Currículo criativo: em que situações ele pode ser usado?

Currículo Criativo Faça um currículo criativo. Saiba como

O currículo ideal é um tabu entre vários profissionais que estão na busca por um espaço no mercado. Não é fácil chegar ao modelo mais assertivo para o tipo de vaga que você procura, mas não é impossível. O currículo criativo é uma forma relevante de apresentar quem você é, dando destaque em meio a tantos outros candidatos. Para ficar expert no assunto é só continuar lendo esse artigo!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Quando alterar o cv?

Existem alguns aspectos importantes do mercado para considerar antes de divulgar o seu currículo. Confira quais são os principais deles:

  • Área de experiência ou de objetivo: setores ligados ao jornalismo, marketing, redação, publicidade e propaganda, relações públicas, rádio e TV, atuação, pintura, música e tantos outros costumam aceitar e até preferir currículos mais criativos. Os profissionais de design, por exemplo, geralmente apresentam um documento digital super diferente junto com o portfólio. Então, se você já tem experiência e está procurando por algo nessas áreas ou similares, vale investir tempo e trabalho na elaboração de um currículo de destaque. Isso vale para quem não tem experiência, mas deseja mudar os rumos da carreira.   
  • Se a empresa solicita: imagine que você encontrou uma vaga que é do seu interesse, mas a última versão do seu currículo não está adequada para o que a empresa pede. Você refaz o documento ou manda mesmo assim? O ideal é elaborar um novo currículo, considerando as solicitações da oportunidade.
  • Se você quiser ser ousado: sempre há a opção de aderir à ousadia, não é mesmo? Assuma seus riscos e faça do jeito que achar melhor. Só que antes de dar esse passo definitivamente, faça uma lista de prós e contras em relação à oportunidade e a empresa. Uma startup, por exemplo, tem tendência maior para aceitar materiais diferentes.

A criatividade não precisa residir no design

Quando você pensa em um currículo inovador o que vem à sua cabeça? Para muitas pessoas, é a arte que dá o toque da diferença no documento. Porém, é preciso pensar além.

Por exemplo, é possível fazer um cv em formato de vídeo, tanto para videomakers e profissionais ligados ao rádio e televisão, quanto para pessoas de outras áreas como a administração. Se o formato e o conteúdo estiverem adequados com o escopo da oportunidade, não há porque não tentar. Afinal, esse é um modo de exibir sua experiência profissional e de se manter em destaque na seleção. Só cuidado para não criar vídeos muito pesados, pois o recrutador pode não conseguir abrir o arquivo.

Outro exemplo interessante, é inovar na redação do currículo. Pode parecer simples, mas com certeza faz diferença. Um redator, por exemplo, pode contar uma narrativa cativante para brilhar os olhos de quem está selecionando. Um advogado pode defender sua candidatura por meio de um cenário fictício em um tribunal. E assim por diante. Vale ativar a imaginação!

É comprovado que os sentimentos influeciam diretamente na sua criatividade
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

O que não pode faltar no seu currículo

Com criatividade ou não, existem alguns itens que são essenciais para o seu currículo. Confira quais são agora mesmo:

  • Honestidade: nunca minta sobre os lugares que você já trabalhou ou sobre experiências que nunca teve. Além de ser desonesto, esse tipo de atitude pode trazer problemas mais tarde. Já pensou se te pedem para fazer algo que você não sabe, mas que está descrito no seu currículo como uma experiência?
  • Resumo claro com objetivo: elabore um texto curto que demonstre suas principais habilidades técnicas baseadas em experiências reais e já indique qual é o foco atual da sua carreira.
  • Experiências: insira todas ou as suas principais experiências de trabalho com o período em que ficou na empresa, seu cargo e uma pequena descrição das suas tarefas. Lembre-se de que geralmente as suas últimas experiências ganham mais espaço, pois o escopo é mais complexo. A medida de que a sua carreira amadurece e cresce, as funções também.
  • Educação: curso técnico, graduação, pós-graduação, especialização, curso complementar, seminário, workshop, curso rápido, curso online, coaching e qualquer tipo de educação continuada deve constar no seu currículo. Além de mostrar o seu potencial intelectual, isso demonstra que você tem proatividade e vontade de aprender. Ah! Não se esqueça de deixar claro quais são os cursos que têm certificado, pois para a maioria das empresas isso é muito importante.
  • Projetos: é essencial que você coloque seus trabalhos de destaque. Pode ser o seu trabalho de conclusão de curso, um freela ou um projeto relevante que fazia parte do seu escopo de trabalho. Todas essas atividades são resultado do seu esforço, por isso merecem um espaço importante no seu currículo.
  • Prêmios: tem algum prêmio na carreira? Não deixe de acrescentar isso no seu currículo! Os frutos do seu esforço devem ganhar destaque.
  • Voluntariado: algumas vagas pedem que você identifique se fez ou faz algum trabalho voluntário. Se a empresa pedir, não deixe de colocar.
  • Revisão: a revisão ortográfica e gramatical do currículo é essencial. São erros bobos que podem ser evitados, não é mesmo? Peça que um amigo da áreas de letras para revisar o seu documento, caso não se sentir confiante o suficiente para isso.

Quer mais dicas valiosas? Então, leia:

Informações e dicas não faltaram neste artigo de hoje! Com esse texto, você pode entender melhor o conceito de currículo criativo, quais são as formas de construí-lo e quais são as oportunidades certas para usá-lo.

Nunca deixe de se candidatar para uma vaga interessante por medo de que você não seja capaz de cumprir com o escopo ou porque o seu currículo não está suficientemente bom. Releira esse artigo, leia as matérias extras que indicamos ali em cima e esteja em constante aprendizado. Se você estuda todos os dias, aprende coisas novas e aplica as novidades no seu dia a dia, é mais fácil de sair do comum e se destacar em meio a tantos currículos.

Gostou do artigo? Então, compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Copyright: 423406651 – https://www.shutterstock.com/pt/g/relif



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010