Saiba o que é consultoria empresarial

A consultoria empresarial é um método de desenvolvimento de organizações que visa auxiliar empresários e gestores a tomarem decisões estratégicas assertivas, de maneira a estabelecer um processo de cocriação com a realidade da empresa.

O consultor empresarial e o Coach corporativo são bastante requisitados nos dias atuais, principalmente por conta da alta competitividade do mercado atual. Nesse sentido, a organização que se destaca é aquela que faz melhor uso de seus recursos humanos, financeiros e estruturais.

 

Benefícios da consultoria empresarial

– Mudanças organizacionais;
– Melhora na qualidade na comunicação;
– Gestão de conflitos entre pessoas e equipes;
– Aumento do nível de motivação dos colaboradores;
– Conquista de resultados significativos em todas as áreas;
– Alto comprometimento com os resultados e metas;
– Diminuição de estresse e desenvolvimento do equilíbrio emocional dos profissionais;
– Melhora nos relacionamentos interpessoais;
– Aumento do nível de produtividade da empresa;
– Liderança eficaz, métodos de gestão assertivos;
– Redução de turnover;
Cultura corporativa de alta performance.

Consultoria interna x consultoria externa

Existem duas modalidades de consultoria empresarial, interna e a externa. Confira a diferença entre elas:

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Consultoria interna

A consultoria interna é aquela em que o consultor se dedica integralmente à corporação, convivendo diariamente com os procedimentos e atividades desempenhadas.

A convivência com os colaboradores, pode influenciar na aceitação de suas orientações, pois o vínculo faz com que os profissionais se sintam mais livres e à vontade para recusar as recomendações do consultor. O consultor interno compreende o funcionamento da empresa de maneira mais ampla e profunda.

Consultoria externa

O consultor externo não possui vínculo com a organização, e é contratado periodicamente para prestar seus serviços. Ele obtém maior respeito por parte dos colaboradores por estar fora do contexto e, portanto, não proporciona a liberdade suficiente para ser contestado.

Embora a imparcialidade promova maior nível de confiança entre os profissionais da empresa, o consultor externo pode ser prejudicado por não ter uma ligação tão próxima com os fluxos, processos e acontecimentos da organização.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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