Adiantamento Salarial pode ser usado como uma “estratégia”?

adiantamento salarial benefícios empresa colaborador

Veja o impacto que o adiantamento salarial pode ter na vida do colaborador e para a empresa

 

 

Qualquer pessoa está sujeita a passar por imprevistos financeiros e acúmulos de dívidas. Para contornar tal situação e equilibrar suas despesas, o profissional pode recorrer ao adiantamento salarial, evitando assim, uma crise financeira. Já para a empresa, o adiantamento salarial é uma maneira de reter talentos e potencializar o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Mas afinal, o que é e como funciona o adiantamento salarial? É o que vamos descobrir no artigo de hoje. Continue a leitura e saiba mais!

O que é adiantamento salarial?

A ferramenta concede ao profissional parte do seu salário antes do dia do recebimento habitual. O adiantamento salarial não é um benefício obrigatório do qual a empresa deve dispor, porém, uma vez oferecido, ele deve ser concedido a todos os níveis hierárquicos da organização.

A prática é bem vista pelos profissionais, pois é uma maneira de, caso precisem, eles garantirem parte do salário antes do recebimento padrão, e assim, equilibrar suas contas do mês.

Como o adiantamento salarial funciona?

O adiantamento salarial geralmente é concedido entre os dias 15 a 20 do respectivo mês, e varia entre 20% a 40% do salário do colaborador. Porém, desde que o saldo não venha negativo, empresa e profissional podem acordar um percentual maior.

Outra medida que deve ser colocada em prática ao oferecer tal benefício, é a comprovação via recibo (tanto para a organização, quanto para o colaborador), pois assim ambas as partes têm seus direitos e deveres garantidos ao final de cada mês.

De que forma pode ser disponibilizado?

Sabendo o que é e como funciona o adiantamento salarial, veja quais as formas de podem ser utilizadas pelas empresas para disponibilização a seus colaboradores.

Vale

Acredito que esta seja uma das formas mais comuns de disponibilização. Trata-se da realização do pagamento em dinheiro, ou depósito bancário, do adiantamento, somente para aqueles colaboradores que o solicitarem.  

Para o colaborador, é extremamente vantajoso, pois ele tem a chance de ter o dinheiro em mãos, logo de imediato, para sanar suas dívidas daquele momento. Porém, caso não saiba fazer uma boa gestão financeira, logo fica sem dinheiro novamente e com novos débitos.

Já para a empresa é necessário que se tenha alguns cuidados. Isso porque esta terá de fazer o controle dos pagamentos de forma diferenciada, ou seja, de acordo com o salário e porcentagem determinada para cada colaborador, o que a torna bastante trabalhosa, correndo grandes riscos de fraudes e também de desorganização.

Política de adiantamento

Esta é uma prática que as empresas podem adotar, em que determinam regras para que todos os colaboradores tenham acesso ao adiantamento salarial. Isso quer dizer que quando a organização define que fará seus pagamentos duas vezes por mês, ela dá ao colaborador a chance de melhorar, consideravelmente, o seu fluxo de caixa.

Em certo ponto trata-se de algo positivo para a empresa, pois esta terá a chance de fazer um melhor controle também de seu fluxo de pagamento, já que fica definido que será realizado duas vezes por mês, diferentemente do que acontece com o Vale.

No entanto, esta prática tem como ponto negativo também ser bastante trabalhosa, já que a organização, assim como seus profissionais responsáveis pela área financeira, terão de realizar todo o processo de adiantamento e controle de pagamento duas vezes a cada mês.

Ferramentas-convênio

Trata-se de uma forma de pagamento do adiantamento, em que as empresas o realizam através de um cartão, também chamado de cartão multibenefício. Isso quer dizer que o pagamento do salário é adiantado e este é gasto com despesas domésticas que sejam verdadeiramente úteis para o dia a dia do colaborador, sendo que o desconto ocorre de acordo com o convênio estabelecido com determinados locais.

Para o colaborador a vantagem é que ele pode controlar melhor seus gastos, direcionando-os para despesas que sejam realmente prioritárias em seu dia a dia, e para as empresas, um dos principais benefícios, e que o adiantamento é concedido no cartão no mesmo dia do salário, ou seja, não há necessidade de se disponibilizar duas vezes ao mês.

Benefícios do adiantamento salarial

Antecipar o salário do profissional, traz vantagens tanto para ele, quanto para a empresa. Conheça algumas delas:

  • O benefício não compromete o fluxo de caixa da organização;
  • O adiantamento salarial é realizado na folha de pagamento;
  • Melhora o fluxo financeiro;
  • Favorece as relações trabalhistas;
  • Valoriza o colaborador;
  • Gera estímulo para a equipe;
  • Aumenta a produtividade do profissional;
  • Contribui para que o colaborador não utilize cheque especial ou recorra a empréstimos, evitando assim, endividamentos desnecessários.

Cuidados que se deve ter

O adiantamento salarial é um bom recurso, tanto para a empresa, quanto para o profissional que o utiliza, pois a ferramenta não gera custos e juros à organização e é uma maneira do colaborador que está passando por dificuldades financeiras, equilibrar suas dívidas.

Contudo, deve ser utilizado com cautela. Ao ser usado todos os meses, significa que o profissional não está conseguindo balancear suas contas e pode estar enfrentando uma dívida maior do que pode sustentar.

Neste caso, a empresa deve ficar atenta quanto ao uso frequente do benefício por parte do colaborador, além de conversar e oferecer ajuda ao mesmo, para que ele não aumente ainda mais as suas dívidas e não acabe também, diminuindo sua produtividade por conta de problemas financeiros.

Utilize o Coaching Financeiro e equilibre suas contas

O Coaching Financeiro, por meio de técnicas e ferramentas comprovadas, auxilia, tanto profissional, quanto empresa, no que diz respeito ao entendimento de suas dívidas, desenvolvimento de planejamento, metas e objetivos e organização financeira, garantindo assim, bem estar econômico.

Este tipo de organização se faz necessária, pois todos nós precisamos manter nossas contas em equilíbrio, para que tenhamos uma vida financeira pessoal, profissional e empresarial completamente saudável, já que isso impacta diretamente em nossa produtividade e em nossa sensação de bem-estar e satisfação com as mais diversas áreas da vida.

Neste sentido, contar com recursos como o Coaching para nos auxiliar, que oferece técnicas e ferramentas altamente eficazes, capazes contribuir com este processo de organização, de estabelecimento de metas e objetivos, bem como de realização de investimentos, é essencial, principalmente, para a nossa saúde financeira e também emocional.

Você pode contar com o apoio do Coaching para equilibrar as suas contas, realizando uma formação como o Professional & Self Coaching – PSC, preparada para ajudar profissionais e empresas neste processo de organização financeira, encontrando, assim, qual a melhor forma de oferecer e receber adiantamento salarial, bem como de administrar o salário, o fluxo de caixa, de pagamento, entre outros.

Fale agora mesmo com um de nossos consultores coaches e saiba como o Coaching pode te auxiliar em sua saúde financeira!

A sua empresa utiliza o adiantamento salarial como estratégia de benefício para os colaboradores? Se sim, como isso funciona? Deixe o seu comentário, falando sobre a sua experiência e lembre-se sempre de continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos conteúdos altamente relevantes, tanto aqui, quanto em nossas redes sociais e canal no Youtube, para que você melhore a sua performance pessoal, profissional e também empresarial.

Copyright: Mongkol Foto

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010