A importância da organização financeira na vida pessoal e profissional

Organização Financeira Saiba como organizar melhor suas finanças

 

Como você investe o seu salário? Como você organiza a sua verba no trabalho? Essas podem ser perguntas simples, mas, com certeza, as respostas não são. É essencial que saiba como investir o dinheiro que chega, assim como planejar o que fazer com ele de forma estratégica, que basicamente quer dizer, que não pode faltar no fim do mês.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, fazer a organização financeira é algo extremamente necessário e que não é impossível. Basta que você invista um pouco do seu tempo para aprender como fazer isso. Detalhe: cada um faz se organiza de um jeito diferente. Quem sabe você se dá melhor anotando suas finanças pessoais em uma caderno, enquanto o seu amigo prefere usar um serviço digital. 

Não importa qual é o seu modo de organizar a sua vida financeira, é importante que esse trabalho seja feito continuamente. Dessa forma, você ainda consegue se planejar para fazer uma viagem e até investir em um curso de aprimoramento. Afinal, estudar nunca é demais!

Para dar o pontapé inicial na sua organização, confira uma ótima seleção de aplicativos que você pode ter no seu celular para se organizar. Ainda tem dica extra no final! Acompanhe!

Saiba como aprimorar e desenvolver suas habilidades
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

5 formas de manter as finanças em dia

Agora é a hora de conferir os aplicativos que podem ajudar a organizar a sua vida financeira. Fique atento para descobrir essas plataformas digitais, teste, mantenha a regularidade e não deixe de aproveitar as vantagens que a tecnologia pode trazer na sua vida. Confira agora mesmo quais são os 5 aplicativos que ajudam a colocar a organização financeira em dia. Veja:  

  1. Mobills: esse serviço online ajuda você a organizar as suas finanças sem complicação. Fez o download no celular? Pronto! Agora é só começar a usar. Mais do que inserir os valores que ganha e que gasta, você tem controle sobre o seu dinheiro, podendo entender em quais tipos de produtos ou serviços gasta mais ou menos. 
  2. Otto: está precisando organizar o dinheiro na família? O aplicativo Otto é uma excelente forma de colocar uma ordem no fluxo financeiro da casa. Com gestão integrada, o serviço online ajuda a entender quem está gastando o que sem ninguém ter que quebrar a cabeça. Além disso, o serviço é uma ótima forma de cada um a entender a sua responsabilidade nas contas da casa. 
  3. Tippz: plataforma digital em que você e seu par (companheiro ou companheira) podem inserir os valores do que ganham e gastam, dividir as contas e ninguém sair perdendo. Basicamente, o aplicativo mostra exatamente quanto cada parte do casal deve pagar sem errar na conta. Ótima ideia para quem tem conta para dividir, não é mesmo? 
  4. Easy Money: sem gastar muito tempo do seu dia agitado, insira os seus gastos nesse aplicativo e tenha total controle do que ganha e do que pagar. Nada de se desesperar no fim do mês, não é mesmo? para deixar tudo ainda melhor, você pode ativar o recurso de motivações, em que você é avisado sobre faturas que vão vencer.
  5. Planilha do Google: isso mesmo que você leu! Montar a boa e velha planilha do Google com o dinheiro que sai e que entra ainda é uma boa solução. Elabore uma planilha com colunas por setores com o dinheiro que entra e que sai da sua conta bancária e a mantenha atualizada continuamente. Imagine que se, uma vez por mês você inserir tudo que gasta separado por vestuário, alimentação, aluguel, energia elétrica e por aí vai, você vai ter a sua vida organizada. Mais do que isso, você vai ter noção de quanto gasta e porque gasta. Se você tem que lidar com orçamento no trabalho, ideia vale para o lado profissional também. O mais bacana é que você também pode baixar o Google Sheets no celular e organizar tudo sem precisar ligar o computador. 

Gostou das sugestões? Experimente todos, veja qual é o seu prefiro e o mantenha no celular. O importante é manter a regularidade para nunca se perder na organização. E, se você tiver mais alguma sugestão de aplicativo, é só escrever no fim do artigo.

Saiba como aprimorar e desenvolver suas habilidades
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

Dica extra: continue seus estudos

A formação em coaching pode ser uma excelente alternativa para quem está buscando maneiras de evoluir na vida profissional e pessoal, isso inclui a parte financeira. Por meio de técnicas avançadas, o método ensina sobre autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoconfiança e inteligência emocional, algumas das práticas essenciais para o seu amadurecimento.

Nessa fase de evolução, o coaching ajuda você a despertar o seu potencial pleno, valorizar as suas características mais fortes e a desenvolver aquelas que são consideradas mais fracas. Ou seja, o método contribui para que você pense além do comum e consiga investir o seu dinheiro de forma estratégica, seja na vida pessoal ou profissional. 

Imagine planejar a sua vida pessoal sem se apertar, considerando as contas e uma viagem para relaxar. Agora, imagine conseguir elaborar um planejamento com a seção financeira organizada de forma estratégica. Tá vendo? Vida pessoal e profissional! Conte com o coaching para ajudar nesses e em muitos outros pontos. 

Hora de colocar as ideias em ação

Gostou das dicas que leu por aqui? Então, é hora de colocá-las em prática! Não deixe a sua vida financeira se perder em meio a contas para pagar e estresse. Não precisa sobrar rios de dinheiro do seu salário, mas também não precisa faltar ao ponto de você ficar super apertado no fim do mês. 

Preste mais atenção e use os aplicativos para que o valor que você gasta não seja maior do que o que você ganha. Sua saúde financeira é essencial para o seu bem-estar mental e planejamento de vida profissional e pessoal. Quando esta área estiver mais bem resolvida na sua vida, você vai ver o quanto é mais fácil se programar para fazer coisas que contribuam com  seu descanso e até com o seu aprimoramento pessoal e profissional.

Compartilhe esse texto com o eu amigo que precisa de uma ajudinha para organizar a vida financeira.

 

Copyright: 88492132 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pressmaster



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010