Dicas de etiqueta para confraternização de empresa

taças de vinho e petiscos

Dmitry Kalinovsky / Shutterstock Embora as confraternizações da empresa sejam momentos de descontração, é indispensável manter uma boa postura diante de colegas e líderes.

As confraternizações organizacionais são excelentes oportunidades de interagir com os colegas de trabalho, estabelecer relações mais consistente, estruturar seu networking e, claro, reforçar a sua imagem perante os demais integrantes da empresa.

Embora estas festas sejam um momento de descontração, é importante lembrar que você continua sendo observado pelos líderes e colegas de trabalho. Por isso, é indispensável manter a boa postura para evitar futuros problemas.

A forma como se veste, os assuntos abordados, o volume da voz e o comportamento adotado são alguns dos detalhes que devem ser ponderados para manter uma imagem positiva diante dos colegas e da empresa como um todo. Ao manter uma postura adequada ao ambiente profissional, é possível conquistar confiança e credibilidade perante os demais.

4 cuidados importantes na confraternização da empresa

Sua reputação dentro da empresa é extremamente valiosa. Por isso, vale a pena anotar essas quatro dicas poderosas para as festas de confraternização da empresa:

Vestuário

Vista-se de acordo com a festa, e tome o cuidado de não abusar de decotes ou roupas que fiquem muito sensuais. Esteja alinhado com o evento: caso seja uma ocasião mais formal, utilize um traje clássico com cores neutras; caso a confraternização seja mais despojada, você pode usar roupas que te deixam à vontade, sem se procupar com cores.

Postura

Ser educado é a melhor postura que uma pessoa pode ter, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer lugar. Atente-se à maneira com que se dirige aos colegas, sempre prezando pelo equilíbrio entre a formalidade e a descontração e com liberdade na medida certo. Lembre-se de que vocês ainda estão no ambiente corporativo, mesmo que seja fora da empresa.

Comes e bebes

É importante manter a discrição na hora de comer e beber, especialmente no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas. Preze sempre pelo autocontrole.

Seja espontâneo

Embora seguir a etiqueta empresarial seja necessário para não cometer gafes ou dar vexame na festa, não fique engessado: interaja, estabeleça boas conversas, se divirta e seja uma boa companhia para seus colegas de trabalho. Aproveite o momento da melhor maneira!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010