Como lidar com críticas no trabalho

mulheres ouvindo crítica de homem

Dusan Petkovic / Shutterstock Embora muitos críticos sejam mal intencionados, as críticas são excelentes ferramentas para uma autoavaliação e melhoria.

As críticas estarão sempre presentes em nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Uma vez que não podem ser evitadas, se torna imprescindível saber como lidar com as críticas construtivas e destrutivas.

No ambiente de trabalho, estamos em constante observação e, por isso, ficamos ainda mais vulneráveis às críticas. Embora existam pessoas que criticam como forma de contribuir para a melhoria do outro, há muitos críticos que são mal intencionados, e apenas apontam os defeitos com o intuito de deixar a outra pessoa para baixo.

Dicas para lidar com as críticas

Confira, abaixo, algumas dicas fundamentais para lidar da melhor maneira com as críticas:

Reflita

Reflita sobre o feedback recebido e tenha humildade para verificar a veracidade da crítica. Este processo de reflexão é essencial para ampliar sua percepção sobre si mesmo.

Questione

Não se justifique ou tome atitudes reativas, de maneira automática. Questione. Faça perguntas que promovam o esclarecimento a respeito do que está sendo apontado e descubra quais as motivações da crítica recebida.

Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é o caminho mais efetivo para validar as críticas. Saiba claramente quais são seus pontos fortes e os que precisam de melhoria, e use este conhecimento para compreender se a crítica é válida ou não.

Identifique o aprendizado

Caso perceba que a crítica realmente tem fundamento, não perca a oportunidade de se aprimorar como pessoa e profissional. O processo de desenvolvimento do ser humano é contínuo e nunca chega em um ponto ideal: sempre há uma maneira de se tornar um alguém melhor a cada dia.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010