encarar os desafios sob o viés de oportunidades de crescimento. A negatividade nunca é uma boa conselheira para o seu crescimento. 

5. Seja agradável com seus colegas

Trate todos os seus colegas com o mesmo respeito e simpatia, independentemente do nível hierárquico. Lembre-se de que todo mundo merece ser respeitado, afinal estão trabalhando assim como você. Mesmo que haja colegas subordinados a você é fundamental tratá-los com todo o respeito quando for delegar tarefas. 

6. Fuja das fofocas

Algo comum nas empresas é ter um colaborador que gosta de falar mal da vida dos outros. Fofoca é algo que pode ser bastante prejudicial para aquele que dedica seu tempo a falar sobre os outros. Sendo assim, evite se tornar um dos fofoqueiros da companhia e fuja das rodinhas de conversa desse tipo.

7. Tenha confiança para se comunicar

A comunicação é determinante para o crescimento profissional. O colaborador deve saber se expressar com clareza e ser confiante para transmitir sua mensagem. Articular bem as palavras, fazer pausas durante a fala e não interromper os outros é a base para transmitir suas mensagens com clareza. Uma comunicação direta ajuda a criar uma boa impressão a seu respeito. 

Gostou dessas dicas de como desenvolver sua postura profissional? Deixe seu comentário abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010