Como dar uma negativa após uma entrevista de emprego

Dar negativa

Como dar uma negativa num processo de recrutamento de emprego

 

Os profissionais de recursos humanos e do departamento pessoal devem ter alguns procedimentos básicos a serem exercidos no processo de recrutamento e seleção. E é exatamente nesse procedimento que deve estar a negativa de um candidato a uma vaga. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o artigo!

Processo de recrutamento e seleção

Cada empresa possui um procedimento de recrutamento e seleção próprio, mas, mesmo assim, existem alguns pontos básicos. Internamente, é essencial saber quais são os pré-requisitos que os candidatos devem possuir para ocupar a vaga, qual é o máximo de salário a ser aceito e quais são as funções a serem desempenhadas. Após realizar a coleta desses dados, a vaga pode ser exposta externamente.

Durante o processo é essencial que o responsável veja claro e honesto com todos os candidatos. Além disso, é importante avisá-los de todas as etapas e prazos.

Após a conclusão e fechamento da vaga, é fundamental dar o retorno por meio de um e-mail ou telefonema, seja ele negativo ou positivo. Imagine não dar o retorno para uma pessoa que está procurando há meses por um emprego. Isso só a deixará mais ansiosa!

Como dar o retorno negativo

É fácil de entender que é obrigatório dar o retorno para os candidatos, seja ele negativo ou positivo. Mas, como transmitir a mensagem de quem a pessoa não passou de maneira educada e construtiva? É difícil, mas não é impossível.

A maioria das empresas possui uma resposta pronta que é enviada pelo e-mail. Nela, geralmente, está escrito que infelizmente a pessoa não passou, mas que  o currículo dela está guardado para futuros processos. Além disso, há o desejo de boa sorte.

Outras empresas são mais detalhistas e não os motivos específicos pelos quais o candidato não obteve sucesso. Esse tipo de feedback é muito rico, pois é construtivo e pode até ajudar o candidato em outros casos de recrutamento.

Evoluindo com o coaching

Caso você seja um profissional de recursos humanos, departamento pessoal ou gestão provavelmente já teve que lidar com feedback positivo e negativo de entrevista. Saiba que é sempre possível deixar esse procedimento mais alinhado e construtivo para ambos os lados. Para isso, é interessante começar o coaching, uma poderosa ferramenta capaz de transformar a vida de uma pessoa de maneira positiva.

A formação Consultor em Análise Comportamental do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é uma excelente forma de se aperfeiçoar nesse quesito. Com uma carga horária de 20 horas, o coachee (aprendiz) irá passar por atividades práticas e teóricas intensas a respeito de como evoluir em âmbito profissional e pessoal.

O conteúdo do curso trabalha baseado em pesquisas e estudos sérios e comprovados que mostram quais são os comportamentos culturais do brasileiro. Os ensinamentos falam sobre o que é e como exercer o autoconhecimento e a inteligência emocional; o que é a Teoria dos Perfis Comportamentais (irá usar um método testado e aprovado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Fumsoft e Finep); como melhorar todo o processo de gestão de pessoas; como maximizar os processos de recrutamento e seleção; como criar um senso crítico e ético para lidar com demandas comportamentais diversas; como promover melhorias nos relacionamentos interpessoais dos colaboradores; como obter o maior número possível de informações a respeito de candidato ou funcionário para conseguir o inserir no cargo mais adequado; e muitos outros pontos.

Após passar pelo curso, o coachee terá mais habilidade em identificar os perfis das pessoas; otimizar o processo de recrutamento e seleção o deixando mais econômico, ágil e produtivo; entender qual é o cargo que se encaixa melhor com cada um; aumentar a disseminação da cultura organizacional; aumentar os índices positivos do clima organizacional; entender o que cada pessoa precisa no momento certo para obter progresso profissional; compreender quais são as motivações de cada um; e trabalhar com o desenvolvimento de antigos colaboradores ao mostrar que eles ainda podem chegar ao potencial máximo. Além disso, todas as informações que irá obter serão essenciais para criar uma base de dados e gerar relatórios analíticos que irão permitir o desenvolvimento de novas ideias.

Um investimento como esse na sua trajetória profissional irá trazer benefícios em curto, médio e longo prazo que poderão ser vistos e até ampliados, caso você influencia alguém de maneira positiva. Com esse conhecimento, você será capaz de criar um planejamento estratégico mais complexo e sempre centrado no bem-estar e melhor aproveitamento do funcionário. Dessa forma, você traz resultados para o próprio colaborador, para a equipe, para a empresa e para você. Olha que ciclo de vantagens incrível!

Outra formação muito interessante para o tema desse artigo é a Especialização em Coaching Ericksoniano (CEK) também do IBC. O curso faz uso do transe ericksoniano, que utiliza “sugestões indiretas” para conseguir entrar no inconsciente, espaço do ser humano em que as mudanças de hábito acontecem. Parece super diferente, não é mesmo? Mas veja como os benefícios são super atraentes.

As vantagens de ter esse conceito aplicado ao coaching estão na aprendizagem acelerativa; desenvolvimento das competências da mente consciente e inconsciente; como usar as metáforas de forma assertiva; o que é e como realizar a reprogramação mental; como criar e sustentar as habilidades de questionamento (perguntas poderosas) de maneira qualitativa; como fazer suas próprias estratégias; aprofundamento sobre o conhecimento e a prática de técnicas de aplicação do transe e auto transe; e muitos outros pontos importantíssimos para a sua evolução dentro e fora do trabalho.

A partir dessa formação, o coachee poderá ter um controle maior das suas emoções; libertar-se de crenças e traumas antigos; melhorar os canais de comunicação; desenvolver a capacidade de persuadir; e muito mais.

Gostou dessas duas formações? Então, chegou o seu momento de investir na sua educação contínua. Assim, você sempre estará confiante de que está dando o seu melhor para todo o tipo de candidato e funcionário da empresa em que trabalha. Nada mais justo do que estar com a sensação de dever cumprido corretamente e completo!

Aproveite para compartilhar esse artigo com os seus amigos nas suas redes sociais. Espalhe o conhecimento!

Copyright: 570799129 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marina+keremkhanova



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010