Conheça algumas dicas para uma boa comunicação

Colegas conversando

Confira 7 dicas para se comunicar bem10

O desenvolvimento contínuo é essencial para todos que almejam o sucesso profissional. São variadas habilidades e competências que precisam ser aprimoradas. Sempre respeitando a área de atuação profissional e os objetivos de carreira que o indivíduo possui. 

No entanto, existem algumas características comuns a todas as profissões. E que, portanto, devem ser desenvolvidas por todos os tipos de profissional, uma delas é a boa comunicação. A habilidade de se comunicar bem é fundamental para que o profissional se destaque. Isso porque é a partir da comunicação que se estabelecem relacionamentos interpessoais e integração de equipes. 

A comunicação clara também é essencial para o sucesso de apresentações de projetos, reuniões e negociações — algumas atividades básicas que todo profissional terá que fazer em algum momento da carreira. Além disso, saber se expressar e transmitir suas ideias claramente é essencial para o marketing pessoal. A seguir iremos apresentar dicas para melhorar a sua comunicação, acompanhe! 

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

7 Dicas para se comunicar bem

Há cada vez mais valorização das capacidades emocionais dos profissionais. Ter domínio das habilidades técnicas não necessariamente é o suficiente para ser bem-sucedido no mercado. A inteligência emocional vem ganhando um lugar de destaque entre as competências mais desejadas.

Dentre as ferramentas da boa gestão de emoções uma das que mais funciona como diferencial é a capacidade plena de comunicação. Saber expressar os seus sentimentos e desejos através de palavras de forma clara é imprescindível para construir boas relações no ambiente de trabalho.

Para aprimorar essa habilidade confira dicas fáceis e práticas para desenvolver sua habilidade comunicacional. 

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade! Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

1. Seja educado

Antes de iniciar uma conversa com alguém, perceba se esta pessoa está disposta a dialogar e se está em um bom momento para isso. Para isso, faça os cumprimentos e pergunte se ela está disponível por alguns instantes. Desse modo, você conquista a receptividade da outra parte.

Além disso, você evita iniciar uma comunicação com uma pessoa que não está totalmente disponível. Parte do sucesso comunicacional está em identificar o melhor momento para o outro para dar início à interação em questão. Assim é mais fácil que a outra parte te compreenda e possa colaborar com suas necessidades. 

2. Seja objetivo

No ambiente de trabalho, as pessoas precisam estar focadas em suas atividades. Por isso, ao iniciar um diálogo, saiba o que quer abordar e qual sua intenção. Evite rodeios com conversas vazias e sem fundamento. Hoje em dia, um dos bens mais preciosos que as pessoas possuem é o seu tempo. Logo, não há nada pior do que sentir que seu tempo está sendo desperdiçado.

Quando se é objetivo também, é mais simples que o outro compreenda melhor do que se trata e possa responder de forma mais efetiva. Tenha em mente que ao enrolar você só distancia mais a possibilidade de conseguir aquilo de que precisa. 

3. Identifique o perfil de seu interlocutor

Cada pessoa deve ser abordada de uma maneira diferente, pois cada uma possui um perfil específico. Esse perfil foi construído a partir de experiências pessoais e traços de sua personalidade. Uma pessoa que fala baixo e pausadamente, por exemplo, pode se sentir incomodada ao conversar com alguém que fala alto e acelerado.

Portanto, observe o comportamento de seu interlocutor e saiba identificar o tom de voz, ritmo e até o assunto mais apropriado. Esse cuidado evita que você acabe espantando alguém que poderia te ajudar se fosse abordado de outra maneira. 

4. Saiba ouvir

Comunicação também é ouvir. Por isso, pare e ouça o que a outra pessoa tem a dizer, e crie um ambiente de cocriação e compartilhamento de experiências, em que ambos possam aprender um com o outro. Ouvir na essência demonstra interesse e respeito ao outro, fatores básicos para estabelecer conversas verdadeiramente construtivas.

A impressão de que o outro não está ouvindo ou não está interessado pode distanciar o indivíduo da conversa. Uma boa comunicação é aquela que envolve a outra parte e está disponível para ela. Quando for iniciar uma conversa, é relevante que você esteja totalmente focado no assunto. 

5. Atenção a linguagem não-verbal

Você certamente já ouviu a expressão “o corpo fala”, saiba que é realmente verdadeira. Não são somente as palavras de uma pessoa que comunicam o que ela está sentindo ou pensando. A linguagem corporal também diz muito a respeito de como ela está entendendo a interação em curso. As expressões corporais podem denotar desinteresse, irritação, impaciência, entre outros.

O bom relacionamento interpessoal é determinante para o crescimento na carreira. Dessa forma, é válido investir algum tempo em leituras e cursos focados em linguagem corporal. Assim você poderá interpretar de forma mais precisa o que as pessoas estão te comunicando sem palavras.

6. Tenha um plano

Precisa apresentar uma ideia ao líder da equipe? Precisa convencer um colega a te ajudar com uma tarefa? Independentemente do objetivo, é essencial ter um planejamento do que irá falar e como irá transmitir a mensagem. Nem sempre o que precisa ser dito é fácil de explicar ou será bem recebido pela outra parte.

Sendo assim, é importante tirar um tempo para pensar nos pontos que precisam ser abordados na conversa. Como passar as ideias mais relevantes? Com um roteiro definido em mente você conseguirá manter a calma para abordar a outra parte e assim terá mais chances de sucesso.

7. Saiba que você não é o “dono da verdade”

Uma das principais barreiras para uma boa comunicação é a arrogância. Antes de iniciar uma conversa, tenha bem claro na sua mente que você não é o dono da verdade. Isso significa que não sabe de tudo e que pessoas que pensam diferente podem agregar a construção de seus conhecimentos.

Ao se deparar com uma opinião contrária, permita que a outra parte exponha seus motivos para pensar assim. Tendo ouvido com atenção os motivos, considere-os e se ainda assim não concordar explique porque manteve sua postura.

Lembre-se que o melhor é sempre manter uma conversa, um diálogo. Não monopolize a conversa ou se mostre fechado a pessoas que pensam diferente.

Com essas dicas você poderá melhorar consideravelmente a sua capacidade de comunicação!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63