Qual a importância da educação financeira pessoal?

mão colocando moeda em cofre de porquinho

© Depositphotos.com / BrianAJackson A maioria dos objetivos envolvem a aplicação de capital financeiro e, por isso, a educação financeira é essencial para atingir as metas pessoais.

A habilidade de gestão financeira deve ser desenvolvida por todas as pessoas, uma vez que os recursos financeiros são um dos principais ativos que auxiliam na concretização de metas e sonhos.

Seja uma graduação, uma especialização, a casa ideal, o carro desejado, viajar e conhecer um lugar diferente ou até uma festa de casamento… em geral, a maioria dos objetivos envolvem a aplicação de capital financeiro. Por isso, a educação financeira é tão importante para atingir as metas pessoais.

Dicas para gestão financeira pessoal

Confira, abaixo, algumas formas eficientes de administrar melhor suas finanças:

Relacionamento saudável com o dinheiro

O primeiro passo para manter a saúde de sua vida financeira é ter clareza sobre sua relação com o dinheiro. É comum ouvir que o dinheiro traz apenas coisas ruins, mas a verdade é que ele pode proporcionar oportunidades e conferir poder e influência. Cabe a cada um, portanto, saber como desfrutar dessa vantagem para contribuir consigo e com o próximo.

Estado desejado

Após estabelecer uma relação positiva com o dinheiro, defina com clareza suas metas. Adquirir um novo imóvel? Fazer uma viagem incrível nas férias? Proporcionar lazer para a família aos finais de semana?

Após definir suas prioridades, identifique quanto será necessário para concretizar esses desejos e o que precisa ser feito para direcionar esse valor para tais objetivos.

Compromisso com sua poupança

Poupar é indispensável, mesmo que seja um valor simbólico por mês. Quando há objetivos determinados, o compromisso aumenta ainda mais. Identifique qual valor precisa guardar e deposite-o com assiduidade, sem exceção.

Reorganize seus gastos

Conquistar equilíbrio financeiro pode levar algum tempo. Isso inclui a reorganização dos gastos, mudanças de hábitos de consumo e redefinição de prioridades de aquisição.

Anote seus custos fixos — como água, energia e aluguel — e identifique quais são custos variáveis (como uma ida ao cinema, compra de roupas e calçados, restaurantes, entre outros). Assim, você pode enxergar onde está investindo seu dinheiro, bem como identificar o que é supérfluo e pode ser descartado.

Conte com o Coaching

Você pode atingir seus objetivos de forma muito mais acelerada com o auxílio do Coaching. O Coach é o profissional que conduz a metodologia por meio de técnicas e ferramentas adequadas, que auxiliam no desenvolvimento de hábitos favoráveis para a prosperidade financeira.

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010